Água com limão: uma verdadeira necessidade ou um placebo?

Será a água com limão apenas mais uma forma de nos refrescarmos? Conheça a resposta neste artigo e compreenda os efeitos desta bebida no nosso organismo.

Água com limão: uma verdadeira necessidade ou um placebo?
Saiba tudo acerca desta famosa combinação milagrosa.

Será que a água com limão é verdadeiramente benéfica para o organismo ou será um mito? Muito se ouve falar sobre este assunto, as opiniões são muitas, mas geralmente há poucas certezas.

A verdade é que esta combinação pode trazer vários benefícios para a sua saúde, até porque é essencialmente água e, como se sabe, a água é fundamental para um correto funcionamento do organismo e um pilar de um estilo de vida saudável. Mas não faz milagres e não, também não emagrece.

7 benefícios da água com limão


1. Hidrata

mulher a beber agua com limao

A hidratação é indispensável para o correto funcionamento do organismo por ser necessária na reposição da água que naturalmente vamos perdendo e em vários processos biológicos, como a eliminação de toxinas ou o transporte de vitaminas e minerais.

Para além disso, a água também pode ser um aliado na perda de peso, pois, pode ajudar a evitar comer exageradamente, por dar a sensação de saciedade e porque, muitas vezes, a sensação de sede é confundida com fome. A água com limão é mais uma forma de contribuir para um correto aporte hídrico diário.

2. Melhora a digestão

mulher com problema de digestao

O ácido cítrico do limão é utilizado pelo fígado para produzir enzimas necessárias ao processo digestivo, estimulando a produção de bílis pelo fígado. Assim, poderão melhorar sintomas desagradáveis, tais como azia, inchaço abdominal e indigestão.

3. Estimula o sistema imunitário

agua com limao ao acordar

O limão é rico em várias vitaminas e minerais que poderão estimular o sistema imunitário a vários níveis.

Por ser rico em vitamina C, o limão possui efeitos anti-inflamatórios e potencia a absorção de ferro no organismoevitando eventuais casos de anemia. Para além disso, este fruto é rico em potássio, o que estimula a função nervosa e auxilia no controlo da pressão arterial. Para além disso, a água com limão tem propriedades anti-virais, anti-bacterianas e anti-microbianas que ajudam a prevenir e combater as infecções urinárias, protegem de gripes e combatem o mau hálito.

4. Tem efeitos diuréticos e depurativos

eliminacao de gordura

A água com limão é um diurético natural, ou seja, estimula a função renal, aumentando a produção de urina, o que contribui para a eliminação de líquidos e toxinas em excesso. Assim, e porque o limão também potencia a função de enzimas que atuam ao nível do fígado, o efeito depurador (“limpeza” do organismo) será potenciado e as toxinas serão expulsas em maior quantidade e mais rapidamente.

Os efeitos diuréticos e depurativo melhoram assim a saúde de vários sistemas de órgãos, principalmente do sistema urinário.

5. Atua como antioxidante

beber agua a janela

Para além dos constituintes do limão já referidos, os bioflavenóides merecem também o seu destaque. Estes compostos podem acarretar vários benefícios para o organismo, devendo-se destacar o seu poder antioxidante. Os bioflavenóides irão combater os radicais livres gerados naturalmente durante várias funções celulares, como a respiração, responsáveis por sucessivas agressões às células que causam o seu envelhecimento. A longo prazo, o envelhecimento celular contribui para o aparecimento de diversas patologias, como a diabetes, doenças cardiovasculares e o cancro.

Assim, devem privilegiar-se alimentos com elevado poder antioxidante, no sentido de melhorar as defesas antioxidantes do organismo, como é o caso do limão.

6. Contribui para uma pele saudável e para a cicatrização

pele jovem e cuidada

O consumo de água com limão também tem benefícios para a parte exterior do nosso corpo. O limão, por estimular a produção de colagénio, auxilia na manutenção da firmeza da pele. Para além disso, por ser um excelente antibacteriano como já foi referido, poderá ajudar a combater o acne.

Vários componentes presentes no limão, como a vitamina C, promovem a cura das feridas e combatem os danos colaterais na pele causados pela exposição aos raios UV, responsáveis por grande parte dos sintomas de envelhecimento. Esta vitamina é essencial na manutenção da saúde dos ossos, tecido conjuntivo e cartilagens.

7. Melhora o pós-treino

agua com limao no pos treino

A água com limão pode ajudar a vários níveis na recuperação muscular após o exercício físico. Acima de tudo, esta bebida é água e, portanto, irá hidratar as células musculares, melhorando o desempenho das suas funções e o transporte dos nutrientes necessários. Para além disso, conforme já foi referido, o limão tem um efeito anti-inflamatório, o que irá permitir uma melhor recuperação muscular após exercícios de força intensos (por exemplo, musculação ou corrida).

Contra-indicações do consumo de água com limão


Tendo em conta as características deste fruto, pessoas com refluxo gatro-esofágico, gastrite ou hérnia do hiato devem evitar beber água com limão.

Esta bebida pode trazer vários benefícios; no entanto, não faz milagres. É importante que, aliado ao consumo de água com limão, procure um estilo de vida saudável.

Se o seu objetivo for perder peso, é indispensável a alteração dos hábitos alimentares e um acompanhamento nutricional. Nestes casos, a água com limão pode trazer várias vantagens, mas uma alimentação equilibrada e personalizada e a prática regular de exercício físico são fulcrais.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.