Suplementos termogénicos: o que são, para que servem e como tomar

Combater o excesso de gordura corporal com suplementos termogénicos é uma solução cada vez mais popular e segura.

Suplementos termogénicos: o que são, para que servem e como tomar
Vamos descobrir.

Existem duas formas de perder massa gorda: reduzir a energia ingerida, através do controlo alimentar, ou aumentar o gasto calórico com exercício físico e outras atividades.

Apesar de parecer estranho, comer também queima calorias, para isso é necessário ingerir alimentos ou substâncias que exerçam essa função no organismo, como por exemplo os suplementos termogénicos.

O que são suplementos termogénicos?


suplementos termogenicos
Os suplementos termogénicos, também conhecidos por queimadores de gordura, são componentes à base de plantas que trabalham transformando em energia as calorias provenientes da gordura corporal e da alimentação.

Para isso, eles procuram manter o metabolismo acelerado, promovendo uma maior queima calórica ao longo do dia.

Como funcionam os suplementos termongénicos?


São substâncias, na maioria alimentos, que auxiliam o corpo a consumir energia de forma mais rápida, acelerando o metabolismo. Tal como o próprio nome indica – termogénicos -, tal acontece devido à termogénese.

Se procura suplementação, informe-se primeiro.
Conheça os melhores suplementos para atingir os seus objetivosToda a informação aqui.

O processo de “termogénese” consiste na produção de calor pelo nosso organismo devido a um aumento do metabolismo (conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos). Qualquer processo metabólico necessita de energia, energia essa proveniente dos alimentos na forma de calorias.

Os suplementos termogénicos promovem um aumento da temperatura corporal e do consumo de energia por parte das células. Como? Estimulando os recetores beta-adrenérgicos das células, favorecendo, desta forma, um aumento da excitabilidade da célula. É este processo que faz com que a célula aumente o consumo de energia.

A nível dos adipócitos, esta estimulação dos recetores beta-adrenérgicos favorece o aumento da lipólise, aumentando com isto a libertação dos ácidos gordos para a corrente sanguínea. Estes ácidos serão posteriormente utilizados pela outras células como fonte de energia.

Nas células musculares, a estimulação beta-adrenérgica aumenta a oxidação das gorduras na mitocôndria.

Benefícios dos suplementos termogénicos


musculos

A ação dos suplementos termogénicos é muito rápida. O principal benefício é a queima eficaz de gordura e o consequente emagrecimento.

Além disso, o consumo traz outros benefícios, tais como:

  • Redução do apetite;
  • Aumento do metabolismo;
  • Mais energia para os treinos, melhorando a performance;
  • Definição da massa muscular.

 Como tomar suplementos termogénicos


São vários os suplementos termogénicos à venda, com fórmulas e características diferentes, voltados para cada tipo de necessidade do consumidor.

Existem uns mais voltados para o controlo do apetite, outros estimulantes e energéticos ou outros mais naturais e totalmente isentos de estimulantes, evitando aumentos drásticos de energia.

Tendo em conta que a maioria dos termogénicos inibirá o apetite, é interessante consumi-los 20 a 30 minutos antes das refeições.

Assim, na hora de se alimentar, a pessoa não terá tanta fome e irá comer menos.

Não esquecer que estes suplementos aceleram o metabolismo e geram agitação, portanto consumi-los ao final do dia, não será, de todo, a melhor opção, tendo em conta que o organismo poderá ter dificuldades para descansar e se recompor das atividades do quotidiano

Efeitos colaterais dos suplementos termogénicos


dor de cabeca

Qualquer produto, por mais natural que seja, apresenta os seus efeitos colaterais, recomendações e cuidados.

Os efeitos colaterais que os termogénicos podem causar são similares aos dos estimulantes e, geralmente, aumentam quanto maior for a quantidade consumida:

  • Insónias;
  • Arritmia cardíaca;
  • Dificuldade de concentração;
  • Dor de cabeça;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Enjoos;
  • Sudorese.

Outro dos riscos de quem consome termogénicos e tem o seu apetite afetado é de não consumir, na alimentação, os nutrientes recomendados para o bom funcionamento do corpo.

Para que a massa muscular se mantenha ou até suba, deve ter-se especial cuidado às proteínas, devido ao seu importantíssimo papel na construção e manutenção dos músculos.

Onde comprar suplementos termogénicos


A HSN é uma loja online especializada na venda de produtos de nutrição desportiva e dietética. Encontre aqui uma vasta gama de queimadores de gordura.

Ter em atenção…


Os suplementos termogénicos devem ser utilizados com especial cuidado em pessoas com problemas metabólicos, hipertensão e ansiedade, uma vez que grande parte destes produtos têm efeito excitatório.

De salientar que nunca deverão substituir uma alimentação saudável e equilibrada, assim como um bom plano de treino.

Respeite e siga corretamente a quantidade diária recomendada do termogénico que está a consumir.

Conheça aqui os melhores produtos de Nutrição desportiva e Dietética para atingir os seus objetivos.

Veja também: