Crossfit: vantagens e desvantagens da sua prática

É uma das modalidades mais frequentadas nos ginásios, nos dias de hoje. Mas talvez pouco se saiba acerca das vantagens e desvantagens do crossfit. É uma metodologia de treino que assenta na execução de padrões variados de exercícios que visam a melhoria da condição física da pessoa, bem como a melhoria da composição corporal.

Crossfit: vantagens e desvantagens da sua prática
Atividade que poderá ser benéfica a algumas pessoas, dependendo do objetivo.

As vantagens e desvantagens do Crossfit são variadas mas esta modalidade consiste numa atividade que tem vindo a ganhar um crescente número de adeptos. Representa uma modalidade que assenta na realização de diversos movimentos funcionais em alta intensidade e curta duração.

É uma metodologia de treino que assenta na execução de padrões variados de exercícios que visam a melhoria da condição física da pessoa, bem como a melhoria da composição corporal, aliando diversos componentes como a força, potência, velocidade e resistência, tudo isto num curto espaço de tempo.

Contudo, como qualquer atividade, devemos ter em conta algumas vantagens e desvantagens do Crossfit, para que se consiga perceber para que tipo de pessoa o Crossfit será mais adequado.

Vantagens e desvantagens do Crossfit


Vantagens

vantagens e desvantagens do crossfit e mulher a fazer pesos

1 – Treino de alta intensidade: representa um treino intenso que trabalha diversas componentes, como a componente de força e cardiovascular.

2 – Treino curto: é um treino que pode ser realizado num curto espaço de tempo, não sendo necessário estar preocupado com planeamento, dado ser feito recorrendo a treinos predefinidos, o chamado Workout of the Day (WOD).

3 – Adaptável a diversas condições físicas, devendo ser salvaguardadas as corretas execuções e posturas para os praticantes que estejam a iniciar.

4 – Variedade: representa um tipo de treino variado, no qual dificilmente cai na rotina e aborrecimento de fazer sempre o mesmo.

5 – Competição saudável e espírito de equipa: o Crossfit leva a que haja uma competição saudável e uma busca pela superação, tentando fazer sempre tempos mais baixos nos treinos seguintes.

6 – Se corretamente executado, proporciona benefícios em termos de composição corporal, nomeadamente na redução da massa gorda.

Desvantagens

levantamento de pesos

1 – Extremamente exigente: por vezes a alta exigência dos treinos acaba por ser excessiva e pouco adequada a quem está a iniciar um programa de exercício físico.

2 – Alta incidência de lesões: devido à alta intensidade dos treinos, e aos exercícios serem maioritariamente realizados num curto espaço de tempo, a técnica por vezes é comprometida, havendo assim uma maior probabilidade no surgimento de lesões. Tal também se deve ao facto de muitos praticantes não terem fundamentos básicos de treino de força nem a devida consciência corporal, factos que irão aumentar substancialmente a probabilidade de erros técnicos e, consequentemente, de lesões.

3 – Pouco vantajoso para aumento de massa muscular: tal tem a ver com o facto de, para se potenciar o aumento de massa muscular, a mesma tem de estar sujeita a um tempo de contração de no mínimo 30 segundos (ideal 30 a 70 segundos). Sem este período de tempo, que deverá culminar em 8 a 12 repetições, o músculo não terá tempo de contração suficiente para que haja uma adaptação e consequentemente o processo de hipertrofia muscular ficará comprometido.

4 – Aumento da probabilidade do surgimento de rabdomiólise: esta condição, ocorre por uma lesão muscular onde os tecidos musculares se rompem e o conteúdo das células é libertado na corrente sanguínea. Uma das moléculas fruto dessa lesão, a mioglobina, é tóxica para os rins e pode causar insuficiência renal. Essa lesão ocorre no músculo esquelético, o qual é o músculo que movimenta o esqueleto e as articulações. Esse músculo é o mais usado e lesionado nos exercícios de alta intensidade como maratonas, culturismo, futebol, futebol americano, rugby, Crossfit e outros.

5 – Pouca personalização: sendo que os treinos são definidos para o dia através do já mencionado WOD, a vertente que aposta no princípio de individualidade (princípio no qual cada exercício e cada estímulo deverá ser adaptado a cada indivíduo), será comprometida.

Em suma


Foram neste artigo apresentadas algumas possíveis vantagens e desvantagens do Crossfit. Esta é uma modalidade dinâmica e benéfica que como qualquer outra atividade apresenta pontos a favor e pontos contra.

A palavra de ordem é bom senso, e os principais fatores a ter em conta na hora de decidir que tipo de atividade quer fazer, é a sua motivação, objetivos, estado de saúde e nível de treino.

Aconselhe-se devidamente com um profissional de saúde antes de iniciar a prática desta modalidade.

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Francisco Torres Francisco Torres

Francisco Torres é Personal Trainer, e trabalha actualmente no ginásio Fitness Hut de Linda-a-Velha. Licenciado em Ciências do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana e Mestre em Gestão do Desporto pela mesma Universidade, possui diversas especializações nomeadamente em Populações especiais e Exercício físico na gravidez e pós-parto, bem como uma Pós-Graduação em Nutrição Desportiva.