Qual o tempo de descanso ideal entre treinos de crossfit?

Qual o tempo de descanso ideal entre treinos de crossfit?

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Pode até parecer boa ideia, mas treinar todos os dias não é opção. O seu corpo também precisa de repouso. Saiba qual o tempo ideal de descanso entre treinos de crossfit. 
 

Começou a praticar crossfit, está entusiasmado e motivado e até quer treinar todos os dias. Mas não deve. De facto, para potenciar o seu rendimento desportivo o seu plano de treinos deve contemplar períodos de descanso e o crossfit, sendo uma modalidade de treino intensiva, não foge à regra. Aliás, já por diversas vezes aqui falamos do crossfit, nomeadamente, dos erros a evitar onde mencionamos precisamente a importância do descanso entre treinos. Para que saiba, o desenvolvimento físico e muscular não se deve exclusivamente à intensidade e/ou frequência dos seus treinos. Mas sim, da conjugação do exercício físico, com uma boa alimentação e um descanso adequado.

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Porque deve descansar entre treinos?


De forma muito simples e direta: para evitar o overtraining. Se não está familiarizado com este conceito é importante que perceba as suas implicações. O overtraining é causada pelo excesso de atividade física e verifica-se quando os músculos não têm tempo suficiente para recuperar do esforço realizado durante os seus treinos. Esta condição resulta muitas vezes da falta de descanso e da alimentação incorreta.

O período de descanso entre treinos é muitas vezes negligenciado pelos desportistas. Com a ânsia de melhorarem o seu desempenho ou verem resultados rapidamente realizam treinos intensivos, como o crossfit, sem respeitarem o tempo de descanso necessário. No entanto, esta “técnica” não é – de todo – a mais adequada. Além de estarem a contribuir para esgotar o organismo ainda aumentam o risco de contrair lesões, por exemplo. Mas não só. Ao contrário do que possa pensar, treinar em demasia pode inclusivamente influenciar a eficácia dos exercícios.
 

Qual o tempo ideal de descanso entre treinos?


A planificação dos treinos de crossfit não esquece os tempos de descanso. Um programa de crossfit pode contemplar diferentes planificações, sendo por norma recomendados programas com rotinas de três dias de treino e um dia de descanso ou, noutras variantes, dois dias de treino e um de paragem ou cinco dias de treino e dois de descanso. No fundo, para cada tipo de treino definido – e dependendo da sua intensidade – deve ser ajustado o número de dias específicos de intervalo entre cada treino de forma a permitir a recuperação muscular, evitando sessões de treino excessivas.  

Mas além do descanso entre treinos, o crossfit prevê ainda períodos de intervalo entre séries. Certos WOD’s (workout of the day) tem definidos tempos de repouso entre cada série, que podem ser de um minuto e meio ou três minutos entre exercícios, por exemplo.

É fundamental que perceba a importância deste repouso e, acima de tudo, que o respeite. O seu corpo agradece! 

 

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