Tratamento caseiro para o Herpes Labial: curar e disfarçar a lesão

O herpes labial é uma doença muito comum e igualmente incómoda. O tratamento caseiro para o herpes labial pode ser muito útil para curar e disfarçar a lesão.

Tratamento caseiro para o Herpes Labial: curar e disfarçar a lesão
Descubra quais os melhores tratamentos caseiros para o herpes labial.

A primeira infecção pelo herpes labial é normalmente adquirida entre a infância e o final da adolescência. Permanece em estado de latência no nosso organismo, até ser reativado.

O facto de existir um tratamento caseiro para o herpes labial a que pudesse recorrer de imediato seria ótimo, especialmente quando somos apanhados desprevenidos e aparece nas piores alturas possíveis.

As boas notícias é que, sim, existem tais tratamentos. Existem diferentes alternativas que ajudarão a aliviar os sintomas e os incómodos que isso pode causar.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO HERPES LABIAL?


tratamento para o herpes labial e manifestacoes no labio

Os sintomas surgem 1 a 3 semanas após o contágio e, se devidamente tratados, desaparecem ao fim de 7 a 10 dias.

Os sintomas de um episódio recorrente podem incluir:

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

  • Bolhas ou feridas na boca, lábios, língua, nariz ou gengivas;
  • Dor com sensação de queimação em torno das bolhas;
  • Formigueiro ou prurido (comichão) perto dos lábios;
  • Surtos de várias bolhas pequenas que crescem juntas e podem estar vermelhas e inflamadas.

Aproximadamente 80% das pessoas está infetada pelo vírus, sendo que 20% sofre de surtos regulares de herpes labial, tendo 2 a 3 surtos por ano. Homens e mulheres têm a mesma probabilidade de sofrer de herpes labial, em qualquer idade. Mesmo sendo comum, o herpes labial pode ser muito desconfortável.

COMO TRATAR O HERPES LABIAL DE FORMA NATURAL?


Antes de fazer qualquer tratamento natural, é recomendável limpar muito bem a região afetada com água e um sabão antisséptico para evitar que o vírus se propague.

Gelo

gelo para tratamento do herpes labial

Na primeira sensação de inchaço ou formigueiro na região dos lábios, recomenda-se aplicar de imediato gelo na área lesada. O gelo não deve ser aplicado diretamente na pele, devido ao risco de queimadura, pelo que envolver num pano ou adquirir sacos apropriados é recomendável..

Este é o tratamento caseiro para o herpes labial a que todos podemos recorrer logo desde o inicio e muito eficaz no tratamento deste.

Alho

dentes e cabecas de alho

O alho tem naturalmente propriedades antivíricas. Reforce a ingestão na alimentação ou opte por suplementos alimentares à base de alho.

Chá preto

cha preto em chavena branca

Para aliviar a dor e acelerar o processo de cura do herpes labial, poderá colocar uma compressa de chá preto sobre a região afetada.

Aloé vera

aloe vera aberto

A aloé vera tem reconhecidas propriedades calmantes, além disso irá ajudar no processo de cicatrização da lesão e ajudar a evitar a formação de crosta.

Limão

limoes cortados

O limão tem propriedades desinfetantes e antissépticas que ajudarão a combater o vírus do herpes labial, para isto poderá aplicar cerca de 4 gotas de limão sobre a bolha 3 vezes por dia.

Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sodio

Este é um tratamento caseiro para o herpes labial muito antigo e usado para tratar feridas e bolhas.

Aplique o bicarbonato de sódio diretamente nas áreas onde sente o formigueiro, pois irá ajudar a manter a área infetada seca e contribuir para uma cicatrização mais rápida. Para a sua aplicação, poderá usar-se uma boa de algodão.

O PAPEL DA LISINA E DA ARGININA


A arginina é prejudicial no processo de cura do herpes labial. Para tal, suspenda os alimentos com componentes de arginina, pois este componente é um aminoácido essencial para o metabolismo do vírus do herpes e prolongará a sua presença em nosso organismo. Entre os alimentos com alto teor deste componente encontramos: o chocolate, ervilhas, amendoim, gelatina, nozes e cerveja.

A lisina, por outro lado, é benéfica no tratamento caseiro para o herpes labial. A lisina ajuda a reduzir a multiplicação do vírus e, com isso, reduz a frequência e a gravidade do aparecimento das lesões causadas pelo herpes. A lisina tem reconhecidas propriedades antivirais e é recomendada como inibidor do vírus do herpes. Para tal, deve recorrer aos seguintes alimentos: carnes, peixes, leites e derivados, feijão, abacate e todos os legumes em geral.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.