Suplementos antioxidantes no exercício: sim ou não?

Suplementos antioxidantes no exercício: sim ou não?

Os mitos e as verdades sobre os suplementos antioxidantes

Sempre ouvimos falar que devemos consumir suplementos antioxidantes porque fazem bem à saúde e previnem doenças. Mas serão realmente benéficos?

Os antioxidantes são substâncias que desempenham diversas funções no organismo, entre elas ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e manter a saúde de nossas células.

Como tal, nos últimos anos massificou-se a produção e venda de suplementos antioxidantes. 

O nosso corpo produz grande parte dos antioxidantes necessários para funcionar devidamente, mas às vezes alguns fatores externos exigem uma quantidade maior de antioxidantes, que devem ser obtidos da dieta, nomeadamente a partir de frutas, verduras e legumes frescos e biológicos.

Estes alimentos devem fazer parte de uma dieta para minimizar os efeitos dos radicais livres.
 

Suplementos antioxidantes no exercício: sim ou não?


Suplementos antioxidantes
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Mais de 40% dos atletas toma suplementos antioxidantes – uma conclusão levada a cabo por Vítor Hugo Teixeira, professor da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Uma prática levada a cabo por “sempre terem ouvido dizer que durante o exercício físico produzem-se os oxidantes que causam dano muscular, fadiga e, então, vamos suplementá-los com antioxidantes.” Mas em nada se beneficia com esta ingestão, muito pelo contrário: “descobriu-se recentemente que são esses mesmos oxidantes que nos fazem adaptar e tornar mais fortes.”

E isto porque o exercício físico, defende o profissional de nutrição, não é saudável: “desidrata, inflama, oxida”; “a recuperação do exercício, essa sim, é saudável. (…) Ficamos mais fortes e adaptados ao exercício, àquela agressão. Por isso, se tomarmos antioxidantes, vamos bloquear a nossa adaptação ao exercício, vamos regenerar pior o músculo, vamos ter menos enzimas antioxidantes, a capacidade de produção de insulina e capacidade aeróbicas ficam diminuídas, portanto prefiram alimentos antioxidantes.”

Além disso, um estudo recente realizado na Finlândia pelo Instituto Nacional da Saúde e Bem-estar da Finlândia e pelo Instituto Nacional de Cancro dos Estados Unidos avaliou um total de 29.133 homens fumadores entre os 50 e os 69 anos de idade, apurou uma relação entre o cancro do pulmão e a ingestão de suplementos antioxidantes.

Os indivíduos foram aleatoriamente distribuídos por quatro grupos que receberam os suplementos seguintes: vitamina E (50 UI por dia), beta-caroteno, (20 mg por dia), vitamina E mais beta-caroteno, ou placebo (comprimido sem antioxidantes). No final do estudo apurou-se um aumento na incidência do cancro do pulmão de 18% nos grupos suplementados com beta-caroteno, independentemente da suplementação com vitamina E. 
 


Os melhores alimentos antioxidantes



Melhorar o funcionamento do organismo ao ponto de prevenir o envelhecimento precoce e ajudar a combater problemas da cabeça aos pés é possível com o consumo de alimentos ricos em antioxidantes.
 

1.  Aveia 

Fonte importante de silício, auxilia na estruturação da pele, minimizando o aspecto da celulite. A aveia tem beta-glucano, uma molécula que ajuda a melhorar a circulação sanguínea, dificulta a absorção da gordura pelo intestino e ajuda a eliminar toxinas. 
 


2.  Azeite de oliva 

Rico em gorduras monoinsaturadas, tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Dê preferência ao extra virgem, que tem uma taxa de acidez inferior a 1% e consuma, no máximo, 2 colheres de sopa por dia. 
 


3.  Chá de cavalinha e dente-de-leão 

A cavalinha apresenta bom teor de silício e funciona como diurético natural, desintoxicando o organismo e reduzindo, assim, o inchaço. Já o dente-de-leão ajuda a eliminar as toxinas. 
 


4.  Citrinos

Limão, lima, laranja e goiaba contêm a poderosa vitamina C e favorecem a microcirculação. 
 


5.  Frutos vermelhos 

Morango e uvas vermelhas e roxas possuem protoantocianidina, substância que fortalece os vasos sanguíneos e linfáticos, melhorando a circulação. 
 


6.  Linhaça 

Rica em ómega 3, anti-inflamatório natural, auxilia na regulação hormonal. Também faz uma limpeza interna, graças ao alto teor de fibras, contribuindo para evitar o acúmulo de impurezas que dificultam a irrigação e favorecem a celulite. 
 


7.  Peixe 

Salmão, atum, sardinha e arenque são ótimas fontes de ómega 3, gordura que também ajuda a osteoporose. 
 


8.  Semente de abóbora 

Ajuda a tornar o pH do sangue mais alcalino, o que diminui as probabilidades de ocorrência de inflamações. 


Agora já sabe, deixe os suplementos antioxidantes de lado e privilegie os alimentos naturais. A sua saúde vai agradecer!


 
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