A Zumba emagrece?

A Zumba emagrece?

Os ritmos latinos e os passos fáceis de seguir ajudam-no a tonificar e a esculpir a sua figura.

Zumba é a modalidade de fitness que alia o exercício físico a ritmos “calientes”. Muita diversão é garantida mas será que a zumba emagrece mesmo? Nós temos a resposta.

Serão poucos os que nunca ouviram falar de Zumba mas, para quem ainda não conhece, esta é uma atividade recente que tem conquistado adeptos por todo o mundo.  

Ao longo de 45 a 60 minutos e ao ritmo contagiante da música vai estar a trabalhar os músculos e o corpo sem que dê conta disso. Quem disse que perder peso e exercitar-se não pode ser divertido? A Zumba emagrece, tonifica e ajuda a esculpir a sua figura.


A Zumba emagrece e queima até 800 calorias por aula!


As aulas de Zumba não são simples aulas de ginástica. Se fossem, não conseguiam motivar pessoas que normalmente fogem a sete pés do exercício físico. 
 
Toma nota:
O IMC é uma forma simples e eficaz de perceber se o seu peso é o ideal. Faça o teste agora.

Criada para ser divertida, dinâmica, excitante, a Zumba emagrece porque promove um elevado gasto calórico provocando melhorias físicas. E quando combinada com uma alimentação equilibrada, a atividade pode ter resultados ainda mais surpreendentes.

O número de calorias que se pode gastar numa sessão de Zumba está sempre dependente da intensidade, duração e empenho que se dedica à aula. Segundo alguns defensores desta atividade, gasta-se entre 500 a 800 calorias por aula, embora não exista nenhum estudo científico que comprove este gasto energético.
 

Saiba aqui como emagrecer com a Zumba!
Conheça aqui coreografias de Zumba para fazer em casa!


Trabalhar os músculos ao ritmo da música


Sem grandes contraindicações, a Zumba emagrece, pois as coreografias deste programa intercalam exercícios aeróbios e movimentos de dança, de forma a potenciar o gasto calórico e a trabalhar tanto a parte cardiovascular, como o condicionamento físico e a parte muscular.

Nesse processo, são vários os músculos acionados. Glúteos, pernas, braços, abdominais e peitorais, todos estes músculos são trabalhados ao ritmo da música, visto que as coreografias exigem mais esforço destas zonas do corpo. 

Além de adelgaçar a silhueta e definir os músculos, a dança ajuda ainda a melhorar a coordenação motora, o equilíbrio e os reflexos.



Uma atividade para todos


Outra vantagem da modalidade é que não precisa de ser um bom dançarino para praticá-la. Qualquer pessoa, com mais ou menos jeito para a dança, pode rapidamente aprender as coreografias e divertir-se num clima de festa e descontração enquanto queima gordura. Para além disso, pode ser praticada por pessoas de todas as idades, desde crianças até aos mais velhos.

Independentemente dos estilos escolhidos pelos instrutores, as aulas procuram ser adaptadas às necessidades e dificuldades dos alunos. São eles que definem os limites realizando os movimentos com mais ou menos intensidade, mais ou menos amplitude, saltando mais alto ou mais baixo, por exemplo.

A aula passa simplesmente por imitar os movimentos do professor, sem coreografias complexas, ao mesmo tempo que cada praticante sente a música e aprecia o treino. A Zumba é diferente das modalidades, mas mais importante de tudo: a Zumba emagrece e ao fim de algumas semanas vai conseguir verificar os seus efeitos no seu corpo.

Por isso, se ainda não faz exercício físico, tem aqui uma opção divertida para conseguir perder peso, tonificar o seu corpo e ganhar saúde.

 
Calcule aqui o seu IMC


Veja também: