Agricultura biológica: conheça todo o processo de cultivo, da semente ao alimento

O que significa o termo agricultura biológica? Compreenda este conceito e conheça todo o processo de cultivo dos produtos de origem biológica do Continente.

Agricultura biológica: conheça todo o processo de cultivo, da semente ao alimento
Saiba mais sobre a agricultura biológica.

A agricultura biológica está a crescer bem como o consumo de produtos desta origem. Assim, para perceber o processo de cultivo e quais as questões diferenciadoras deste método de agricultura, o À Roda da Alimentação lançou um episódio inteiramente dedicado ao tema.

Esclareça questões básicas acerca da agricultura biológica ao longo do artigo e compreenda ainda todo o processo de cultivo, desde a semente ao alimento, dos produtos biológicos que encontra no Continente.

Em que consiste a agricultura biológica?


produtos agricultura biologica

A agricultura biológica é um sistema de produção alternativo onde se utilizam fertilizantes de origem orgânica. Nesse sentido, são estritamente limitadas as substância sintéticas e proibidos organismos geneticamente modificados.

Idealmente são incentivadas técnicas de prevenção, que se baseiam em métodos como a utilização de variedades resistentes a pragas ou doenças, a rotação de culturas, a instalação de sebes vivas ou os métodos de luta (como a luta biológica ou a captura em massa com atrativos alimentares ou sexuais).

Os produtos biológicos do Continente


agricultura biologica produtos biologicos

No sentido de melhor compreender o procedimento para obter produtos biológicos e garantir a sua origem, o Continente responde a várias questões do interesse do consumidor:

1. Quais os normativos de qualidade impostos para que um produtor biológico seja fornecedor da cadeia?

Os produtores em modo de produção biológica, têm obrigatoriamente que seguir o referencial europeu de agricultura biológica, assegurando o cumprimento dos requisitos aplicáveis à produção biológica.

Os requisitos dizem respeito a todo o processo produtivo – incluindo especificações ao nível da utilização de sementes, fertilizantes, produtos fitofarmacêuticos, assim como condições de criação de animais.

Está ainda incluída a obrigatoriedade de um controlo por parte de um organismo certificador (OC) acreditado para o efeito, que será responsável pelo controlo.

 2. Qual o processo de produção biológica, da plantação até ao produto seguir para venda?

Aquando da aquisição das sementes ou árvores por parte dos produtores, as mesmas já têm de possuir a certificação Bio. Durante todo o processo desde a produção até à venda, incluindo o transporte e armazenamento, existem imposições que têm de ser escrupulosamente cumpridas.

3. Como garantem que o processo é biológico e de que forma é feito o acompanhamento, sob o ponto de vista técnico, das diferentes fases de produção?

Todos os processos de campo são minuciosamente controlados. O organismo certificador efetua visitas não agendadas ao produtor de modo a serem realizados controlos surpresa.

Aquando destas visitas, quer as instalações, quer os processos de preparação e embalamento são também objeto de um controlo rigoroso por parte do organismo de certificação. São ainda efetuadas análises multiresíduos aos produtos.

 4. Que tipo de fertilizantes utilizam e de que forma é garantida a não utilização de produtos e/ou fertilizantes proibidos?

A fertilidade dos solos é mantida através da rotação das culturas e pela aplicação de estrume ou de matérias orgânicas, preferencialmente compostadas, provenientes da produção biológica.

A garantia de não utilização de produtos proibidos é feita em primeiro lugar pelo produtor, que terá de utilizar unicamente o que está previsto para agricultura biológica. Em segundo lugar, o Organismo Certificador acompanha e faz o controlo do produtor.

Por último, os fornecedores Sonae de acordo com um plano de risco, têm ainda um controlo extra, sendo efetuadas análises aos produtos, onde está incluída a deteção de pesticidas.

5. Não sendo um processo de produção intensivo, qual a percentagem de produtos agrícolas biológicos já disponibilizados na cadeia e qual a meta futura?

A nossa meta futura é ser cada vez mais o local de referência de produtos biológicos. Para isso estamos a aumentar a relevância da nossa gama de produtos biológicos, oferendo neste momento mais de 1100 artigos Bios. Na SONAE trabalhamos para oferecer uma gama cada vez mais vasta com produtos de origem biológica.

A nossa oferta é já bastante completa, sendo que os nossos clientes já podem efetuar todas as suas compras diárias nas lojas Continente, passando por produtos frescos (frutas, legumes, pão, carne, etc) e produtos embalados (bem essenciais, cereais, laticínios, snacks, entre outros).

O novo movimento À Roda da Alimentação ajuda-o a descobrir mais sobre a alimentação biológica, produtos da época e importância de uma alimentação saudável. Com várias dicas e soluções, receitasfactos sobre alimentação e origem dos alimentos, não perca os episódios semanais.

Veja também:

Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo Nutricionista Carolina da Costa Arcanjo

Mulher, tripeira e Nutricionista (C.P. 2181N). É licenciada em Ciências da Nutrição pela Universidade Católica Portuguesa e autora do blog "Comer para crer". Desenvolveu atividade em várias áreas da Nutrição, mas a paixão pela área clínica e pela comunicação tem prevalecido.

O Vida Ativa disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento nutricional, de saúde ou de treino. O Vida Ativa não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada e individualizada. Caso pretenda sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].