Transplante capilar: tudo o que precisa de saber

Se tem queda ou falta de cabelo, o transplante capilar pode ser uma boa solução. Saiba em que consiste e se é um candidato a este procedimento.

Transplante capilar: tudo o que precisa de saber
Uma solução para queda ou falta de cabelo

O transplante capilar consiste na redistribuição e recolocação dos folículos existentes na zona da nuca e laterais, com o objetivo de fazer com que o cabelo volte a crescer em áreas onde já tinha desaparecido.

Na realidade, com um transplante capilar não se engrossam nem se criam novos cabelos, somente se muda a sua localização na cabeça.

Este procedimento revela-se na grande maioria dos casos como bem-sucedido, na medida em que os folículos transplantados retêm a resistência genética à calvície, vão continuar a viver durante toda a vida e o seu ritmo de crescimento irá manter-se inalterado.

Ao contrário do que pode acontecer com qualquer outro transplante, aqui não há qualquer risco de rejeição, quando os cabelos transplantados são os do próprio paciente.


Transplante capilar: quando é necessário?


alopecia
O transplante capilar pode ser a resposta a alguns problemas de saúde, como calvície, alopecia e queda de cabelo, que podem ser provocados por diversos motivos:
 
Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.
  • Causas naturais;
  • Idade e herança genética;
  • Problemas hormonais;
  • Decorrentes de algum acidente ou episódio traumático;
  • Efeitos secundários de medicamentos;
  • Febre alta;
  • Questão neuropsicológica;
  • Decorrente de alguma ingestão ou contacto tóxico;
  • Deficit nutricional;
  • Doença dermatológica;
  • Tratamento do cabelo mal orientado.


Cirurgia de transplante capilar: como funciona?


transplante capilar cirurgias
Esta cirurgia deve ser considerada como um recurso para melhorar o aspeto físico de pacientes descontentes com a sua imagem por causa da perda de cabelo.

O paciente deve ser realista nas suas expetativas e deve considerar que para conseguir uma mudança radical de imagem depende de vários fatores, nomeadamente a qualidade do cabelo que vai ser transplantado e a experiência da equipa que vai realizar o transplante.

Por isso, é conveniente informar-se sobre a equipa que irá fazer esta intervenção, a percentagem de sucesso e avaliar a confiança que sente na mesma. 


Etapa 1 – a cirurgia

Em primeiro lugar deve-se isolar uma área dadora de onde são apanhados os folículos e que geralmente corresponde a uma zona de couro cabeludo da região occipital.

Depois, os folículos são isolados e implantados na área recetora. Habitualmente são feitos micro implantes de 1-3 cabelos e mini implantes de 4-6 cabelos.
 
 


Etapa 2 - anestesia

Esta cirurgia pode ser feita sem problemas com anestesia local, mas, em casos de pessoas nervosas ou ansiosas, poderá ser ponderada a utilização de sedação. 

 


Etapa 3 - resultados

Os resultados obtidos após o transplante capilar surgem logo nos primeiros meses, altura em que notará o cabelo a aparecer.

À medida que o cabelo for crescendo, poderá ver a zona transplantada novamente preenchida. Pode ser necessário fazer mais alguma sessão. 


O transplante capilar permite restaurar também pelo noutras zonas que não o couro cabeludo, nomeadamente na área das sobrancelhas ou em cicatrizes na zona do rosto, onde exista barba. 

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

 

Veja também:

Ler mais