Verrugas plantares: prevenção e tratamento

As verrugas plantares são verrugas comuns que afetam a planta dos pés. A maioria das pessoas terá uma em algum momento da vida.

Verrugas plantares: prevenção e tratamento
As verrugas plantares são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV).

Por norma, as verrugas plantares não ficam tão salientes como as verrugas na mão, em parte devido à pressão do caminhar que provoca o seu achatamento.

SINTOMAS DAS VERRUGAS PLANTARES


verrugas plantares dolorosas

As verrugas plantares podem ser extremamente dolorosas. Um dos primeiros sintomas notórios é precisamente a dor ao pressionar o pé enquanto anda.

A verruga pode surgir com cor amarelada, com uma crosta, ou mesmo com pontos pretos no meio.

Em média, as verrugas plantares são pequenas, do tamanho de uma borracha de lápis. No entanto, algumas verrugas crescem, podendo mesmo formar-se aglomerados.

DICAS PARA PREVENIR AS VERRUGAS PLANTARES


uso de chinelos na piscina

Para evitar uma verruga plantar, considere as seguintes dicas:

  • Proteger o pés em espaços partilhados, como piscinas, balneários ou dormitórios;
  • Mudar o calçado e meias diariamente, especialmente se tiver uma verruga plantar;
  • Manter os pés secos;
  • Manter a verruga coberta e lavar as mãos com frequência para evitar a transmissão do vírus a outras pessoas;
  • Questionar o médico acerca da possibilidade de ser vacinado contra o HPV.

Tal como é recomendável na prevenção de verrugas comuns, é também recomendável para as verrugas plantares não partilhar toalhas, calçado ou meias com alguém que tenha uma verruga plantar.

Para além disso, não deve raspar ou arrancar uma verruga plantar, uma vez que isso pode levar a que ela se espalhe para outras partes do corpo, e não tocar na verruga de outras pessoas, já que isso fará com que fique exposto ao vírus HPV.

COMO TRATAR AS VERRUGAS PLANTARES?


cremes e solucoes para tratamento

Em alguns casos, as verrugas plantares resolvem-se de forma espontânea e sem a necessidade de recorrer a nenhum tipo de tratamento, embora este processo possa demorar 1 a 2 anos. Outros casos podem exigir tratamento, além de que acelera o processo, ponto particularmente útil quando há dor. Os tratamentos incluem:

  • Creme ou soluções com ácido salicílico;
  • Crioterapia (usado para “congelar” a verruga);
  • Terapia laser;
  • Tratamento com óleos essenciais.

A maioria dos tratamentos para verrugas plantares demora várias semanas. O mais importante no tratamento de uma verruga é consistência. As verrugas plantares podem ser difíceis de eliminar e tendem a retornar, pelo que torna-se essencial seguir o plano de tratamento cuidadosamente.

QUAIS AS COMPLICAÇÕES DE NÃO TRATAR VERRUGAS PLANTARES?


ma postura a caminhar

Quando as verrugas plantares causam dor, pode ocorrer alteração na postura ou na marcha, mesmo sem se aperceber, de modo a evitar a dor causada quando esta está sobre pressão. Eventualmente, esta mudança pode causar desconforto muscular ou articular.

Durante o tratamento e de modo a evitar exatamente esta questão, é importante tentar usar sempre calçado confortável, sapatos bem acolchoados, como os desportivos que suportam uniformemente o pé e aliviam parte da pressão, ou então recorrer a palmilhas.

Veja também:

Farmacêutica Cátia Rocha Farmacêutica Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.