A importância de mudar o seu pensamento para conseguir mudar o seu corpo

Já alguma vez começou a fazer uma dieta, desistiu e deu por si a voltar aos velhos hábitos alimentares? Esta situação é mais comum do que imagina. Isto acontece porque mudou um comportamento, sem mudar o seu pensamento. Hoje vimos falar-lhe na importância de mudar o seu pensamento para conseguir mudar o seu corpo e atingir objetivos.

A importância de mudar o seu pensamento para conseguir mudar o seu corpo
Ao mudar o seu pensamento, irá conseguir mudar o seu corpo.

Quando se pensa em perder peso, acaba por se focar na dieta que o fará perder mais peso num curto período de tempo. No entanto, este acaba por ser o seu maior erro, porque começa a fazer uma restrição alimentar excessiva e passa a sentir muita fome, ansiedade, vontade de comer doces e fraqueza.

Nos primeiros meses até consegue superar todas estas situações e perder algum peso, mas com o passar do tempo percebe que não consegue restringir esses alimentos por muito mais, e acaba por voltar aos hábitos antigos e a ganhar, novamente, todo o peso que perdeu.

Depois, sente-se incapaz de conseguir emagrecer, frustração pelo esforço em vão, desanimo e a sensação de que nunca irá vencer esta “luta”.

A alimentação é crucial num processo de emagrecimento. Contudo, a importância de mudar o seu pensamento irá ser o motor de toda a mudança alimentar e comportamental. Se os seus pensamentos não estiverem alinhados com os seus comportamentos, acabará por desistir a meio do processo.

4 dicas para mudar o seu pensamento e conseguir mudar o seu corpo


a importancia de mudar o seu pensamento e atingir objetivos

1. Tenha clareza no seu objetivo

Deve definir com clareza o que quer. Por exemplo, quais são os resultados que pretende ver na balança? Que número de roupa quer passar a vestir?

Se não tiver um objetivo bem definido, não saberá para onde está a caminhar, nem conseguirá medir o seu percurso, ou seja, não saberá se já está a meio ou se ainda está longe do que quer atingir.

2. Tenha motivos inabaláveis para perder peso

Ninguém quer perder peso. O que queremos é o impacto que isso tem na nossa vida. Por exemplo, o sentir-se mais leve, ter mais saúde, conseguir olhar-se ao espelho e gostar da sua imagem, viver mais anos para estar com as pessoas de quem gosta, ter controlo sobre o rumo da sua vida, entre outros.

Qual é o seu “Porquê”? E do que está disposta a abdicar para ganhar?

3. Transforme convicções limitadoras em convicções potenciadoras

As convicções limitadoras são coisas em que acredita e que o fazem duvidar que consegue ser bem-sucedido. Fica com medo, sente-se incapaz, bloqueado e sem motivação para agir.

Identifique quais são os pensamentos que estão a impedi-lo de entrar em ação e transforme essas convicções limitadoras em convicções potenciadores, que o coloquem num patamar de determinação e segurança para agir.

4. Construa uma “nova identidade” alinhada com um estilo de vida saudável

Para ter um estilo de vida mais saudável, que fará com que tenha o corpo que sempre desejou, é preciso mudar a identidade. Isto não significa que passará a ser uma “outra pessoa”, mas sim que terá pensamentos que estimularão a adesão a hábitos alimentares a longo prazo.

É importante que defina quem é que deve ser essa pessoa saudável, como é que ela age, que capacidades precisa de desenvolver, que características da personalidade a podem ajudar neste processo, que pessoas à sua volta a podem apoiar.

Lembre-se de começar a mudar a forma como pensa. Perceba para onde quer ir, quem quer ser e depois aja! Só assim criará mudanças sustentadas e conseguirá emagrecer de forma eficaz.

Veja também:

Nutricionista Teresa Silva Nutricionista Teresa Silva

Teresa Silva é nutricionista, coach de emagrecimento e atualmente criou o programa Dieta para a Vida para ajudar mulheres que estão com dificuldades em emagrecer. Este programa permite que, através de um passo a passo, descubra o que a tem verdadeiramente impedido de emagrecer, que resgate a força de vontade e a motivação para começar a alterar alguns hábitos alimentares no seu dia a dia, que ganhe uma nova auto estima e que atinja o corpo e a imagem que sempre quis, mantendo esses resultados a longo prazo para que nunca mais se volte a preocupar com o peso. A Teresa Silva é licenciada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, certificada em eneacoaching pelo Instituto de Eneacoaching e formadora na área da nutrição comportamental.

Cofidis