As melhores termas para recuperar energias

As melhores termas para recuperar energias

3 Termas para uns dias de paz.

Se julga que as termas apenas são para pessoas mais velhas não sabe o que anda a perder! Conheças as melhores termas para uns dias de descanso.

A cura nas termas é real e basta passar umas horas numa estância termal para ser bombardeado pelos relatos de quem por lá anda há muitos anos. Voltam todas as épocas, por períodos de 14 ou 21 dias, porque os resultados são visíveis.

Nas termas não só é possível tratar e, principalmente, prevenir várias doenças, como desfrutar de momentos de paz e tranquilidade, em espaços pensados especificamente para ajudar a recuperar energias.

Em Portugal, somos especialistas no tratamento termal e as características únicas das nossas águas minerais são a base de muitas terapias que permitem o tratamento de patologias dos aparelhos circulatório, digestivo, nefro-urinário, nervoso e respiratório mas, também, relacionadas com a pele, sangue, ginecológicas, metabólico-endócrinas, reumáticas e músculo-esqueléticas.

Desengane-se quem julga que as termas são apenas para os mais velhos. Nada disso! Os tratamentos termais são para qualquer pessoa que procure melhorar a sua qualidade de vida, aliviando sintomas, tratando patologias, reduzindo o consumo de medicamentos e que procure bem-estar.
 

As propriedades das águas termais


Nem todas as termas são indicadas para todos os tratamentos, pela especificidade das suas águas, cada estância termal é indicada para determinadas patologias que importa saber. Como já referimos, para conseguir resultados, os tratamentos devem acontecer durante 14 a 21 dias consecutivos.
 
  • Águas bicarbonatadas: são águas de baixa mineralização, alcalinas e frias, indicadas para problemas de digestão.
     
  • Águas fulfurosas: são águas ricas, em enxofre, indicadas para patologias articulares, anemias, dermatoses e inflamações. Contra-indicadas para termalistas com hipertensão.
     
  • Águas sulfatadas: são águas ricas em sódio, indicadas para tratar problemas gástricos, dermatológicos, intestinais e na eliminação do ácido úrico.
     
  • Águas cloretadas: são águas de baixa mineralização, ricas em cloro e indicadas para problemas dermatológicos e inflamatórios, ideais para tonificar e estimular o organismo.
     
  • Águas ferruginosas: são águas ricas em ferro, recomendadas para casos de anemia, reumatismo, problemas hepáticos, biliares e dermatológicos.
     
  • Águas hipomineralizadas: para problemas do foro metabólico, como a gota ou a diabetes.
 

As 3 melhores termas para descansar


Imagem: termasdeportugal.ptSe pretende apenas tirar uns dias para desligar do mundo e recuperar energias, selecionamos três das melhores termas em Portugal. Se procura um tratamento específico, recomendamos que contacte a página das Termas de Portugal para que lhe indicam a que melhor se adequa à sua patologia.

 

1. Termas de Monfortinho

As termas de Monfortinho, no concelho de Idanha-a-Nova, estão preparadas para que possa recarregar energias e cuidar da sua saúde. No instituto de hidroterapia, encontra uma piscina coberta, jacuzzi, banho turco, sauna, vários tipos de duche e métodos terapêuticos, como: balneoterapia, ventiloterapia, fisioterapia, electroterapia ou massagens. 

As termas são apoiadas pelo Ô Hotel Fonte Santa, um hotel de charme com vistas  soberbas para "Raia Perdida” onde impera o silêncio, a beleza natural e o verde da paisagem. Tem à disposição visitas históricas e culturais com rotas pedestres, de bicicleta ou burro, canoagem, jogos tradicionais e safaris fotográficos.

Propriedades termais: as suas águas são indicadas para o tratamento de doenças crónicas de pele, hepato-vesiculares, gastro-intestinais, reumáticas, vias respiratórias e litíase renal.

 

2. Termas de Unhais da Serra

No coração da Serra da Estrela, as termas de Unhais da Serra estão integradas no H2otel Congress & Medical Spa, num hotel instalado numa passagem deslumbrante, encontra um espaço moderno mas habilmente enquadrado na natureza, onde encontra uma variada oferta de tratamentos terapêuticos e estéticos divididos em quatro áreas:
 
  • AquaTermas: especialista em doenças respiratória
     
  • AquaFisio: um centro de osteopatia e fisioterapia
     
  • AquaCorpus: alia a filosofia oriental a técnicas estéticas de elevada qualidade; 
     
  • AquaLudic: com piscinas temáticas.
 
Propriedades termais: as suas águas são indicadas no tratamento de doenças dos ouvidos, nariz e garganta, sistema músculo esquelético, trato gastrointestinal, sistema circulatório e reumatismo.

 

3. Termas do Gerês

E se procura descanso e tranquilidade, o Gerês é um cantinho do paraíso na Terra. No coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com nascentes de água mineral e uma paisagem de cortar a respiração, as Termas do Gerês, recentemente renovadas e equipadas, são o local certo para uns dias de cura termal e puro prazer.

Enquanto está no Gerês, não deixe de se perder nas incríveis paisagens verdejantes, lagos e cascatas de águas cristalinas e, sem pressas, dê um pulo a Soajo, Lindoso, Vilarinho das Furnas e a Pitões das Júnias, sem perder o trilho da Geira Romana.

Propriedades das termas: indicadas para o tratamento de doenças do aparelho circulatório e digestivo e metabólico-endócrinas (obesidade, gota e diabetes), assim como na regeneração das células.
 

Veja também: