Velaterapia: queimar o cabelo para o fortalecer

Velaterapia: queimar o cabelo para o fortalecer

Conheça o tratamento que a vai livrar das pontas espigadas

A ponderar cortar uns centímetros de cabelo para se livrar das pontas espigadas? Há um novo método no mercado que não necessita de corte: a velaterapia.

A velaterapia tem dado muito que falar, principalmente porque não parece existir consenso entre cabeleireiros e dermatologistas, em relação aos benefícios do tratamento. 

Enquanto que os cabeleireiros defendem que queimar o cabelo ajuda a livrar-se das pontas espigadas, fortalecendo o cabelo e ajudando-o a tornar-se mais impermeável aos efeitos do brushing, os dermatologistas consideram a prática extremamente perigosa e pouco saudável. 

A verdade é que este procedimento não é uma novidade, pois diz-se que, em tempos, terá sido um dos rituais de beleza de Cleópatra. Interessada?

Informe-se acerca deste novo método e, se está interessada em livrar-se das suas pontas espigadas, não tente isto em casa. Procure sim um profissional qualificado para o fazer.

Velaterapia para se ver livre das pontas espigadas


O que é 

A velaterapia é um tratamento, tal como o nome indica, recorre à utilização de uma vela que queima as pontas espigadas, cauterizando o fio e, consequentemente, levando a que o cabelo cresça mais forte e encorpado. 

Se está com receio de ficar com o cabelo todo queimado, pode acalmar-se, pois a velaterapia queima apenas o cabelo danificado, isto é, as pontas espigadas.


Como funciona

A velaterapia é executada com a chama de uma vela. O cabeleireiro começa por enrolar alguns fios de cabelo secos e, agarrando nesse cabelo, passa a chama da vela, de cima para baixo, várias vezes. 

Os cabelos com pontas espigadas vão formar uma espécie de bolhas, que serão cortadas com tesoura, na segunda fase do processo. Para finalizar o tratamento, é dado um banho de creme ao cabelo, para que as vitaminas sejam repostas.

Tendo em conta que a técnica utilizada é, literalmente, à base de fogo, após o tratamento poderá sentir um ligeiro cheiro a queimado, mas é perfeitamente normal.


Duração do tratamento

Cada sessão de velaterapia deverá durar entre 1 a 3 horas, sendo indicado para qualquer pessoa com pontas espigadas, quer seja loira, morena ou ruiva.


Resultados

Quem já experimentou garante que o cabelo fica, de facto, forte e com maior densidade bem como mais sedoso e brilhante, e que o tratamento ajuda mesmo a regenerar as pontas espigadas.

Os resultados são tão bons que são já diversas as figuras públicas já se aventuraram a fazer este tratamento, nomeadamente os anjos da Victoria’s Secret Alessandra Ambrosio, Bárbara Fialho e Isabeli Fontana.


Cabeleireiros vs. Dermatologistas

Ainda que os resultados sejam, aparentemente, positivos e benéficos para o cabelo, não parece existir um consenso entre cabeleireiros e dermatologistas.

Enquanto que os cabeleireiros utilizam este tratamento como solução ideal para recuperar o cabelo, evitando assim o corte, os dermatologistas acreditam que cortes regulares, mesmo pequenos, podem fazer o cabelo crescer de forma mais rápida e saudável, em vez de pegar fogo ao cabelo, o que parece, obviamente, algo demasiado perigoso. 



Não se esqueça: esta é uma técnica que deve ser única e exclusivamente realizada por profissionais experientes. Nunca tente colocar em prática esta técnica em casa.



Veja também: