Whey Protein Hidrolisada: Será que se justifica a sua utilização?

A Whey Protein Hidrolisada é a opção mais indicada para situações e pessoas específicas. Para quem se dedica ao fitness de forma recreativa, talvez não se justifique.

Whey Protein Hidrolisada: Será que se justifica a sua utilização?
A hidrólise da proteína confere-lhe algumas vantagens mas também desvantagens.

No mundo do fitness, a Whey protein (proteína de soro de leite) é o suplemento que reúne mais adeptos e com razão.

Dentro dos suplementos de Whey disponíveis no mercado, a Whey protein hidrolisada é aquela que representa a fórmula mais avançada de proteína Whey.

Porquê Whey?


porque whey protein

De facto, a toma de suplementos proteicos é um hábito cada vez mais frequente, uma vez que se justifica tanto para situações de aumento de massa muscular como de emagrecimento ou de aumento da ingestão proteica diária.

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

Neste contexto, a proteína Whey é considerada o suplemento proteico mais completo e mais eficaz para promover o aumento de massa muscular e a recuperação após os treinos, devido, essencialmente ao teor de BCAAs (aminoácidos de cadeia ramificada) que fornece, em particular de leucina.

Além disso, a sua metabolização e absorção são mais rápidas comparativamente a outras proteínas, o que contribui para a obtenção de mais resultados, particularmente no âmbito do desporto.

Por outro lado, o suplemento de Whey constitui uma forma prática de ingerir a quantidade necessária de proteína em qualquer refeição, algo que se assume como uma tarefa difícil, principalmente para quem treina regularmente.

Whey Protein Hidrolisada: o que é e quando se justifica?


A Whey Protein Hidrolisada, por oposição às versões concentrada e isolada, é um tipo de proteína Whey pré-digerida por enzimas.

Este tipo de proteína passa por um processo de ultra filtração, no sentido de se tornar mais pura (remoção de hidratos de carbono e gordura), sendo ainda enriquecida com BCAA’s e enzimas digestivas para ajudar a quebrar os péptidos nas suas unidades fundamentais, os aminoácidos, e facilitar a absorção.

Este tratamento enzimático (hidrólise) é, no entanto, suave e cuidadosamente monitorado, deixando os aminoácidos essenciais intactos e mantendo a elevada qualidade da proteína.

Relativamente ao processo de hidrólise é preferível que seja levado a cabo mediante processos enzimáticos e não por métodos ácidos, visto que estes últimos diminuem a qualidade da proteína ao converter a glutamina em glutamato, a asparagina em aspartato e destroem a serina e a treonina.

A Whey Protein Hidrolisada é a fórmula mais avançada de Whey Protein e o seu público alvo são, essencialmente, treinadores e atletas profissionais.

Vantagens da Whey Protein Hidrolisada


vantagens whey protein hidrolisada

1. Absorção mais rápida

Pelo facto de a proteína já estar previamente digerida, a taxa de absorção é a mais rápida dentro dos 3 tipos de whey: o pico de concentração de aminoácidos dá-se cerca de 20 minutos após ingestão, sendo estes aminoácidos disponibilizados ao músculo de forma quase automática.

Desta forma, promove-se uma melhor e mais rápida recuperação (quando tomada pós-treino) ou a diminuição do catabolismo muscular (quando tomada intra-treino, no caso de treinos com uma duração mais longa).

Este rápido aumento da concentração de aminoácidos no sangue também gera um estímulo maior da síntese proteica, favorecendo, em maior escala, o anabolismo muscular e o rendimento desportivo.

2. Estimula de forma mais acentuada a libertação de insulina

A estimulação da libertação de insulina (uma hormona anabólica que promove o aumento da massa muscular) é uma característica comum a todas as proteínas de soro de leite, pois alguns péptidos presentes na whey estimulam a libertação de incretinas pelas células intestinais, que, por sua vez, induzem a secreção de insulina no pâncreas.

Além disso, os próprios aminoácidos exercem um efeito promotor da libertação de insulina.

Assim sendo, não é de estranhar que a Whey Protein Hidrolisada estimule mais a secreção de insulina (devido ao maior teor proteico e de aminoácidos livres), aumentando significativamente os seus níveis após ingestão.

3. Não apresenta hidratos de carbono nem gordura na sua composição

É a versão mais pura de Whey, não apresentando hidratos de carbono (lactose) nem gordura na sua composição, sendo ideal para quem quer emagrecer ou está na fase de cutting (secar).

Desta forma, é um tipo de proteína que pode ser utilizado por intolerantes à lactose.

4. Menos alergénica do que a proteína intacta

Pelo facto de a proteína do leite estar parcialmente digerida, torna-se menos suscetível de causar alergia. Esta situação é particularmente relevante para quem sofre de alergia à proteína do leite de vaca, incluindo crianças.

Desvantagens da Whey Protein Hidrolisada


desvantagens whey protein hidrolisada

Apesar das vantagens enunciadas anteriormente, a hidrólise acarreta também algumas desvantagens:

1. Preço

Pelo facto de ser a versão mais pura de proteína Whey e devido à elevada biodisponibilidade, é a opção mais cara das três.

No entanto, evite optar pelos produtos mais baratos, pois têm um grau de hidrólise inferior que não justifica a sua utilização.

2. Sabor menos agradável

Também derivado do seu grau de pureza, é a versão de proteína que apresenta um sabor menos agradável, sendo frequente a adição de muitos aditivos, mais precisamente aromatizantes e edulcorantes para disfarçar o sabor.

3. Na maioria dos casos não se justifica em relação à versão isolada

A Whey protein isolada acaba por se aplicar a um maior número de pessoas, visto que a pequena diferença que se verifica em termos de absorção não se traduz em benefícios reais em termos de ganhos de massa magra ou recuperação em pessoas que não são atletas profissionais.

4. Menor atividade biológica da proteína

O processo de hidrólise pode reduzir a atividade biológica (indução de saciedade, redução da pressão arterial, atraso do esvaziamento gástrico) de algumas frações pépticas da proteína Whey.

Para minimizar essa situação o processo de hidrólise deverá ser enzimático, no sentido de manter estes péptidos bioativos e não bloquear a sua funcionalidade biológica.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais