As melhores vitaminas para o cabelo

As melhores vitaminas para o cabelo

As vitaminas essenciais para um cabelo saudável e nutrido.

Se deseja ter um cabelo bonito, saudável e brilhante, confira as principais vitaminas para o cabelo que deve incluir na sua alimentação diária.

O cabelo tem um papel importantíssimo na nossa aparência.

Para além de ser a moldura do rosto, contribui para a nossa autoestima. A cor, o estilo, o volume e a forma do cabelo podem tornar-nos mais atraentes e confiantes.

A alimentação desempenha um papel preponderante na saúde do cabelo. Sabia que os alimentos que habitualmente fazem parte das nossas refeições e a forma de comer influenciam a nossa saúde capilar?

Descubra aqui quais as melhores vitaminas para o cabelo.


Porque são tão necessárias?


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Todos os nutrientes são indispensáveis para o crescimento e saúde dos cabelos, mas as vitaminas desempenham um papel especial. Imprescindíveis para o correto funcionamento do organismo em geral e do couro cabeludo em particular, as vitaminas ajudam a manter o brilho dos seus fios e a prevenir a sua queda.

Em contrapartida, uma alimentação deficiente em determinadas vitaminas pode levar à perda do brilho, à quebra, queda e até interferir no crescimento do cabelo.

Todas as vitaminas para o cabelo desempenham um papel determinante, mas as do complexo B, são particularmente importantes, especialmente no que toca ao seu fortalecimento e, consequentemente, à prevenção da sua queda.



As 7 principais vitaminas para o cabelo


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Embora se possa tomar vitaminas para o cabelo através de suplementos alimentares que se apresentam sob a forma de cápsulas, comprimidos ou pós solúveis, a melhor forma de obtê-las é através da alimentação. 

Conheça de seguida algumas das vitaminas que devem estar presentes na sua alimentação e que vão ajudá-lo a manter um cabelo saudável, hidratado e com vida.



1. Ácido fólico


É, possivelmente, umas das mais importantes vitaminas para o cabelo. Também designada de vitamina B9, ajuda no crescimento e desenvolvimento  das células, tecidos e estruturas do organismo, inclusive o cabelo. Esta vitamina ajuda a retardar o aparecimento de cabelos brancos e a combater a sua queda.

Onde encontrá-la: vegetais de folha verde-escura, cenoura, frango, gema de ovo, levedura de cerveja.



2. Biotina


Conhecida por promover um cabelo forte, a biotina é uma vitamina hidrossolúvel, que faz parte das vitaminas do complexo B. Também designada por vitamina H, a biotina ajuda na produção de queratina, o componente principal da estrutura do cabelo, contribui para a manutenção de uma cabeleira mais saudável, aumentando a elasticidade dos fios, e ajuda a prevenir a sua queda.

Onde encontrá-la: gema de ovo, banana, farinha de soja, fígado, levedura de cerveja, nozes, aveia, sementes de girassol.



3. Vitamina A


A vitamina A é um conhecido antioxidante, também chamado de retinol. Ajuda a controlar a produção de sebo no couro cabeludo, prevenindo a oleosidade e a secagem do cabelo, bem como o seu enfraquecimento.

Onde encontrá-la: fígado, peixes oleosos, ovos, leite e seus derivados, cenoura, tomate. 



4. Vitamina B3


Popularmente chamada de Vitamina B3, a niacina tem como principal função converter as enzimas contidas nas proteínas, nos hidratos de carbono e nas gorduras em energia para o corpo. Esta vitamina ajuda a aumentar a circulação no couro cabeludo, ajudando na entrega dos nutrientes e estimulando o crescimento do cabelo.

Onde encontrá-la: frango, peru, atum, cavala, fígado, ovos.



5. Vitamina B5 


O ácido pantoténico, ou vitamina B5, é uma excelente vitamina para o cabelo, pois impede a queda prematura dos fios, estimula o seu crescimento e ajuda a manter a cor natural dos mesmos, prevenindo o aparecimento de cabelos brancos que surgem habitualmente com o envelhecimento.

Onde encontrá-la: cereais integrais, fígado, gema de ovo, brócolos, batata-doce, abacate, amendoim.



6. Vitamina C


Também conhecida por ácido ascórbico, a vitamina C é um poderoso antioxidante, atuando contra o envelhecimento celular. Ativa a produção de colagénio, uma substância que confere dureza aos tecidos, diminui o pH das madeixas e ajuda na absorção do ferro, um mineral que favorece a saúde do cabelo e das unhas. 

Onde encontrá-la: legumes de folha verde, tomate, mirtilos, manga e frutos cítricos como morangos, kiwi, laranja, limão.



7. Vitamina E


Outro antioxidante poderoso, a vitamina E combate os efeitos nocivos dos radicais livres. Além de prevenir os danos celulares causados pelos raios ultravioletas e retardar o envelhecimento, ajuda a circulação sanguínea, aumentando a absorção de oxigénio, que por sua vez auxilia o organismo na produção de cabelo novo.

Onde encontrá-la: óleo de girassol, óleo de soja, amêndoas, sementes, abacate.

 
 

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