Treino em casa: 10 materiais indispensáveis a ter

Se está a pensar em implementar uma rotina de treino em casa, existem materiais que não pode deixar de considerar. Descubra aqui 10 absolutamente indispensáveis.

 Treino em casa: 10 materiais indispensáveis a ter
Do colchão aos pesos, tudo para realizar um treino rápido e eficaz.

Atualmente, quando se decide implementar uma rotina de treino em casa, já não é necessário prever um espaço bastante amplo para montar um ginásio.

Esqueça as passadeiras, as bicicletas fixas, as máquinas de musculação e outros equipamentos semelhantes: a ideia aqui é apostar no chamado treino funcional - ou seja, utilizar o mínimo de equipamento possível, tirando partido do peso do próprio corpo.

Porquê que esta é a solução ideal para quem pretende fazer o seu treino em casa? Primeiro, porque pode ser feito eficazmente em qualquer lugar; segundo, precisamente porque não envolve a chamada “maquinaria pesada”.

No entanto, para potenciar os exercícios, assegurando resultados tanto a nível de força, como de resistência, de seguida apresentamos 10 sugestões de materais indispensáveis a ter no seu pequeno ginásio.
 

Os 10 materiais indispensáveis para treinar em casa



1. Colchão ou tapete tipo Yoga

 
Este  objeto é absolutamente essencial para quem deseja treinar em casa. Afinal, quando se fazem exercícios como flexões, abdominais, alongamentos, pranchas, etc., tem de se assegurar algum conforto. Se se deitar diretamente no chão, não só vai ficar incómodo, como pode ainda acabar com lesões desnecessárias.  
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.



2. Corda de saltar


Este objeto é perfeito para realizar a sua componente de treino cardiovascular, uma vez que não só acelera o ritmo cardíaco, potenciando a coordenação e a habilidade física, como ainda acrescenta  uma variável pliométrica, que assegura a força de pernas.

A cereja no topo do bolo é que a corda é muito fácil de usar, prática e barata, além de se arrumar em qualquer sítio.

 

3. Saco de boxe com base


Esta é uma peça clássica do treino em casa e, se não aprecia muito saltar à corda, pode ser a solução ideal para si. Além de não serem demasiado dispendiosos, os sacos são bastante duráveis e, sobretudo neste caso da versão com base, podem ser facilmente arrumados. Por fim, este equipamento permite realizar uma série de movimentos que, além de despenderem muita energia, ainda o ajudam a preparar-se para as lutas diárias!

 

4. Bola suíça ou bola de exercício


Este objeto, além de muito barato, pode ser utilizado em inúmeros exercícios de força previstos no treino funcional: agachamentos, flexões, ponte, prancha, etc.  A bola suíça trabalha a estabilidade e mobilidade corporais, além de potenciar o trabalho e força muscular, obrigando o corpo a manter-se equilibrado. 

 

5. Elásticos de tonificação


Estes elásticos são a ferramenta ideal para um treino em casa: extremamente acessíveis e portáteis, asseguram ainda uma ampla variedade de exercícios de resistência, que constituem uma alternativa leve ao levantamento de peso e permitem trabalhar os principais grupos musculares. Por norma, são vendidos em packs de cores diferentes, cada uma com um nível de dificuldade.

 

6. Fitas de treino em suspensão


A marca mais conhecida destas fitas em suspensão é a TRX, desenvolvida por um Navy SEAL, para poder treinar em qualquer lugar e sempre que quisesse. Além de práticas, uma vez que pode pendurá-las na porta e arrumá-las facilmente, são também muito versáteis e eficazes, possibilitando uma série de exercícios que focam todos os grupos musculares e cujo nível de resistência pode ser ajustado.

 

7. Barra de elevações


Como o próprio nome indica, trata-se de uma barra que pode ser pendurada na parede ou porta, e é utilizada para fazer uma série de diferentes elevações. Trata-se ainda, sem dúvida, do objeto mais eficaz para trabalhar o tronco, das costas aos braços e ombros. 

 

8. Caneleiras


No que toca ao treino em casa, não podiam falhar estes acessórios, que funcionam como carga externa para os inúmeros exercícios de treino funcional focados nos membros inferiores – ajudam sobretudo a tonificar pernas e glúteos. O objetivo da sua utilização é mesmo intensificar a potência de cada exercício.

 

9. Halteres ajustáveis


A ideia é que os acessórios recomendados não ocupem demasiado espaço em sua casa. Assim, em vez dos habituais halteres fixos, cujo peso já se encontra estabelecido e exigem que se tenha um suporte e vários unidades diferentes, sugerimos os halteres ajustáveis, que disponibilizam vários pesos numa só barra, para que possa ajustar a intensidade do exercício enquanto treina.

 

10. Roda de abdominais


Não havendo disponibilidade para adquirir uma enorme máquina de abdominais, a roda pode assegurar-lhe um novo nível de treino. Este objeto é disponibilizado numa série de versões e níveis de intensidade, que vão ajudá-lo a conseguir uns abdominais duros como o aço.


Esperamos que tenha ficado entusiasmado com as nossas sugestões de equipamentos perfeitos para dar início ao seu treino em casa. Se não puder investir em todos de uma só vez, comece com aqueles com que mais se identifica, e vá construindo o seu pequeno ginásio, aos poucos.

Bons treinos!
 
Receba aqui o seu plano de treinos!
 

Veja também:

Ler mais