Suplementos Detox: uma opção saudável para desintoxicar o organismo?

Os suplementos detox estão associados a melhores resultados no processo de remoção de toxinas no organismo. Venha descobrir mais sobre eles no nosso artigo!

Suplementos Detox: uma opção saudável para desintoxicar o organismo?
A denominação “Detox” veio definitivamente para ficar e já chegou a suplementos.

Nunca se falou tanto de Detox como atualmente. Desde sumos verdes a dietas e suplementos detox, este é, sem dúvida, um dos temas da atualidade.

O termo detox é, hoje em dia, associado a um conceito de saudável e de emagrecimento, cujo objetivo é conduzir a uma melhoria do estado de saúde e qualidade de vida.

As dietas e suplementos detox afirmam limpar o organismo e eliminar toxinas prejudiciais ao mesmo. Mas será mesmo assim? Vejamos.

O que é uma dieta Detox?


dieta detox

Dietas de desintoxicação ou dietas detox, como são comumente designadas, são geralmente dietas de curto prazo, que têm como objetivo eliminar as toxinas presentes no organismo.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

De facto, os maus hábitos alimentares, o stress, a exposição a toxinas e poluentes ambientais, entre outros, fazem com que o organismo fique intoxicado, o que promove o bloqueio de alguns processos orgânicos necessários ao equilíbrio interno.

Esta situação revela-se de formas distintas, podendo resultar no aparecimento de doenças do foro físico e/ou psicológico ou, simplesmente, contribuir para o excesso de peso e de massa gorda, retenção de líquidos e inchaço.

Como é a que dieta detox pode ajudar?

A típica dieta detox pretende colmatar este problema, envolvendo, para isso, um período de jejum, seguido por uma dieta rigorosa à base de fruta, legumes, sumos de frutas, água, ervas, chás, e, por vezes, a utilização de suplementos que acelerem este processo, os chamados suplementos detox.

Apesar de ainda não haver evidência suficiente que comprove a eficácia deste tipo de dieta e dos suplementos associados, um número cada vez maior de pessoas adere a este conceito, mais precisamente, pessoas que sofrem de excesso de peso, problemas digestivos, inchaço, retenção de líquidos, alergias e fadiga crónica.

Esta dieta apregoa ser eficaz:

  • Na remoção de toxinas do organismo;
  • No combate ao excesso de peso, retenção de líquidos e obstipação;
  • Na prevenção do envelhecimento precoce;
  • Na prevenção de doenças crónicas;
  • Na melhoria da função imunológica;
  • No aumento dos níveis de energia e de qualidade de vida.

Principais órgãos de desintoxicação


O fígado e os rins são os principais órgãos de desintoxicação.

Consequentemente, para promover uma desintoxicação do organismo, é necessário potenciar o funcionamento destes órgãos.

O fígado desempenha um papel primordial na maioria dos processos metabólicos, particularmente na inativação de moléculas e toxinas e na eliminação de metabolitos tóxicos, tanto endógenos como exógenos através da secreção biliar.

Já os rins, excretam diretamente toxinas hidrossolúveis, nomeadamente produtos finais do metabolismo, compostos químicas e metais pesados.

O sistema linfático tem também um papel igualmente importante, pois é através desde que se transportam as toxinas até aos órgãos principais de excreção.

Que toxinas são eliminadas?


O organismo tem a capacidade inata de ir removendo o excesso de toxinas que vai recebendo diariamente, através do fígado, fezes, urina e suor.

No entanto quando existe uma sobrecarga ou um bloqueio a nível orgânico, essa excreção natural fica impedida, sendo necessário uma ajuda extra através de dietas ou suplementos detox.

Suplementos Detox


Além dos alimentos habitualmente presentes nas dietas detox, nomeadamente o limão ou o sumo de limão, o gengibre, a canela, os brócolos, a maçã, a beterraba, o chá verde e de hibisco, existe ainda a possibilidade de recorrer a alguns suplementos que auxiliam neste processo de desintoxicação.

Estes suplementos tratam-se, pois, de uma ajuda extra no processo de limpeza no seu organismo, não podendo, de forma alguma, substituir uma alimentação saudável.

Apesar de não agirem por si só, suplementos detox concentram, normalmente, um ou mais alimentos referidos em cima, que, estando concentrados numa cápsula, farão com que alcance, de forma mais rápida e eficaz, os resultados que ambiciona.

A maioria destes suplementos desempenha uma ou mais das seguintes funções: diurética, promotora do funcionamento trânsito intestinal, drenante e reguladora do metabolismo e quelante de metais pesados.

De seguida, apresentamos-lhe alguns destes suplementos:

1. Alcachofra

alcachofra e suplementos detox

A alcachofra, tanto sob a forma de alimento como suplemento, tem sido muito utilizada como tónico para o fígado (promove a eliminação de compostos tóxicos) e como diurético.

Também o seu sumo pode ser utilizado para promover uma melhor digestão de lípidos.

2. Spirulina e Chlorella

spirulina e suplementos detox

Estas algas são utilizadas tanto pela sua ação desintoxicante, mas também saciante e antioxidante.

Os compostos mais visíveis destas algas são os seus pigmentos – clorofila e ficocianina – e os glicolípidos, que estimulam o sistema imunitário e desintoxicam o corpo.

> Saiba mais aqui sobre a Spirulina e Chlorella.

3. Depuralina Detox

Este suplemento promove o bom funcionamento hepático, estimulando a eliminação de metabolitos que sofrem metabolização (inativação) no fígado e que ficam armazenados até à sua excreção.

Além disso, promove também o aumento das defesas do organismo e contribui para o normal metabolismo produtor de energia e proteção das células contra a oxidação.

4. Dente-de-Leão

dente-de-leão e suplementos detox

O Dente-de-leão é muito utilizado em problemas digestivos, como tónico para o fígado e os rins e como um diurético natural.

5. Liv.52

Liv. e suplementos detox

Liv.52 é um suplemento que promove a regeneração hepática e previne a perda da integridade funcional das membranas celulares, acelerando o restabelecimento das funções hepáticas no caso das hepatites infeciosas.

Além disso, este suplemento facilita a eliminação do acetaldeído, um metabolito tóxico resultante da metabolização do álcool, e assegura a proteção contra os danos hepáticos provocados por esta substância, incluindo a deposição de gorduras no fígado.

No entanto, importa salientar este suplemento melhora os processos de digestão e assimilação, e promove o aumento de peso.

6. Silimarina

silimarina

Este produto é feito à base de cardo mariano, uma planta amplamente usada para fins medicinais, mais precisamente no tratamento de doenças do fígado (como a cirrose e a hepatite) e doenças na vesícula biliar.

Estudos demonstraram que a silibinina, principal composto ativo desta planta, purifica e protege o fígado contra lesões provenientes da ingestão (em excesso) de gordura, álcool e drogas.

Conclusão


Apesar de a maioria dos suplementos detox não ter efeitos secundários significativos associados, o melhor é manter um estilo de vida saudável, através da ingestão de hortofrutícolas, água e chá sem açúcar, um bom descanso, prática de exercício físico e diminuída ingestão de açúcar, sal, gorduras e álcool.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.