6 Suplementos para corredores essenciais para melhoria da performance

Os suplementos para corredores têm como objetivo retardar a fadiga, otimizar o rendimento físico e cognitivo, e, consequentemente a performance desportiva.

Powered by: Rocksprint
6 Suplementos para corredores essenciais para melhoria da performance
Os seus aliados para retardar a fadiga e melhorar a sua resistência e rendimento.

Para atletas que corram de forma regular, é importante fornecer ao corpo os nutrientes essenciais para promover as funções fisiológicas e melhorar os resultados, sendo importante, em muitos casos, recorrer a alguns suplementos para corredores.

Os suplementos para esta modalidade de endurance têm como objetivo otimizar o rendimento físico e cognitivo destes atletas, atrasando o aparecimento da fadiga.

São ideais para alturas de maior fadiga e cansaço, como acontece em competições desportivas ou durante provas mais intensas ou longas, em que é necessário um reforço energético.

Suplementos para corredores: qual a sua importância?


Os suplementos para corredores ajudam a colmatar as necessidades nutricionais mais elevadas destes atletas, que nem sempre são satisfeitas através da alimentação e estilo de vida que praticam.

Por outro lado, ajudam a rentabilizar o esfoço físico e funcionam como uma fonte de energia extra em alturas de maior desgaste, visto que a maioria destes suplementos fornece hidratos de carbono, cafeína e/ou eletrólitos importantes para a performance e recuperação, potenciando a sensação de bem-estar.

Além disso, alguns destes suplementos promovem ainda uma melhor hidratação, outro aspeto fundamental para a melhoria do rendimento desportivo.

6 Suplementos para corredores que tem de conhecer


1. Suplementos ricos em hidratos de carbono – Vitargo

suplementos para corredores e vitargo

O Vitargo é um dos mais conhecidos suplementos para corredores, devido à sua fórmula rica em hidratos de carbono puros, sem aditivos e praticamente sem açúcares, gorduras e proteína.

Tem como objetivo primordial fornecer a energia em falta durante o treino e/ou prova, assim como promover uma completa e adequada recuperação das reservas de glicogénio muscular no momento pós-treino.

Pelo facto de ser uma fonte exclusiva de hidratos de carbono, é rapidamente absorvido para a corrente sanguínea, sendo a sua transformação em energia mais rápida e eficaz, o que promove uma melhor performance e rendimento desportivo.

Além da versão pura, existe também uma versão rica em eletrólitos, nomeadamente minerais, no sentido de repor a quantidade perdida ao longo do exercício, pela transpiração e por desidratação.

2. Iso Energy

Iso Energy

O suplemento “Iso Energy” combina na sua composição hidratos de carbono simples e complexos, aminoácidos, nomeadamente L-glutamina, antioxidantes e eletrólitos, possuindo uma fórmula essencial prevenir lesões musculares.

Desta forma, além de fornecer energia através dos hidratos de carbono, aumenta a resistência, promove a hidratação e otimiza a recuperação muscular.

3. Bebidas Isotónicas

bebidas isotonicas

As bebidas isotónicas, como a Gold Drink da Gold Nutrition ou o Be Hydrated da Amarok Nutrition, são suplementos que fornecem sais minerais (nomeadamente sódio, magnésio e cloro) e hidratos de carbono para manter a energia durante o treino/prova.

4. Géis energéticos e com cafeína

Geis energeticos e com cafeina

Os géis energéticos, como Energy Up e Hidro Energy Gel, são géis ricos em hidratos de carbono simples, eletrólitos e alguns em cafeína, para ajudar a melhorar a performance desportiva e diminuir a perceção de esforço durante os treinos e/ou provas.

A utilização de cafeína em alguns destes suplementos apresenta inúmeros benefícios tanto a nível físico como cognitivo:

  • Diminui a fadiga e a perceção de esforço;
  • Aumenta o rendimento desportivo;
  • Diminui o tempo de reação;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Melhora a memória a curto prazo.

5. Géis energéticos e Guaraná

Geis energeticos e Guarana

O guaraná é uma planta originária da Amazónia que possui propriedades energéticas bem documentadas, sendo um dos principais aliados no combate à fadiga causada pelo esforço intelectual e físico.

Estas suas propriedades devem-se às metil-xantinas presentes nas suas sementes, nomeadamente a cafeína (trimetil-xantina).

Os géis que possuem guaraná na sua composição, nomeadamente o Extreme Gel da Gold Nutrition, são suplementos para corredores particularmente interessantes durante o treino / prova para melhorar o rendimento desportivo destes atletas.

Além disso, alguns destes géis possuem ainda BCAA’s (aminoácidos de cadeia ramificada – valina, leucina e isoleucina) essenciais para a recuperação e preservação da massa muscular.

6. Proteína Whey e BCAA’s

Proteina Whey e BCAAs

Além de todos os suplementos mencionados anteriormente, que promovem a melhoria da performance através dos hidratos de carbono e energia, também a proteína é um nutriente importante para os atletas que correm.

Neste sentido, suplementos como a proteína Whey e os BCAA’s são também boas opções para corredores, visto que ajudam na recuperação e adaptação muscular a este tipo de exercício.

Em caso de dúvida…


Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, nunca deve utilizar estes suplementos para substituir uma alimentação saudável, mas sim como complemento, devendo aconselhar-se previamente com um profissional de saúde, principalmente no caso de ter alguma doença ou estar a tomar medicamentos ou outros suplementos.

Na Rocksprint, a sua nova loja online de suplementos alimentares, pode agendar uma consulta gratuita por telefone com um dos nutricionistas especialistas.

>> Marque já a sua consulta gratuita.

Veja também:

Nutricionista Rita Lima Nutricionista Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.