Publicidade:

Akita Americano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça

Apesar das parecenças, o Akita Americano difere do Akita Inu, sobretudo a nível de robustez, tamanho e até cores. Calmo e carinhoso com os donos, mostra no entanto, ser um guarda de primeira classe, mas também possui um instinto natural para se sobrepor aos membros da família, caso não lhe mostrem quem é realmente o líder.

Akita Americano: tudo o que precisa de saber sobre esta raça
Uma raça independente, mas muito dedicada.

Fruto da sua lealdade, inteligência e temperamento equilibrado, o Akita Americano é muito usado como cão-guia em Inglaterra e na América do Norte.

Enquanto guardião, demonstra ser possessivo para com o seu território, mas o seu comportamento não é muito ostensivo, ladrando pouco e apenas quando há algo de errado.

Características gerais do Akita Americano


Grupo: Grupo 5 – Cães de tipo Spitz e de tipo Primitivo

Finalidade: cão de guarda e de companhia

Ambiente ideal: casa ou apartamento

País de Origem: Estados Unidos da América

Porte: grande

Altura: de 61cm a 71cm

Peso ideal: de 34kg a 54kg

Cor: vermelho, castanho, branco, preto, cinza, malhado e tigrado

Esperança Média de Vida: entre 10 a 12 anos

Preço médio: de 600€ a 800€

 

Características específicas do Akita Americano


A ausência de um treino adequado pode representar, para o Akita Americano, a liberdade de morder ou mordiscar, atividade que ele tanto aprecia. Deve oferecer-lhe brinquedos resistentes para que se mantenha entretido, caso contrário poderá ter início uma competição para ver quem é mais teimoso.

Reservado, não é do tipo de fazer amizades com qualquer um que tente interagir com ele na rua, incluindo outras raças de cães.

Energia
Inteligência
Tolerância ao frio
Tolerância ao calor
Cuidados de higiene
Queda de pelo
Tendência para problemas de saúde
Facilidade de aprendizagem
Socialização com crianças
Socialização com estranhos
Socialização com cães
Socialização com gatos

 

Fases da vida do Akita Americano


Bebé

0 – 12 meses

Adulto

12 meses – 8 anos

Idoso

8 – 12 anos

 

Físico do Akita Americano


Akita Americano

Este cão apresenta uma estrutura sólida e ossatura pesada, diferenciando-se neste aspeto do Akita Inu, menos forte e robusto. A cabeça é larga, grande e triangular, contrastando com as orelhas, mais pequenas em proporção. Os olhos também têm um formato pequeno e devem ser escuros.

A sua pelagem de camada dupla permite protegê-lo do frio e do calor, além de lhe conferir uma aparência majestosa, que termina na cauda enrolada por cima do dorso.

Temperamento do Akita Americano


Geralmente, é cão de um dono só, embora respeite e obedeça aos restantes membros da família, apegando-se com facilidade a eles. Convive bem com crianças, desde que estas não sejam bruscas nas brincadeiras, mas, devido à sua personalidade dominante, é necessário impor limites e iniciar desde cedo o treino de obediência.

A aptidão para a guarda do Akita Americano é bastante instintiva, mostrando-se corajoso e destemido nessa tarefa.

Problemas de Saúde do Akita Americano


Ossos

  • Displasia coxo-femoral e do joelho.

Olhos

  • Atrofia progressiva da retina.
  • Entrópio (quando as bordas das pálpebras estão viradas para dentro).

Sistema Endócrino

  • Hipotiroidismo.

 

Cuidados a ter com o Akita Americano


Pelo

  • Embora o Akita Americano seja um animal muito limpo e se lave sozinho depois de comer e brincar, é aconselhável escová-lo semanalmente, usando bons produtos para manter o brilho e a beleza do seu pelo.

Unhas

  • Cortá-las sempre que necessário, de preferência uma vez por mês.

 

Origem do Akita Americano


A história do Akita Americano, também conhecido como o Grande Cão Japonês, está intimamente ligada à do Akita Inu, podendo dizer-se que se tratavam de cães da mesma raça, que se dividiram em duas a certa altura.

As duas variedades descendem dos Matagi Akitas, cães que, a partir do século XVII, foram usados para lutas. Quando estas foram proibidas, no início do século XX, a raça começou a propagar-se. Por isso, embora as suas origens estejam no Japão, o Akita Americano foi desenvolvido nos Estados Unidos, onde cruzaram Akitas Inus com Pastores Alemães por altura da Segunda Guerra Mundial.

Curiosidades sobre o Akita Americano


Assim como os gatos, os cães de raça Akita Americano são muito higiénicos e costumam esconder as próprias fezes, enterrando-as.

Devido à sua aparência rústica e robusta, é chamado pelos americanos de “great bear” – grande urso.


Conheça mais raças de cães:

Todas as raças de cães

Todas as
raças de cães

Raças de cães pequenos

Raças de
cães pequenos

Raças de cães médios

Raças de
cães médios

Raças de cães grandes

Raças de
cães grandes

Mafalda Braga Mafalda Braga

Depois da licenciatura em Comunicação Social e Cultural e do mestrado em Media e Jornalismo, tirados na Universidade Católica Portuguesa, fez um estágio na extinta Rádio Clube Português e outro na Revista Máxima, onde ficou a trabalhar durante cinco anos e meio. Passou ainda pela Revista Must, suplemento do Jornal de Negócios, e atualmente é jornalista freelancer. Além desta área, tem uma grande paixão por cinema, viagens, animais e comida, de preferência com muito sol a acompanhar.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].