Como fazer uma alimentação saudável enquanto se viaja: dicas importantes

Ter uma alimentação saudável enquanto se viaja não tem que ser um problema. O planeamento da rotina pode estar na base de uma estratégia alimentar adequada.

Como fazer uma alimentação saudável enquanto se viaja: dicas importantes
Não é por estar longe de casa que se vai desleixar.

Quando se trata de ter uma alimentação saudável enquanto se viaja – a luta é real, mas é possível.

Independentemente de se tratar de uma viagem de trabalho ou de lazer, existem algumas estratégias simples, mas eficazes, que o vão ajudar a manter uma alimentação equilibrada, mesmo estando longe da sua cozinha e das suas rotinas alimentares normais.

Antes de partir em viagem, poderá ser uma estratégia preparar aquilo que vai fazer durante a viagem e que sítios quer visitar, para conseguir fazer também um plano que englobe a alimentação.

Viajar de avião, de carro ou de camioneta também traz diferentes abordagens no que diz respeito aos hábitos alimentares, como vamos ver mais à frente,

Alimentação saudável enquanto se viaja: antes da viagem


Fazer o planeamento da viagem pode ser uma mais-valia quando se trata de uma alimentação saudável e de estratégias para se conseguir manter na linha.

Antes de partir, saiba exatamente quais são os alimentos proibidos e quais são os alimentos que está disposto a cometer um “deslize”. Se fizer isso, vai ser mais fácil a escolha perante as provocações dos restaurantes locais e diminui as hipóteses de comer algo desagradável para si e para os seus intestinos.

Tome nota de outras estratégias que podem facilitar a sua viagem:

1. O hotel

quarto de hotel

Procure hotéis que possuam um mini-frigorífico no quarto. Dessa forma, será possível guardar alimentos do seu agrado e poderá economizar tempo e dinheiro ao ter o seu próprio pequeno-almoço e snacks intermediários.

Outro aspeto relevante é, verificar se os hotéis que está a procurar têm supermercados na área envolvente. Quanto mais próximo existir um, mais fácil será para si pegar numa garrafa de água, umas peças de fruta e uns frutos secos para o dia que tem pela frente. Desse modo, não será preciso comprar comida nos vendedores ambulantes.

2. A comida

ovos cozidos

Pode facilmente levar consigo uma variedade de itens perecíveis e não perecíveis, dependendo da duração da viagem, do espaço disponível na bagagem e do meio de transporte.

– Alimentos perecíveis

Para alimentos perecíveis, leve uma mala térmica, juntamente com pacotes de gelo para manter os alimentos frios durante o tempo de viagem.

Caso viaje de avião, e não tenha a certeza se o bloco de gelo passa na segurança, compre gelo na loja de bebidas quando estiver no terminal.

Opções para alimentos perecíveis para viagens:

  • Legumes (cenoura baby e raminhos de brócolos)
  • Ovos cozidos pré descascados
  • Batata-doce assada pré-cozida
  • Camarão, frango ou bifinhos de peru pré-cortados em tiras
  • Guacamole em pacotes individuais
  • Bolinhas de queijo
  • Salada pré-feita

– Alimentos não perecíveis

Alimentos embalados ou alimentos que não precisam de refrigeração imediata são ótimos para refeições e lanches de emergência, especialmente quando está a visitar a cidade ou a trabalhar fora do hotel.

Opções de alimentos que não necessitam de refrigeração:

 

Alimentação saudável enquanto se viaja: a chegada


Quer esteja a viajar para o hotel no seu próprio carro ou de táxi, pare na mercearia antes de chegar ao hotel ou faça-o logo depois de se instalar. Escolha todos os alimentos necessários para os seus lanches saudáveis e não se esqueça das garrafas de água.

Durante a estadia, use recipientes herméticos para embalar as refeições ou lanches para levar todos os dias. Se sair do hotel o dia todo para trabalhar ou visitar, pode levar os recipientes numa mochila, juntamente com as garrafas de água.

1. Restaurantes

salada em restaurante

Visitar os restaurantes locais também faz parte do roteiro de qualquer viajante. Para não ser surpreendido pela negativa, siga alguns destes truques:

  • Se escolher os seus próprios restaurantes, pesquise diretamente no Google ou no Trip Advisor para saber o tipo de comidas que servem e se vão de encontro às suas exigências;
  • Não se esqueça de pedir saladas para acompanhar as suas refeições. Essa é uma forma de ingerir alimentos saudáveis cheios de vitaminas e minerais, além de prevenirem a ingestão desmensurada;
  • Evite refeições muito pesadas e ricas em gorduras. Apesar de algumas especialidades serem assim mesmo, evite comidas que o podem sentir desconforto abdominal. Isto reflete-se tanto nas viagens de trabalho como de férias.

 

Em conclusão… Seja feliz quando está a viajar!


Divirta-se e aproveite a oportunidade que lhe foi dada para trabalhar ou viajar e estar de férias. Se isso significa que pode fazer as suas próprias marmitas, melhor ainda.

Mas não perca a oportunidade de explorar tudo o que as novas cozinhas têm para oferecer e não deixe que a alimentação “perfeita” seja uma distracção.

Leve a sua rota planeada e verá que é muito mais fácil de conseguir conciliar tudo da melhor maneira.

Veja também: