6 Formas de tratamento da dor ciática para alívio dos sintomas

O tratamento da dor ciática pode ser feito através do recurso a medicação, fisioterapia ou cirurgia, entre outros possíveis. Se sofre deste problema, experimente as opções que propomos.

6 Formas de tratamento da dor ciática para alívio dos sintomas
O tratamento mais indicado depende da intensidade da dor.

A dor ciática tem como origem a irritação ou compressão das raízes do nervo ciático ou outro tipo de lesão no mesmo. Isto pode acontecer na coluna lombar, quando existe algum tipo de compressão sobre o nervo ciático, causada por uma hérnia discal, um tumor ou outro tipo de lesão.

Este problema pode surgir em vários locais. A região glútea posterior, a face lateral da coxa e perna e o hálux são os locais mais acometidos pela dor ciática.

O tratamento da dor ciática pode ser feito com recurso a vários meios. O tratamento aplicado depende da intensidade da dor.

Como pode ser feito o tratamento da dor ciática


O tratamento da dor ciática pode ser feito através de vários meios: com recurso a medicação, exercício físico, massagens, fisioterapia, terapias alternativas ou, em último caso, através de cirurgia.

1. Repouso

tratamento da dor ciatica e descanso diario

O repouso no leito é a primeira medida a ser tomada para aliviar a dor ciática.

2. Medicamentos

medicacao para as dores

Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor ciática são analgésicos e anti-inflamatórios, para aliviar a dor e diminuir a inflamação. Os relaxantes musculares também apresentam benefícios no tratamento deste problema.

3. Exercício físico

aula de pilates

A realização de exercício físico ligeiro é benéfico para o tratamento da dor ciática. Numa fase inicial, os exercícios de alongamento são os mais recomendados.

À medida que a dor for diminuindo de intensidade, podem começar a ser realizados exercícios de fortalecimento muscular. Exercícios de pilates são uma ótima opção para o tratamento da dor ciática uma vez que fortalecem a musculatura da coluna e abdómen.

4. Fisioterapia

fisioterapia as costas

A fisioterapia é recomendada na maior parte dos casos para tratamento da inflamação e compressão do nervo ciático. Nas sessões de fisioterapia são utilizados aparelhos que aliviam a dor e a inflamação, são realizados exercícios de alongamento e fortalecimento e técnicas manuais para mobilizar o membro inferior afetado, de forma a promover a circulação sanguínea para o nervo ciático e normalizar a tonicidade muscular do glúteo e perna.

A aplicação de calor localizado sobre a zona afetada e também é, normalmente, realizada durante as sessões de fisioterapia.

Existem casos em que a dor ciática está associada a uma má postura. Neste casos, o fisioterapeuta pode recomendar a realização de Reeducação Postural Global (RPG). Este tratamento tem como objetivo a correção da postura e alongamento dos músculos envolvidos na alteração postural.

5. Terapias alternativas

mulher a fazer acupuntura

Para além dos tratamentos tradicionais, existem outras opções que podem complementar o tratamento da dor ciática. As terapias alternativas incluem a acupuntura e a reflexologia para alivio da dor e desconforto. A osteopatia também é uma boa forma de aliviar a dor ciática, uma vez que trata a escoliose, a hiperlordose e a hérnia discal, que estão na sua origem.

6. Cirurgia

bloco operatorio

A cirurgia é o tratamento da dor ciática mais indicado quando a dor é de grande intensidade e não cede às medidas anteriormente referidas e se houver diminuição da força muscular ou dormência persistente num dos membros.

O objetivo da cirurgia é corrigir a origem da compressão do nervo ciático. A causa mais comum é a hérnia discal e a cirurgia consiste na sua remoção e do disco intervertebral que está a provocar a compressão do nervo.

Como pode ser prevenida a dor ciática?


alongamento as pernas e a coluna

Devemos ter cuidados com a coluna vertebral permanentemente, evitando sobrecarregá-la e fazendo treino muscular para adotar posturas corretas, quer seja em repouso ou em movimento.

Para prevenir uma crise de dor ciática devem ser tidas em conta as seguintes recomendações:

  • Fazer regularmente alongamentos dos músculos das pernas e da coluna;
  • Evitar o sedentarismo e praticar exercício físico regularmente para fortalecer e alongar os músculos;
  • Adotar uma postura correta da coluna vertebral nas várias posições;
  • Manter o peso ideal de acordo com a estatura;
  • Evitar sobrecarregar a coluna com pesos excessivos.

Veja também:

Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.