Alimentação anti-acne: saiba o que comer para evitar o aparecimento de borbulhas

O que come pode ter influência direta na sua pele. Fique a saber o que deve ou não privilegiar para uma alimentação anti-acne.

 
Powered by: BodyScience
Alimentação anti-acne: saiba o que comer para evitar o aparecimento de borbulhas
Saiba o que deve ou não comer

A acne é uma lesão inflamatória da pele causada pelo excesso de gordura proveniente das glândulas sebáceas, que poderá deixar os poros obstruídos e originar as conhecidas borbulhas ou espinhas. De facto, o que se come pode ter uma influência positiva ou negativa neste problema pelo que lhe damos a conhecer o que evitar e privilegiar numa alimentação anti-acne.

Alimentação anti-acne: alimentos a evitar


A alimentação, apesar de não estar habitualmente na origem desta complicação, poderá ter uma influência negativa no controlo da acne. Tal acontece porque determinados alimentos estimulam a produção de gordura (sebo) por parte das glândulas sebáceas, contribuindo para o aumento da oleosidade da pele.

Assim, a ajuda de um nutricionista pode ser fundamental para ajustar os alimentos certos a cada caso. As Clínicas BodyScience dispõem de consultas de nutrição onde são elaborados plano de reeducação alimentar e comportamental personalizados e adequado à composição corporal, historial clínico e dia-a-dia.

1. Leite e derivados

leite e derivados na acne

Apesar do leite e derivados (como o queijo e o iogurte) serem excelentes fontes de proteína, vitaminas e minerais, existem alguns estudos que evidenciam a relação entre o consumo destes alimentos e uma estimulação das glândulas sebáceas.

Nesse sentido, sugere-se que, se sofre desta complicação, experimente retirar durante um período de tempo definido estes alimentos, verifique se surgem melhorias e partilhe com o seu médico.

Durante esse momento, não se esqueça de reforçar a sua alimentação com produtos como couve, brócolos, espinafres e outros legumes de folha verde escura, no sentido de evitar défices de nutrientes como o cálcio e a vitamina D.

2. Alimentos ricos em açúcar

acucares e doces no acne

Um consumo excessivo de alimentos ricos em açúcar adicionado poderá também afetar negativamente a saúde da sua pele. Este facto poderá ser explicado pelo facto de, perante um aumento da glicemia e consequente libertação acrescida de insulina, as glândulas sebáceas aumentarem também a sua atividade.

Assim, a pele tornar-se-á mais oleosa e, no caso do consumo deste tipo de alimentos ser persistente, é inevitável verificar-se um agravamento da acne. Neste sentido, devem evitar-se alimentos como produtos de pastelaria, bolachas, rebuçados, gomas, chocolates, sobremesas doces e refrigerantes, assim como o açúcar que adiciona a bebidas ou alimentos.

3. Alimentos ricos em gorduras

batatas fritas ricas em gordura

Para além de todas as consequências negativas que os alimentos ricos em gorduras têm na sua saúde, como aumento dos níveis de colesterol, hipertensão arterial e obesidade, o seu consumo também poderá ser prejudicial para a acne.

Isto porque uma dieta mais gordurosa irá estimular a produção de sebo por parte das glândulas sebáceas, assim como o aparecimento de processos inflamatórios, em que poderá estar incluído a acne. Neste sentido, evite métodos de confeção como fritos e assados com muita gordura, e produtos como snacks salgados.

Alimentação anti-acne: alimentos a incluir


Por outro lado, existem vários alimentos que deve privilegiar se procura uma alimentação anti-ace, não só no sentido de garantir um aporte adequado de vitaminas e minerais, essenciais para a manutenção da saúde da sua pele, mas também porque poderão ser excelentes aliados na melhoria das lesões associadas à acne.

1. Alimentos ricos em zinco

alimentos ricos em zinco peixe frutos secos e carne

O zinco é um mineral que contribui para manter um cabelo, unhas e pele saudáveis. Poderá inclusivamente prevenir algumas complicações ao nível da pele, como a acne, já que tem um papel importante na regulação da produção de sebo e da função hormonal. Nesse sentido, procure incluir na sua dieta alimentos como frutos oleaginosos, marisco e carnes magras.

2. Alimentos ricos em vitamina A

alimentos ricos em vitamina a cenoura brocolos batata

Presente em alimentos de tom alaranjado, como a cenoura, a abóbora, a batata doce e a manga, tal como em espinafres ou nos ovos, por exemplo, a vitamina A tem também uma influência positiva na sua pele. Nesse sentido, procure incluir estes alimentos na sua dieta diária para poder retirar os benefícios associados a um aporte adequado desta vitamina.

3. Alimentos ricos em vitamina C

alimentos ricos em vitamina c laranja toranja lima

A vitamina C um potente antioxidante natural, muito importante de ser incluído na sua alimentação por vários motivos, incluindo a saúde da sua pele, já que fortalecem o sistema imunitário e contribuem para prevenir infeções. Uma vez que a acne é um processo inflamatório, alimentos ricos em vitamina C poderão ser excelentes aliados.

Para além disso, esta vitamina intervém na síntese do colágeno, uma proteína muito importante no processo de cicatrização das lesões da pele, como as que são provocadas pela acne, e na sua elasticidade. Assim, procure incluir alimentos como laranja, morango, papaia, kiwi e pimento amarelo na sua rotina.

Cuidados e tratamentos anti-ance


Além de uma alimentação diária preventiva, é possível atenuar as marcas da acne ao combinar estratégias nutricionais com tratamentos estéticos. Além das consultas de nutrição, as clínicas BodyScience dispõem de tratamentos de ponta para colmatar este problema.

Tratamentos como Anti-aging BodySkin, Microdermobrasão e Perfect Skin podem ajudar a remover o excesso de células mortas, removendo os bloqueios, limpando os poros e permitindo à pele libertar-se naturalmente dos óleos em excesso.

Em suma…


O tipo de alimentação pelo qual optamos é determinante no nosso estado de saúde e influencia diretamente várias complicações, tal como acontece com a acne. Agora que sabe o que comer para privilegiar uma alimentação anti-acne, não há porque não melhorar este problema de pele. No entanto, informe sempre o seu médico e nutricionista acerca das alterações alimentares que fizer, no sentido de tirar o melhor proveito possível da sua alimentação e evitar carências ou excessos nutricionais.

Veja também:

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].