5 Coisas que deve fazer para voltar à rotina de forma fácil e saudável

Para o ajudar no regresso ao trabalho, indicamos-lhe neste artigo 5 coisas que deve fazer para voltar à rotina de forma fácil e saudável. Vai ver que não custa assim tanto!

5 Coisas que deve fazer para voltar à rotina de forma fácil e saudável
Se esteve de férias e está a custar voltar à rotina, siga os nossos conselhos.

Se as suas férias já terminaram e chegou uma nova temporada de regresso ao trabalho e à rotina, não deprima. Vamos indicar-lhe 5 coisas que deve fazer para voltar à rotina de forma fácil e saudável.

Em primeiro lugar, é importante salientar a ideia de que as férias são uma altura do ano que serve para fugir da rotina, fazer o que mais gosta e descansar. Por isso, se durante as férias cometeu excessos alimentares, deu-se à preguiça e não praticou exercício físico, não se martirize com isso. Comece precisamente por aí e neste regresso ao trabalho englobe também o regresso aos hábitos alimentares mais saudáveis e à prática regular de exercício físico. E nisso, o Solinca pode ajudá-lo. Agora, por apenas 3,99€ por semana, pode voltar ao ginásio e ser acompanhado por profissionais para que possa atingir os seus novos objetivos.

5 Coisas que deve fazer para voltar à rotina de forma fácil e saudável


1. Retome a prática de exercício físico

retomar a rotina de exercicio fisico

Os benefícios da prática regular de exercício são inúmeros. Além de potenciar um maior gasto energético pelo aumento do metabolismo basal, o exercício promove uma maior desintoxicação do organismo, alívio do stress, melhor qualidade do sono, trânsito intestinal mais regular e maior regulação do apetite.


Neste campo, e para lhe facilitar a vida, o Solinca está com uma campanha de regresso ao trabalho que lhe permite treinar por um fantástico preço de 3,99€ por semana e que tem como base a troca de hábitos menos saudáveis por uma ida ao ginásio. Aproveite!

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2. Adote uma alimentação mais equilibrada

salmão abacate azeite e frutos secos

Se nas férias aumentou uns quilinhos e desregulou a sua alimentação, esta é a altura ideal para voltar a ter alimentação mais regrada e sem excessos.

Além disso, seguir uma alimentação equilibrada é um dos melhores aliados para enfrentar a famosa “síndrome pós-férias”. Esta síndrome manifesta-se através de sintomas que podem ser parecidos com os da depressão, irritabilidade, cansaço, tristeza, apatia, ansiedade, insónia, dores musculares, tensão, náuseas, entre outros.

Para prevenir e aliviar estes sintomas, deixamos-lhe algumas dicas:

  • Faça refeições regulares ao longo do dia

Comece por estabelecer rotinas alimentares e faça pequenas refeições ao longo do dia. Outro ponto importante é não saltar refeições, nomeadamente o pequeno-almoço, pois assim irá manter a glicemia estável e evitar as quebras que levam ao consumo de alimentos mais energéticos e ricos em açúcar ou gordura.

No que diz respeito à composição destas refeições, mesmo do pequeno-almoço, não é necessário que possuam elevado volume de alimentos, principalmente de hidratos de carbono, mas devem incluir alimentos como a fruta, lacticínios magros, frutos secos, ovos e cereais integrais.

  • Planeie as suas refeições com antecedência

Um dos principais inimigos do sucesso de uma alimentação mais saudável e equilibrada é a falta de tempo, visto que o leva a ir comer fora com mais frequência e a comer alimentos mais ricos em açúcar ou gordura do que se levasse marmita. Além disso, fazer muitas refeições fora vai aumentar substancialmente a sua despesa ao final do mês.

Como tal, no início da semana planeie a ementa semanal, incluindo o que vai incluir nos seus snacks entre refeições, e faça uma lista de compras. Desta forma, irá organizar melhor a sua rotina alimentar e não irá andar constantemente aflito com o que comer no dia seguinte.

  • Altere a composição nutricional das suas refeições

Tanto nas refeições principais como nas intermédias, diminua o teor de hidratos de carbono e aumente a proteína, visto que é um nutriente mais saciante, que promove a manutenção da massa muscular e do metabolismo basal e não se transforma em gordura.

Ovos, frutos secos oleaginosos e respetivas pastas (ex. manteiga de amendoim), atum, carnes magras, lacticínios magros, fiambre de aves, barras proteicas, são alguns exemplos.

Nas refeições principais opte ainda pelas saladas e legumes como estratégia de controlo do apetite e aporte de mais vitaminas e minerais.

  • Não restrinja totalmente os alimentos com hidratos de carbono

Os alimentos com hidratos de carbono são frequentemente abolidos da rotina alimentar por supostamente serem os culpados do ganho de peso. No entanto, os hidratos de carbono são importantes para o humor, a energia, vitalidade e concentração. Além disso, os hidratos de carbono não são todos iguais. Como tal, o impacto que têm na regulação do apetite, na concentração e energia é diferente.

Neste caso, falamos essencialmente daqueles que apresentam um índice glicémico mais baixo, visto que não estimulam de forma tão acentuada a libertação de insulina e, por isso, prologam a sensação de saciedade, energia e produtividade. Alguns exemplos são a aveia, os cereais integrais, batata-doce e leguminosas.

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3. Mantenha-se hidratado

manter se hidratado

A ingestão de água é fundamental para saúde e para o bom funcionamento de todo o organismo. Como tal, esforce-se por beber pelo menos 1,5l de água ou chá sem adição de açúcar durante o dia.

A ingestão de sopa, fruta e produtos hortícolas é também uma boa estratégia para aumentar a hidratação, pois o seu teor em água é bastante significativo.

4. Regule o seu sono

regular o sono

Se veio das férias com os horários de sono completamente desregulados, aproveite este regresso ao trabalho e à rotina para colocar o sono em ordem.

Uma boa noite de sono é fundamental para um dia produtivo e bem passado. Para tal, durma cerca de 7-8h por noite, deitando-se e levantando-se cedo.

5. Arranje tempo para si e para fazer o que mais gosta

arranjar tempo para si

Estar de regresso ao trabalho não significa que tenha que passar a vida a trabalhar. Não se esqueça de arranjar tempo para os seus hobbies, nomeadamente a leitura, as idas ao cinema, os encontros com os amigos, os passeios, entre outros, pois ajudam a relaxar e a encarar a vida de forma mais positiva.

Como viu, voltar à rotina de forma fácil e saudável não é assim tão difícil. Siga os nossos conselhos e não deixe escapar esta campanha do Solinca!

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