9 Vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo

9 Vitaminas essenciais ao bom funcionamento do organismo

Descubra as funções destas 9 vitaminas essenciais para o seu organismo.

As vitaminas são fundamentais nos processos metabólicos do organismo. Conheça 9 a que deve estar atento e veja as melhores fontes alimentares para andar vitaminado!

As vitaminas são fundamentais para o bom funcionamento do nosso organismo. São elas que nos dão energia e são fundamentais para o desencadeamento de vários processos no nosso organismo, ao nível dos processos metabólicos.

Uma alimentação equilibrada pressupõe que os alimentos nos dão as vitaminas e os nutrientes necessários para garantir energia no dia-a-dia.

Falamos-lhe de seguida de 9 vitaminas que deve incluir na sua alimentação e os alimentos onde pode encontrá-las. 


 

9 vitaminas a que deve estar atento

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1. Vitamina A

A vitamina A é fundamental para a boa saúde dos olhos, da pele e do sistema imunológico. Pode encontrá-la nos latícinios, gema de ovo, brócolos, espinafres, cenoura, manga e em peixes gordos (sardinha, salmão…).

 

2. Vitamina D

Os raios de sol são a principal fonte de vitamina D. É assim que ela é sintetizada, quando a pele está exposta ao sol. É muito importante na absorção do cálcio e do fósforo e na saúde dos ossos e dentes. No entanto, também pode encontrá-la em alguns alimentos: peixes gordos, especialmente sardinha e salmão.

 

3. Vitamina K

A vitamina K é fundamental  para coagulação do sangue e também é importante na formação dos ossos. Pode ser encontrada em leguminosas (feijão, ervilhas…), batata e vegetais de folha verde escura.

 

4. Vitamina C

É fundamental para a boa saúde dos ossos, dentes e cartilagem. A vitamina C um excelente antioxidante e potencia a absorção de ferro. Citrinos, morango, manga, papaia, brócolos e agrião são alguns dos alimentos onde pode encontrar esta vitamina.  

 

5. Vitamina B1 (Tiamina)

Esta vitamina é importante para o funcionamento do cérebro e do coração. Pode ser encontrada na carne de porco, frutos gordos (amêndoas, nozes, avelãs) e nas leguminosas.

 

6. Vitamina B5 (Ácido Pantoténico)

O ácido pantoténico está envolvido na transformação de alimentos em energia. Pode ser encontrada nos cereais e derivados integrais, na gema de ovo, nozes e leguminosas.

 

7. Vitamina B8 (Biotina)

 É importante no metabolismo das proteínas e dos lípidos. É importante para a saúde do cabelo, pele e mucosas.

 

8. Vitamina B9 (Ácido fólico)

O ácido fólico é fulcral no desenvolvimento do sistema nervoso e da medula óssea. Também é fundamental para a formação dos glóbulos vermelhos e importantíssimo nos primeiros meses de gravidez. Cereais integrais, leguminosas, vegetais de folha verde fornecem esta vitamina ao nosso organismo.

 

9. Vitamina B12 (Cianocobalamina)

Esta vitamina é importante na formação dos glóbulos vermelhos. Também desempenha um papel importante no funcionamento do sistema nervoso. A vitamina B12 pode encontrar-se em alimentos de origem animal, como o fígado, leite, queijo, carne.


Uma alimentação equilibrada e variada faz com que consiga absorver o melhor de cada alimento. Vitamine-se!

 
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