Treino de ginásio para tonificar a barriga: 4 exercícios eficazes

O abdominal é um músculo que todos desejam ver tonificado e, por essa mesma razão, selecionamos um treino de ginásio para tonificar a barriga e fortalecer este músculo.

Treino de ginásio para tonificar a barriga: 4 exercícios eficazes
Exercícios de abdominal para tonificar a barriga.

Um treino de ginásio para tonificar a barriga vai muito além da parte estética. Os músculos abdominais são dos mais importantes, sendo uma das principais funções a estabilização do tronco para uma boa postura.

O abdómen funciona como suporte e é solicitado tanto em movimentos diários como em diversos exercícios que não são específicos para esta região, como é o caso do agachamento, flexões, etc. Portanto, é importante a realização de exercícios específicos para fortalecer o abdominal, sempre com prévia indicação e ajuda de um profissional da área. No No Solinca por apenas 3,99€ por semana poderá ter a ajuda necessária para atingir o seu objetivo. Saiba como aqui.

Treino de ginásio para tonificar a barriga


1. Jackniff

treino de ginasio para tonificar a barriga e mulher a fazer jackniff


– Execução –

  1. Deite-se de costas para baixo no chão;
  2. Estenda os braços para trás ao lado das orelhas;
  3. Estenda e junte as pernas;
  4. Inicie o movimento com as pernas estendidas, levante as pernas para cima e tente tocar com as mãos nos pés elevando também o tronco ao mesmo tempo que também levanta as pernas, tendo apenas o apoio da zona lombar;
  5. Inverta o movimento descendo as pernas ao mesmo tempo que desce o tronco e os braços para trás, tentando manter sempre os braços ao lado das orelhas e o abdominal sempre contraindo, senão conseguir um bom controle abdominal este exercício efetuado incorretamente será lesivo para as suas costas.
  6. Repita o exercício 5 vezes 10-15 repetições para cada lado.

2. Abdominal com roda (Power wheel roll)

Mulher a executar abdominal com roda

– Execução –

  1. De joelhos apoiados no colchão, agarre a roda com as mãos alinhadas com os seus ombros, ou uma barra com discos ou dois halteres;
  2. Vá deslocando a roda para a sua frente ao mesmo tempo que vai descendo o corpo como um todo, para uma posição horizontal sempre paralelo ao chão;
  3. Volte para retomar à posição inicial e repetir.
  4. Realize 4 séries de 20 repetições.

3. Abdominal com corda na polia

executar abdominal com corda na polia

– Execução –

  1. Aqui o movimento é feito no aparelho com polia alta.
  2. Ajoelhado de costas para o aparelho;
  3. Segurar a corda com as mãos atrás e acima da cabeça;
  4. Levar o tronco em direção ao chão flectindo o quadril, os cotovelos vão em direção ás coxas, voltando à posição inicial para repetir o movimento;
  5. Realize 3 séries de 15 repetições.

Nota: O exercício também pode ser feito de frente para a polia realizando o mesmo movimento.

4. Abdominal sentado na máquina sem apoio das pernas

homem a executar abdominal sentado na máquina sem apoio das pernas

– Execução –

  1. Sente-se no aparelho apoiando as costas no banco da máquina;
  2. Coloque as “alças” da máquina apoiadas no deltóide anterior, no começo dos ombros e segure com as mãos;
  3. Desça o tronco e suba as pernas ao mesmo tempo (as pernas ficam soltas para aumentar a dificuldade), com a força dos músculos abdominais;
  4. Aproxime os cotovelos e os joelhos o máximo que conseguir, arredondando as costas;
  5. Segure o músculo contraído por um instante e volte lentamente para a posição inicial;
  6. Concentre o esforço nos músculos abdominais, os braços e as pernas apenas devem acompanhar o movimento.
  7. Realize 4 séries de 15 repetições.

Este treino de ginásio para tonificar a barriga pode ser a sua estreia no “six pack” no entanto, a execução técnica tem que ser a ideal sob pena de causar descompensações e provocar  lesões. Por isso, aconselhe-se sempre junto de um profissional da área.

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