5 Razões que estão por detrás de uma vontade incontornável de comer doces

A vontade de comer doces aparece em qualquer pessoa, em diversos momentos do dia e sem que nada o faça prever. Mas por detrás dessa vontade, existem razões. Se dois ou mais motivos que levam a este estado estiverem presentes, a sensação de necessidade de comer doces pode aparecer de forma mais acentuada. Opte por snacks saudáveis.

5 Razões que estão por detrás de uma vontade incontornável de comer doces
Para muitas pessoas, a batalha com o açúcar pode ser particularmente difícil.

Para muitas pessoas, é difícil controlar a vontade de comer doces, que aparece sem aviso. Aparece durante uma tarde no trabalho, aparece logo pela manhã, depois de cada refeição, a meio de um treino ou até mesmo a meio da noite.

Mas a verdade é que atualmente é muito fácil alimentar esta vontade, não vivêssemos nós num mundo cheio de doces, onde em cada canto existe um alimento capaz de alimentar o desejo de “comer açúcar”.

Os desejos tendem a surgir quando há uma sensação de esgotamento de açúcar. Mas existem outros motivos que podem estar por detrás dessa vontade. É isso que vamos explorar neste artigo.

As principais razões para a vontade de comer doces


1. Deficiência do magnésio

vontade de comer doces e alimentos ricos em magnesio

Muitas vezes verifica-se uma vontade de comer doces sob a forma de chocolate, e isso pode estar relacionado com a falta de magnésio, uma deficiência que não é, de todo, rara.

Quem tem este problema, pode experienciar sintomas como irritabilidade, insónia e tensão alta. Quando uma pessoa se sente stressada, o chocolate é muitas vezes o alimento certo para acalmar, tudo isso devido ao magnésio que é capaz de fornecer ao organismo.

Mas enquanto o cacau no chocolate é uma fonte de magnésio, o açúcar também presente no chocolate pode transformar-se num problema, uma vez que provoca picos de insulina e outros problemas.

Em vez de chocolate, procure outras fontes de magnésio, como frutos secos, sementes, feijões e folhas verdes.

2. Desequilíbrios da microbiota intestinal

desequilíbrio na saede intestinal

A vontade de comer doces, por vezes, pode ser o resultado de um desequilíbrio na saúde intestinal, o que significa que as bactérias benéficas presentes no sistema digestivo não estão a funcionar tão bem quanto deveriam.

Mas neste caso, comer alimentos cheios de açúcar não parece ser a melhor alternativa, podendo até piorar o problema.

O consumo de alimentos ricos em açúcar pode fazer com que as bactérias do intestino se tornem dependentes e consequentemente rejeitam os alimentos saudáveis.

Ao introduzir alimentos que promovem o bom funcionamento das bactérias​, como o iogurte com baixo teor de açúcar, as bactérias boas passam a aceitar os alimentos mais saudáveis.

3. Descanso deficiente/insuficiente

dormir mal

Embora o sono possa fazer parte do descanso, considere descansar mais sem ser necessariamente dormir durante a noite. Não veja a hora de sono como a única forma de descanso do dia, e aproveite para tirar uns minutos que vão ajudar a aliviar o stress.

A falta de um descanso de qualidade pode fazer com que o seu corpo se sinta cansado de muitas maneiras, inclusive nutricionalmente. Isso pode desencadear a necessidade de um ingerir doces. Embora isso possa parecer uma necessidade temporária, pode vir a tornar-se rapidamente um hábito.

4. Ingestão de demasiados adoçantes artificiais

adocantes artificiais

Na maioria das vezes, as pessoas pensam que ao ingerir adoçantes artificiais estão a fazer uma coisa boa. São livres de calorias e têm poder de adoçar, mas estes adoçantes condicionam as papilas gustativas a desejar mais alimentos doces, tornando-os uma causa de desejos de açúcar.

Para piorar a situação, o consumo regular de adoçantes artificiais pode causar impermeabilidade intestinal e desconforto digestivo, o que contribui para o desequilíbrio intestinal referido anteriormente.

5. Ingestão de alimentos com baixo teor de gordura

alimentos com pouca gordura

Hoje em dia existem variadíssimos alimentos com baixos teores de gordura, de certo modo para dar resposta à procura de alimentos mais saudáveis. No entanto, os alimentos que não possuem gordura necessitam de algo que lhes dê um melhor paladar, e é aí que entra o açúcar.

O açúcar continua a ser adicionado a muitos alimentos embalados como conservante para que durem mais tempo na prateleira e também como forma de dar sabor ao alimento.

Então, comer alimentos com baixo teor de gordura com adição de açúcar pode realmente causar uma vontade de comer doces (ou mais doces!).

Em suma…


Às vezes, as razões que nos fazem sentir necessidade de comer doces não são óbvias. Mas o desejo por açúcar pode ser particularmente forte quando se tem uma combinação dos fatores enumerados neste artigo.

Para evitar que a vontade de comer doces se torne um hábito, deve-se optar por criar hábitos saudáveis e tentar evitar as razões aqui descritas, principalmente acumular mais do que uma razão.

Veja também: