Vitamina B12: uma vitamina fundamental

A vitamina B12 é necessária para assegurar o correto funcionamento e saúde do tecido nervoso, função cerebral e hemoglobina.

Vitamina B12: uma vitamina fundamental
Descubra a sua importância e quem apresenta mais risco de desenvolver deficiência desta vitamina.

A vitamina B12, ou cobalamina, é uma das vitaminas que fazem parte do conhecido complexo B.

Tal como todas as outras vitaminas deste grupo, é solúvel em água, o que significa que se dissolve na água e move-se por toda a corrente sanguínea.

O que faz a vitamina B12?


sistema nervoso e vitamina b12

A vitamina B12 desempenha um papel vital no normal funcionamento do cérebro e do sistema nervoso. Além disso, é fundamental na formação de eritrócitos e ajuda a sintetizar o DNA.

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É necessária no metabolismo de todas as células existentes no organismo e tem uma ação na síntese de ácidos gordos e na produção de energia. Ao ajudar o corpo a absorver ácido fólico, facilita a libertação de energia.

O corpo humano produz milhões de glóbulos vermelhos a cada minuto, mas sem esta vitamina, as células não se conseguem multiplicar corretamente.  A produção de glóbulos vermelhos diminui se os níveis de vitamina B12 foram reduzidos, e como resultado, acontece uma anemia. 

Onde podemos encontrar a vitamina B12?


ovos e vitamina b12

Esta vitamina é facilmente obtida em produtos animais, tal como a carne, o peixe, ovos, leite e derivados. Usualmente, não faz parte de alimentos vegetais.

As pessoas vegans não consomem qualquer tipo de produto animal, e por isso têm que recorrer a suplementos de vitamina B12 para evitar a deficiência do nutriente.

Atualmente, já se consegue verificar que existem alimentos fortalecidos nesta vitamina, nomeadamente leite de soja e cereais de pequeno-almoço.

> Saiba quais são os 5 alimentos com maior teor de vitamina B12 aqui.

Deficiência de vitamina B12


deficiência em vitamina b12

A deficiência de vitamina B12 pode resultar num dano irreversível e potencialmente perigoso, especialmente no que diz respeito ao sistema nervoso e função cerebral.

Um pequeno decréscimo nos níveis desta vitamina pode ser suficiente para que a pessoa se sinta mais deprimida que o normal, mais cansada e com problemas de memória e/ou confusão. Apesar dos sintomas, não é suficiente para diagnosticar uma deficiência.

Quando os níveis se apresentam muito baixos em crianças, os sintomas passam por movimentos anormais, tais como tremores faciais, dificuldade na alimentação, irritação e eventualmente problemas de crescimento, caso o problema não seja tratado.

Quem tem mais risco de desenvolver deficiência desta vitamina?


1. Vegans

dieta vegan e vitamina b12

Tal como foi referido acima, as pessoas que praticam uma dieta vegan não consomem qualquer tipo de produto animal.

Por esse motivo, são pessoas com um risco elevado de desenvolver deficiência de vitamina B12, especialmente durante a gravidez e a lactação.

> Veja mais aqui sobre a importância da vitamina B12 nos vegans.

2. Pessoas com anemia perniciosa

Uma doença auto-imune que afeta o sangue, apresenta igualmente um risco de deficiência.

Estes doentes não possuem fator intrínseco suficiente, uma substancia proteica do estômago que permite a absorção de vitamina b12 no organismo.

3. Em doenças como a gastrite, doença celíaca e doença inflamatória intestinal

doença celíaca

Doentes com as patologias acima referidas têm, à partida, uma absorção mais reduzida de nutrientes, pelo que a vitamina b12 está ai inserida também.

Muitas das vezes, o tratamento passa por injecções de vitamina B12, uma vez que os indivíduos com problemas de absorção de nutrientes não são capazes de absorver corretamente a vitamina B12 por via oral.

> Saiba mais aqui sobre a doença celíaca e gastrite.

4. Pessoas que foram submetidas a cirurgias de diminuição do intestino delgado

Ou que tenham problemas relacionados com o intestino delgado podem não ser capazes de absorver colabamina eficazmente.

Que quantidade de vitamina B12 se deve consumir?


De acordo com o National Institute of Health, dos Estados Unidos da América:

  • Indivíduos com idade superior a 14 anos: devem consumir 2,4 microgramas de vitamina B12 por dia;
  • Mulheres gravidas: devem consumir 2,6 microgramas por dia;
  • Mulheres em processo de lactação: 2,8 microgramas por dia.

O consumo excessivo não é toxico, ou pelo menos nunca se provou que o fosse.

Contudo, é sempre importante que antes de iniciar a suplementação desta vitamina haja aconselhamento médico.

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