Porque deve escolher um treino de Tabata para perder peso?

Porque deve escolher um treino de Tabata para perder peso?

Descubra como apenas quatro minutos o podem ajudar a perder peso.

O método Tabata está a dar o que falar e pelas melhores razões. Não vai ser difícil perceber o porquê de o dever incluir nos seus treinos diários!

O método Tabata está nas “bocas do mundo” e tudo porque promete revolucionar os seus treinos. Não acredita?

Então e se lhe dissermos que uma das modalidades deste método ocupa apenas quatro minutos (sim, isso mesmo, quatro minutos apenas) e vai aumentar a sua força e resistência? E as vantagens não se ficam por aqui. Um treino de Tabata pode também ser a resposta ideal para perder peso. Ora veja:


O que é o treino Tabata?


  Desenvolvido no Japão, por Izumi Tabata, o método Tabata é um treino de alta intensidade (nada mais, nada menos que um HIIT - high intensity interval training), que trabalha as capacidades aeróbias e anaeróbias dos atletas, acelerando o metabolismo.

A ideia inicial do treino consistia em 20 segundos de exercício físico intenso (exercícios tão simples como corrida, abdominais, agachamentos ou flexões, por exemplo), intervalados com 10 segundos de descanso, sendo o processo repetido oito vezes, um método que permitia queimar gordura mesmo depois de terminar o treino.

 No entanto, atualmente o método foi aprofundado e existem já treinos com a duração de 20 minutos.
 

Porque ajuda a perder peso?


 
Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Simples. Por ser um treino curto e de alta intensidade, contribui (entre outras coisas) para melhorar a sua capacidade cardíaca e acelerar o seu metabolismo, contribuindo assim para a eliminação de gordura.

O segredo está na intensidade do treino. Ou seja, ao contrário da maioria dos treinos intensivos, o método Tabata não possibilita – nos curtos 10 segundos de pausa – uma recuperação completa entre os vários exercícios ou séries de exercícios o que fomenta a perda de gordura.

E foi aqui que Izumi Tabata e a sua equipa marcaram pela diferença, já que o método acelera o metabolismo e a frequência cardíaca, obrigando o corpo a adaptar-se e a consumir mais energia, logo a queimar calorias.

Mas as vantagens não se ficam por aqui. Caso não saiba com um treino de Tabata (de apenas quatro minutos) pode queimar mais calorias do que com 30 minutos de corrida. Impressionante? Sem dúvida. Mas ainda há mais.

É que além este desgaste mantém-se mesmo depois de finalizado o treino. Como já deve ter percebido, o método Tabata não só é uma boa opção para ficar em forma, mas também para perder esse peso indesejado e não admira que a modalidade seja cada vez mais procurada por pessoas que pretendem emagrecer.

O acompanhamento profissional é sempre indicado para este tipo de treino, mas – depois de devidamente aconselhado por um instrutor – pode fazer o seu treino em casa e a custo zero, basta para isso aceder ao canal Tabata Official, no YouTube, e aceder a planos de treino e dicas úteis.
  
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja também: