Treino com resistência: obrigatório!

Treino com resistência, treino com peso corporal, elástico, bolas, treino com os filhos... o ideal é que treine sempre, sem desculpas e com a máxima motivação.

Treino com resistência: obrigatório!
Treino com resistência é o mesmo que falar em treino com carga.

O treino com resistência é o princípio base de um treino. Até o treino com peso corporal é feito com resistência, que neste caso a resistência é o peso do corpo, mas podendo também ser uma resistência externa como elásticos, bolas medicinais, fitball, halter, kettelbell, etc.

O treino com resistência é crucial para o aumento ou pelo menos a manutenção da massa muscular, que tende a decrescer com a idade.

Normalmente a partir dos 40 anos ocorre o decréscimo de massa muscular que vai atenuando de ano para ano e podendo levantar a complicações associadas como, lesões musculo-esqueléticas, fraturas, sarcopenia (perda excessiva e involuntária de massa muscular), problemas coronários, obesidade, entre outras e o treino pode ser o medicamento certo, tanto na prevenção como para tentar controlar alguns problemas de saúde.

O treino com resistência pode e deve ser realizado por todos, desde que prescrito, seguindo o princípio da individualidade. Cada caso é um caso e para cada um deverá ser prescrito um plano de treino adequado tendo em conta o histórico de treino, a anamnese com factores de risco ou limitações, a disponibilidade e objetivos, visando sempre melhorar a saúde e consequentemente a componente estética.

Treino com resistência: um papel importante


treino com resistencia

O treino com resistência tem um papel importante no condicionamento físico geral, na performance desportiva, na prevenção de lesões, na reabilitação de lesões, e no aumento da massa muscular.

Para se chegar aos objetivos desejados existem diversos métodos e formas de treino, seja na rua, no ginásio ou em casa, seja com o peso do corpo ou com halteres ou máquinas do ginásio.

O treino com resistência está ao alcance de todos, a menos que hajam limitações físicas.

Existem vários métodos de treino desde treino de força, treino de resistência, potência e o método de treino tem de ser selecionado perante a fase em que o indivíduo se encontra, sendo fundamental no processo de treino, pois é através dele que se utilizam exercícios específicos em busca dos resultados desejados, sejam na recuperação de uma lesão, perda de peso ou aumento da massa muscular.

Benefícios do treino com resistência


resistencia

O treino desenvolve várias capacidades estruturais e funcionais do corpo humano:

  • Força;
  • Equilíbrio;
  • Coordenação;
  • Resistência;
  • Mobilidade;
  • Estimula a potência;
  • Diminuição da gordura;
  • Prevenção de lesões.

 

Exercício físico não é atividade física


É crucial que faça exercício físico e não apenas atividade física.

É muito comum as pessoas confundirem atividade física com exercício físico, no entanto são conceitos completamente diferentes, vejamos:

1. Atividade física

É qualquer movimento corporal produzido pelo músculo esquelético que resulta num pequeno aumento do gasto calórico acima do de repouso por exemplo, uma caminhada para ir comprar pão, cortar a relva, caminhar do quarto para a sala, são basicamente os movimentos que temos de fazer no dia-a-dia para realizar as tarefas diárias.

2. Exercício físico

É uma atividade que consiste em realizar movimentos corporais programados, estruturados e realizados sistematicamente, de acordo com a individualidade de cada um e que visam melhorar o condicionamento físico, seja ele perder peso, prevenção de lesões, prevenção de doenças crônicas metabólicas e que vão melhorar o sistema cardiovascular, aumentar a resistência à insulina, controlo do colesterol, aumento da massa muscular e melhorar a funcionalidade de movimentos diários.

Portanto, atividade física é benéfica mas não é exercício físico. Ter uma vida ativa é bom conciliando com exercício físico adequado e planeado para si, visando melhorar a sua qualidade de vida.

Em suma


Como já foi referido são inúmeros os benefícios do exercício físico e neste caso de treino com resistência, que pode fazer em casa com o seu peso corporal ou comprar algum material simples e fazer exercício em casa.

O simples caminhar, senão está habituado a fazê-lo, pode ser o início do exercício físico para si, correr, correr na praia (a areia provoca muita resistência), ginásio, o ideal é que consiga realizar treino com resistência de forma a que trabalhe ´todos os grupos musculares!

Opções não faltam, as desculpas não devem ser superiores quando se trata de saúde, qualidade de vida, energia e o estado de prazer que terá no final do treino. O fator saúde deve estar no topo da lista de tarefas diárias.

Treine! Faça exercício! 

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PT Sara Tomás PT Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.