Suplementos alimentares energizantes: aliados no combate à fadiga

Os suplementos alimentares energizantes têm como objetivo otimizar o rendimento físico e cognitivo. Descubra tudo sobre esta gama de suplementos no nosso artigo.

Suplementos alimentares energizantes: aliados no combate à fadiga
Uma solução para ajudar ao combate da fadiga e cansaço excessivos.

Os suplementos alimentares energizantes são suplementos que têm como objetivo otimizar o rendimento físico e cognitivo, sendo ideais para etapas de excessiva fadiga mental ou física, como acontece em competições desportivas, exames escolares ou períodos de intenso trabalho.

Qual a importância dos Suplementos Alimentares Energizantes?


Os suplementos alimentares energizantes ajudam a colmatar as necessidades nutricionais, que nem sempre são satisfeitas num quotidiano agitado e num estilo de vida pouco saudável, como aquele que se vive na sociedade atual.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

De facto, devido ao estilo de vida agitado e às muitas horas passadas a trabalhar, muitas pessoas nem sempre têm tempo para fazer refeições adequadas e equilibradas, ignorando as suas necessidades nutricionais.

Tal facto traduz-se em carências nutricionais, particularmente de vitaminas e minerais, e consequentemente em estados de fraqueza, cansaço físico e cognitivo e falta de energia.

É aí que os suplementos alimentares energizantes podem ajudar. Estes suplementos ajudam a conseguir um aporte suficiente de vitaminas e minerais, assim como de outros compostos com propriedades energizantes, ajudando a recuperar a sensação de bem-estar.

Os melhores suplementos alimentares energizantes


1. Multivitamínicos e minerais

multivitaminicos

As vitaminas do complexo B, a vitamina C, o ferro e o magnésio, são os principais responsáveis pelo combate ao cansaço e fadiga, visto que promovem um normal funcionamento do metabolismo produtor de energia e um adequado desempenho cognitivo.

2. Cafeína

suplementos alimentares energizantes cafeina

A cafeína encontra-se de forma natural em muitos alimentos, nomeadamente no café, alguns tipos de chá, chocolate, guaraná, entre outros, embora, em alguns casos, esteja presente em baixa quantidade para exercer efeitos significativos.

Daí a necessidade dos suplementos de cafeína, os quais utilizam cafeina anidra (desidratada) na sua composição e são muito populares entre atletas.

A cafeína apresenta inúmeros benefícios tanto a nível físico como cognitivo:

  • Diminui a fadiga e a perceção de esforço;
  • Aumenta o rendimento desportivo;
  • Diminui o tempo de reação;
  • Aumenta a capacidade de concentração;
  • Melhora a memória a curto prazo.

3. Guaraná

suplementos alimentares energizantes guarana

O guaraná é uma planta originária da Amazónia que possui propriedades energéticas já bem documentadas atualmente, sendo um dos principais aliados no combate à fadiga causada pelo esforço intelectual e físico.

Estas suas propriedades devem-se às metil-xantinas presentes nas suas sementes, nomeadamente a cafeína (trimetil-xantina).

Estes compostos atuam sobre o metabolismo celular, estimulando e acelerando os processos bioquímicos associados ao sistema nervoso central.

Por estes motivos, o guaraná é também muito utilizado nas dietas hipoenergéticas e restritivas com intuito de aumentar o metabolismo e diminuir a fadiga e desmotivação associadas às mesmas.

4. Chá verde

suplementos alimentares energizantes cha verde

O chá verde é uma fonte primordial de antioxidantes e várias substâncias que exercem um efeito benéfico para a saúde, que vai desde a perda de gordura à melhoria da função cognitiva.

Devido à presença de polifenóis e catequinas na sua composição, o chá verde ajuda a reduzir a formação de radicais livres no organismo, protegendo as células da ação nociva destes compostos, a qual está diretamente relacionada com o envelhecimento celular e falta de energia.

Além disso, o chá verde pode ajudar à função cognitiva, mais precisamente ao aumento da concentração e capacidade de raciocínio, devido à presença do estimulante mais utilizado no mundo, a cafeína.

A cafeína bloqueia a ação do neurotransmissor Adenosina, o qual controla os ciclos de sono-vigília, de modo que elevadas concentrações da mesma induzirão a um estado de letargia e cansaço mental que “obriga” a dormir ou descansar.

5. Ginseng

suplementos alimentares energizantes ginseng

O ginseng é conhecido, essencialmente, pela sua capacidade de estimular o sistema imunitário e combater a fadiga e o stress, sendo considerado um revitalizante natural que contribui para a promoção da vitalidade.

No entanto, estudos recentes demonstraram que o ginseng também melhora a performance física e cognitiva, a memória e o humor, e promove um bom funcionamento metabólico, necessário para a produção de energia.

Outros estudos também sugerem que o ginseng é, igualmente, um anti-inflamatório e pode também ajudar a combater e a prevenir o aparecimento de várias doenças, incluindo alguns tipos de cancro.

6. Ginkgo Biloba

suplementos alimentares energizantes ginkgo biloba

Apesar de a sua principal indicação ser para aliviar problemas relacionados com a má circulação, como as varizes, e para prevenir os problemas circulatórios, o Ginkgo Biloba atua também no aumento do fluxo sanguíneo ao cérebro, aumentando por sua vez o fornecimento de nutrientes e oxigénio.

Além disso atua como um poderoso antioxidante, promovendo a melhoria das funções cognitivas, como a memória e rapidez de raciocínio, assim como o aumento da energia e a vitalidade.

7. Co-Q10

suplementos alimentares energizantes Co-Q10

A Q10 é um componente essencial da célula, sendo necessária para a produção de energia na mitocôndria. Neste contexto, contribui para a correta manutenção das funções do sistema imunológico, sendo um potente agente antioxidante.

Recomendado para pessoas com grande desgaste psicológico ou desportistas submetidos a um grande desgaste físico e que necessitam um fornecimento extra de antioxidantes.

Nota Final


Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, nunca deve utilizar estes suplementos para substituir uma alimentação saudável, mas sim para complementá-la, devendo aconselhar-se previamente com um profissional da área de nutrição, principalmente no caso de estar a tomar medicamentos ou outros suplementos.

Além de uma alimentação saudável, também é importante ter em conta que a toma de um suplemento alimentar para lhe dar energia, de nada adianta, se não praticar atividade física regularmente, dormir um número de horas adequado, se fumar e ingerir bebidas alcoólicas e se não praticar atividades que lhe proporcionem prazer e bem-estar.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.