Suplementos Termogénicos para treinar: uma boa aposta?

Os suplementos termogénicos para treinar são um grupo de suplementos “queimadores de gordura”. Descubra tudo sobre esta gama de suplementos aqui.

Suplementos Termogénicos para treinar: uma boa aposta?
Uma solução cada vez mais popular para acelerar a perda de peso e massa gorda.

O excesso de gordura corporal com suplementos é uma solução cada vez mais popular.

Dentro dos suplementos mais utilizados, destacam-se os suplementos termogénicos para treinar.

Os termogénicos, também conhecidos como queimadores de gordura, são suplementos que têm como função estimular o metabolismo, aumentando o gasto energético e a utilização de gordura corporal (beta-oxidação) através do aumento da termogénese.

Como funcionam os suplementos termogénicos?


Este processo de termogénese consiste na libertação de energia sob a forma de calor, energia esta que resulta do processo de digestão e transformação dos alimentos, ou seja, das reações do metabolismo.

Plano de treino grátis
Quer atingir os seus objetivos e não sabe por onde começar? Temos um plano de treino de acordo com o que pretende. Obter o plano aqui.

Este processo é conseguido através da estimulação dos recetores beta-adrenérgicos das células, favorecendo, desta forma, um aumento da excitabilidade e, consequentemente, do consumo de energia.

Isto significa que um metabolismo mais elevado vai aumentar a termogénese e, consequentemente, queimar mais calorias e mais gordura.

A nível dos adipócitos, esta estimulação dos recetores beta-adrenérgicos favorece o aumento da lipólise, processo através do qual há libertação dos ácidos gordos para a corrente sanguínea, sendo estes posteriormente utilizados por outras células como fonte de energia.

Outra grande vantagem deste tipo de suplementos é que exercem a sua ação independentemente de outros fatores que atuam sobre o metabolismo, nomeadamente o exercício físico, estimulando a queima de massa gorda e a perda de peso mesmo em repouso.

No entanto, nunca é demais lembrar que a prática de exercício físico não deve ser negligenciada, visto que apresenta outras vantagens além da promoção da perda de peso.

Composição dos suplementos termogénicos para treinar


Os suplementos termogénicos podem dividir-se em 2 grandes grupos: os que possuem substâncias estimulantes e os que não as possuem.

Neste sentido, se for uma pessoa sensível a estimulantes deve evitar suplementos termogénicos que tenham no rótulo cafeína, sinefrina, tiramina ou ioimbina.

Procure antes substâncias como extrato de chá verde, acetil-l-carnitina, phaseolus vulgaris (extrato de feijão branco), ou cynara scolymus (alcachofra).

Por outro lado, um bom suplemento termogénico, além de conter compostos termogénicos que aceleram o metabolismo, deve também incluir:

  • Compostos que inibam o apetite, especialmente por doces e gorduras. Como exemplo deste tipo de compostos salientam-se o crómio, o 5-HTP, o glucomanano, entre outros. Neste sentido, é interessante consumir estes suplementos cerca de 30 minutos antes das refeições para não ter tanta fome e comer menos.
  •  Compostos que ajudam a eliminar o excesso/retenção de líquidos (ex: centelha asiática).

Apesar de serem opções interessantes para a perda de peso, nunca é demais salientar que o uso destes suplementos deve ser acompanhado de exercício físico e alimentação equilibrada.

Suplementos termogénicos para treinar: um único composto


1. Extrato de Chá Verde

extrato de chá verde

Pelo facto de conter cafeína e polifenóis, o extrato de chá verde promove a transformação de gordura em energia (lipólise), aumentando o metabolismo basal e o gasto energético e favorecendo a eliminação de gordura.

A cafeína que contém permite ainda combater o desânimo associado à perda de peso.

É especialmente indicado para casos de emagrecimento e redução do colesterol.

Além disso, como é também muito rico em antioxidantes (flavenoides e taninos), compostos importantes no contexto do treino para neutralizar os radicais livres produzidos, é um dos melhores suplementos termogénicos para treinar.

Vários trabalhos científicos recentes revelam que o chá verde aumenta a utilização da gordura corporal como fonte de energia e possui propriedades termogénicas que vão para além da cafeína.

2. Citrus aurantium (laranja amarga)

laranja amarga

A substância ativa deste suplemento é a sinefrina, um composto que estimula especificamente os recetores das células que aumentam o metabolismo das gorduras, sem afetar significativamente o ritmo cardíaco.

Além da sinefrina, a laranja amarga contém ainda tiramina e octopamina, substâncias que contribuem para o aumento do metabolismo basal.

3. L-Carnitina

mitocôndrias e L-carnitina

A L-carnitina é uma substância apresentada como um “Queimador de Gordura” por estar presente nas mitocôndrias (participa no processo de respiração celular) e promover a utilização de gordura como fonte energética, aumentando a queima de gordura durante o treino.

Encontra-se também nos alimentos e é indicada para situações de emagrecimento e dislipidemia, pois ajuda a reduzir os triglicerídeos e aumentar o colesterol HDL (bom colesterol).

4. Pimento Caiene / Chili

pimenta caiene

O pimento Caiene, também chamado pimento chili, é um dos melhores e mais eficazes suplementos termogénicos para treinar, devido ao teor de capsaicina que possui, além de possuir propriedades inibidoras de apetite.

