Zumba: o que é?

Zumba: o que é?

8 benefícios para o corpo

Sabia que numa aula de Zumba pode queimar até 1000 calorias? As coreografias são animadas, simples e a diversão é garantida.  Venha daí!

O que é a Zumba?


A Zumba é uma modalidade do Fitness que combina coreografias de vários tipos de dança com exercícios básicos de Fitness de treino cardiovascular. Uma combinação explusiva com gasto calórico garantido, com recurso à resistência aeróbia e muita diversão à mistura.
 
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

Baseadas em algo que quase todos gostam de fazer – dançar –, as aulas de Zumba combinam fitness e ritmos mundiais com coreografias fáceis de seguir por qualquer pessoa.

Reggaeton, salsa, cumbia, merengue ou flamenco são alguns dos estilos que dançará nas aulas da modalidade criada pelo coreógrafo colombiano Beto Perez.


Para fazer Zumba não tem que saber dançar, só tem que querer divertir-se! Apesar de ser um exercício aeróbico, o bom desta modalidade é que cada praticante pode adaptar a intensidade à sua medida. Ou seja, consegue fazer com mais energia, faz, se precisa moderar um pouco o ritmo, modera.

O importante é mesmo divertir-se e, entre passos de salsa, hip hop, dança do ventre ou merengue, está a queimar calorias e a tonificar sem sequer dar conta do exercício. Encontre uma aula e comece a zumbar!
 


8 Benefícios da Zumba para o corpo


 

1. É divertido!

A mistura e a rápida alternância de ritmos latinos permite um alto rendimento sem dar pelo esforço ou pelo exercício. É, mais ou menos, como se estivesse numa discoteca entre amigos. Mais: há lá música mais divertida do que a latina? Pois.

 

2. É fácil!

As coreografias mudam com frequência mas a maioria dos passos são comuns. Ou seja, há passos muito simples, que são a base da Zumba, e que estão em todos os esquemas. Sabendo-os, aprender novas coreografias não custa nada. 
 
 

3. Adeus, calorias!

Nas aulas de Zumba pode queimar entre 500 e 1000 calorias. Estes números só dependem de si e da intensidade com que vai fazer a aula. Aplicando-se, terminada a segunda música, já tem que trocar de camisola. Faça Zumba, pelo menos, duas vezes por semana e diga adeus às gordurinhas!
 
 

4. Tonificar e fortalecer

A mistura dos passos latinos com os saltos característicos da Zumba, são a melhor combinação para tonificar os músculos e fortalecer os ossos. Após algumas aulas vai começar a sentir-se mais tonificado, especialmente, nos glúteos, coxas, gémeos, abdominais, cintura e quadril. 
 
 

5. Um coração feliz!

Sim, depois de uma aula de Zumba, o seu coração fica mais feliz! A mistura de ritmos provoca a oscilação da frequência cardíaca, o que reforça o seu sistema cardiovascular. No final: um coração mais forte e feliz.
 
 

6. Quem é que é descoordenado?

O praticante de Zumba Fitness não é, com certeza! A combinação de movimentos rápidos e lentos, a médio prazo, melhora a coordenação motora, o equilíbrio e aguça os reflexos.
 
 

7. Decorar, decorar, decorar.

Como em qualquer outro exercício, precisa memorizar os passos das coreografias. Por aula, são cerca de dez músicas, e respetivas coreografias, que precisa decorar. Um excelente exercício de memória, sem dar por isso. 
 
 

8. Autoestima nos píncaros!

Acredite que sim! Dificilmente, numa aula de zumba, vai encontrar os geeks de ginásio, nem se vai sentir como na passarela, a competir com super modelos, como tantas vezes acontece nas academias. Nas aulas de Zumba, a diversão é um requisito e o convívio é a regra.
 
 

4 Dicas para tirar melhor partido da Zumba


 
1. O importante não é acertar a coreografia. O importante é divertir-se, não parar e suar!
2. Ainda assim, tente fazer os passos bem marcados, com convicção e energia!
3. Vá até ao limite! Se é para baixar, baixe tudo, se é para saltar, salte o mais alto possível.
4. Esquece que está numa aula e dance como se ninguém estivesse a ver!
 
 
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja Também