Tratamento da acne: como escolher o melhor?

A acne manifesta-se através da presença de comedões (pontos negros) e borbulhas. Pode assumir várias formas. Em todos os casos, o tratamento da acne é indispensável.

Tratamento da acne: como escolher o melhor?
A utilização de cuidados específicos seborreguladores é essencial no tratamento da acne.

Hoje iremos abordar alguns tratamentos da acne indispensáveis para o seu dia a dia.

Existem diversos tipos de acne. Pode traduzir-se inicialmente pelo aparecimento de simples comedões (pontos negros e pontos brancos), tratando-se neste caso de acne retencional. Pode fazer-se acompanhar de borbulhas e lesões mais significativas.

Num meio privado de oxigénio, uma bactéria naturalmente presente na pele (chamada P. acnes) poderá proliferar e criar substâncias inflamatórias, que se expandem para as camadas subjacentes – acne inflamatória.

Em geral, estes dois tipos de acne coexistem, designando-se de acne misto, que afeta perto de 60% dos pacientes com acne.

TRATAMENTO DA ACNE: SUAVIDADE ACIMA DE TUDO


tratamento da acne e limpeza facial

Para vencer a acne, deve privilegiar-se a suavidade e adotar 5 regras diárias indispensáveis:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  1. Limpar bem a pele com um produto suave específico para a pele oleosa;
  2. Utilizar diariamente um cuidado hidratante, a verdadeira solução para o sucesso do tratamento;
  3. Adotar produtos específicos para a pele oleosa e maquilhagem não comedogénica (que não potencie e formação de comedões, vulgarmente conhecidos como pontos negros);
  4. Proteger a pele do Sol, que, contrariamente ao pensamento geral, o sol é, de facto, um falso amigo do tratamento da acne;
  5. Não rebentar as borbulhas. Este procedimento vai agravar o processo inflamatório e atrasar a cicatrização.

 

LIMPEZADA PELE: PELE OLEOSA REQUER UMA ATENÇÃO ESPECIAL


A pele reage sempre ao inverso do que é desejado: quanto mais vigorosamente se tenta retirar o sebo, mais a pele produz para o substituir.

Recomenda-se a utilização de produtos especialmente concebidos para não serem demasiado agressivos. Água micelar ou gel para enxaguar adequados para o tratamento da acne são indispensáveis.

A limpeza noturna também deve ser feita com suavidade. Além disso, a superfície da pele oleosa descama com frequência, dando origem a uma dermite seborreica na zona central do rosto. É altamente recomendado a utilização de produtos concebidos especificamente para este tipo de pele.

Devem ser aplicados dermocosméticos de fase aquosa para não exacerbar o nível de oleosidade e selecionados produtos hidratantes com ação matificante, para suavizar o efeito de brilho da pele.

TRATAMENTO DA ACNE: QUE PRODUTO ESCOLHER NUMA GAMA ADAPTADA À PELE COM ACNE


tratamento da acne e produtos a escolher

As marcas dermatologicamente testadas e com produtos em que estão cientificamente provados os seus benefícios no tratamento da acne estão fundamentalmente disponíveis em farmácias.

Cada marca tem uma gama que garante uma solução dermatológica a cada perfil de pele oleosa.

  • Se tem a pele com um aspeto brilhante e com oleosidade visível, com especial relevância para a zona T (formada por testa, nariz e queixo) – Cuidado matificante que reduz o tamanho dos poros e o fluxo de sebo. Prolonga a maticidade, ou seja, a ausência de oleosidade;
  •  Se tem borbulhas que ficam facilmente vermelhas, com um aspeto inflamado – Cuidado Anti-inflamatório que limpa em profundidade as imperfeições e previne as marcas residuais;
  • Se tem os poros obstruídos, pontos negros e o grão de pele com textura irregular Cuidado queratolítico e seborregulador que reduz eficazmente os poros e limita o aparecimento de novas imperfeições;
  • Se está a realizar tratamentos deslipidantes com recurso a comprimidos como a isotretinoína, indicada para o tratamento da acne grave – Cuidado com ativos hidaratantes e calmantes adaptados a uma pele seca e fragilizada por tratamentos, que proporciona um conforto imediato e duradouro.

Principalmente no Verão é ainda essencial a utilização de um protetor solar com índice elevado (30 a 50) que assegure uma proteção solar eficaz com propriedades adaptadas à pele mista a oleosa.

Existem ainda cuidados localizados como pastas purificantes à base de argila verde que aceleram o processo de eliminação das borbulhas para o seu rápido desaparecimento. Também os sticks corretores são bastante úteis pois disfarçam a imperfeição e conferem uma ação calmante e purificante.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.