Sabe-se que promove um aumento da sudação e diminui o apetite, sendo, por isso, mais aconselhada a sua toma antes das refeições (50 a 100 mg) e 1 hora antes do treino.

5. CLA (Ácido Linoleico Conjugado)

ovo e CLA

O Ácido Linoleico Conjugado, mais conhecido por CLA, não é produzido pelo nosso organismo, mas é naturalmente encontrado em alimentos como carne, ovos, leite e derivados.

Desde que o CLA surgiu no mercado, em 1996, um número significativo de estudos científicos apressaram-se a verificar a sua eficácia e apresentaram alguns resultados positivos na redução de gordura corporal.

O CLA aumenta a taxa metabólica basal, tendo a capacidade de estimular diretamente a lipólise e inibir a lipoproteína lipase (enzima que promove a entrada de gordura para o interior das células).

Além da diminuição da gordura corporal e aumento do metabolismo, este suplemento parece auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol e na regulação da glicemia.

Porém, os seus benefícios não reúnem consenso, visto que existem também alguns estudos que não apresentam resultados tão promissores e unânimes.

Suplementos termogénicos para treinar: mistura de compostos


suplementos termogénicos

1. Hydroxycut Hardcore Elite (Muscletech)

Este produto não é recomendado para principiantes ou pessoas que não reajam bem a estimulantes.

É composto apenas por 5 ingredientes (Cafeína anidra, L-Carnitina, Extrato de Café Verde, L-Teanina e Teobromina), mas tem um efeito estimulante tão eficaz que também pode funcionar como pré-treino, ajudando a treinar com mais intensidade.

Além disso, tem a capacidade de suprimir o apetite e aumentar a saciedade devido ao poder termogénico que possui.

2. Stacker 4 (Stacker Nve)

Este suplemento possui compostos que atuam de forma sinérgica na ativação do metabolismo e perda de massa gorda, mais precisamente o extrato de Chá Verde, o extrato de Erva Mate, o extrato de Guaraná, o extrato de Malagueta, a Noz de Cola, o Ginseng Siberiano e a Cafeína anidra.

Devido ao elevado teor em cafeína, este suplemento apresenta um grande poder estimulante, promovendo a mobilização de ácidos gordos do tecido adiposo e a sua oxidação.

Além disso, deve evitar tomar outras substâncias estimulantes com este suplemento.

3. Fat Burners (Universal)

Neste produto, estão presentes aminoácidos e extratos vegetais que promovem a queima de gordura, sem causar as perturbações ou as dificuldades em dormir características dos compostos estimulantes.

4. Lipo-6 Black (Nutrex)

O Lipo-6 Black é um verdadeiro clássico dos suplementos termogénicos. No entanto, a versão original tem vindo a ser ligeiramente alterada ao longo dos anos.

Atualmente, apresenta uma combinação sinergética de seis ingredientes principais, cinco dos quais são potentes extratos vegetais.

5. XCESS Ultra Concentrate (Xcore)

Este produto foi desenvolvido para atuar no organismo através de 3 processos: controlo do apetite, devido à gracínia cambogia; queima de gordura, através da aceleração do metabolismo basal; e efeito diurético, que o diferencia de outros suplementos termogénicos.

6. Fat Burner (Prozis Diet)

Com um efeito integrado, este produto combina 8 ingredientes ativos que vão potenciar diferentes aspetos do processo da perda de peso: a cafeína, chá verde, café verde, cetonas de framboesa e L-Carnitina, utilizados para transformar a gordura em energia, bem como Gracínia Cambogia, para controlo de apetite.

Efeitos Colaterais dos Suplementos Termogénicos para treinar


dores de cabeça e suplementos termongénicos para treinar

Os efeitos colaterais que os termogénicos podem causar são similares aos das substâncias estimulantes e, geralmente, são proporcionais à quantidade dose consumida:

  • Insónias;
  • Arritmias cardíacas;
  • Dificuldades de concentração;
  • Dores de cabeça;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Enjoos;
  • Sudorese.

Contraindicações e cuidados a ter


grávida e suplementos termogénicos para treinar

  • As fórmulas termogénicas estão contra-indicadas em doentes cardíacos, hipertensos, doentes do foro psiquiátrico ou a tomar medicação ansiolítica. É ainda desaconselhada a utilização para doentes com úlceras gástricas ou gastrites, a grávidas e mulheres a amamentar.
  • Enquanto estiver a tomar suplementos termogénicos deve evitar o chá, café, colas e outras substâncias estimulantes.
  • Respeite e siga corretamente a quantidade diária recomendada do termogénico que está a consumir.
  • Aumente a ingestão hídrica para cerca de 2,5l, pois devido ao aumento do metabolismo, irá transpirar mais que o normal. Se além disso, o termogénico incluir compostos como a cafeína, que têm um efeito diurético, irá também perder mais água.
  • Tenha o cuidado de não tomar estes suplementos ao final do dia / noite, visto que como aceleram o metabolismo e geram agitação, poderão levar a problemas de sono e condicionar o descanso durante a noite.

Consiga aqui um plano de treinos gratuito de acordo com os seus objetivos e fique em forma!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.