Como escolher os melhores tipos de panela para cozinhar

Saber quais os melhores tipos de panela para cozinhar ajuda a confeccionar refeições mais saborosas.

Como escolher os melhores tipos de panela para cozinhar
Diferentes materiais agem de forma diferente na confeção.

Alguma vez se questionou sobre os melhores tipos de panela para cozinhar os alimentos?

Talvez a resposta seja não. A verdade é que estamos habituados a ler receitas de variadíssimas formas sem sequer questionar qual o melhor utensílio para que os alimentos vejam as suas propriedades enaltecidas.

Hoje em dia, existe uma variedade de materiais que a escolha pode ser difícil e saber qual delas é a melhor torna-se um verdadeiro bicho de sete-cabeças. Para saber escolher a melhor opção entre tipos de panela para cozinhar, é necessário que se tenha alguns pontos acentes, sendo alguns dos principais a verdadeira necessidade na cozinha e o preço que estamos dispostos a pagar por um utensílio deste género.

Fique connosco e descubra quais os materiais existentes e de que forma influenciam a cozedura dos alimentos.

Os 5 principais tipos de panela para cozinhar


 1. Alumínio

tipos de panela para cozinhar em aluminio

Além de ser leve e fácil de guardar, é uma ótima condutora de calor, o que auxilia na velocidade de cozimento. Mas este material já foi alvo de controvérsias, principalmente no que diz respeito aos perigos que apresenta para a saúde. Os átomos de alumínio presentes nas panelas podem provocar diferentes processos metabólicos associados a doenças do foro osteoarticular, neurológico e hematológico. Contudo, acredita-se que esses riscos apenas existem se a panela não estiver em boas condições.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

As refeições que se cozinham neste tipo de utensílios vão desde sopas até bolos. Recomenda-se no entanto que não se cozinhem com este material alimentos mais ácidos e que se queimam facilmente. Deve cozinhar em lume brando e durante a limpeza deve-se usar esponjas macias, evitando recorrer a lavagens à máquina.

2. Aço inox

panela em aco inox

Os utensílios de aço inox são fabricados com substâncias que não passam para os alimentos, mas ainda assim, deve-se evitar cozinhar com o lume demasiado forte, pois os alimentos podem queimar-se e com isso será necessária uma lavagem mais abrasiva, o que danifica a panela.

No que diz respeito às panelas, estas são ótimas para preparação de cozidos, sopas e refogados. Além disso são fáceis de lavar e a sua durabilidade é, geralmente, longa.

Quando comprar, opte por modelos de fundo triplo, que têm camadas de aço por fora, e cobre e alumínio por dentro. Isso ajuda a distribuir bem o calor no fundo da panela.

3. Ferro

panela de ferro

Resistentes, as panelas de ferro podem ser utilizadas em lume alto e também são ótimas para cozinhar pratos que requerem muito tempo de cozedura, como cozidos, sopas e carnes. Têm capacidade de reter o calor por muito tempo, o que ajuda a conservar os alimentos aquecidos mesmo depois do fogão estar desligado.

Além disso, podem servir como uma fonte de ferro, já que esse componente é passado da panela para os alimentos, sendo benéfico para pessoas que sofrem de anemia.

No que diz respeito à lavagem, deve evitar-se o uso de esfregões de aço uma vez que estes podem provocar a formação de ferrugem.

4. Vidro

panela de vidro

São ótimas panelas para cozinhar legumes no vapor, além de serem fáceis de limpar e anti-aderentes. Mas também apresentam desvantagens, nomeadamente, a nível do preço (que são normalmente elevados) e da fragilidade do material (são fáceis de partir).

O vidro é dos tipos de materiais mais seguros, uma vez que não liberta nenhuma substância para o organismo.

5. Cerâmica

panela ceramica

As panelas de cerâmica apresentam superfícies lisas e não libertam nenhuma substância para os alimentos durante a confecção dos mesmos. Apesar de ser um material com um preço mais elevado, é também dos que dura mais tempo, principalmente se for manuseado com precaução.

Os principais refeições que podem ser feitas utilizando este tipo de panela para cozinhar, são os assados e as sobremesas. Este é um material fácil de limpar e que pode ser submetido a temperaturas elevadas.

Nota final…


Preocupamo-nos com a qualidade dos alimentos que consumimos, mas esquecemo-nos, muitas vezes, que os utensílios usados para cozinhar também influenciam a nossa saúde.

Cada tipo de panela para cozinhar apresenta as suas mais-valias. A escolha deverá recair sobre aquela que melhor corresponde às necessidades de cada pessoa e também conforme o tipo de refeições que geralmente costuma fazer.

É importante ter em atenção quais são os tipos de panela para cozinhar indicados a cada alimento e confeção para que os mesmos fiquem com as suas propriedades intactas.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais