Sugestões de receitas vegetarianas

Sugestões de receitas vegetarianas

5 sugestões para variar o menu.

Quatro receitas vegetarianas para variar a ementa. Já sabe que uma alimentação equilibrada é base de uma vida saudável. Não tenha medo dos legumes: experimente!

As nossas sugestões de receitas vegetarianas são simples rápidas e muito saborosas. E têm, na medida certa, os nutrientes que precisa numa refeição. Se não é vegetariano, não fuja já! Estas receitas apostam no sabor e não vai dar pela falta da carne ou do peixe. Acompanhe-as com um sopa como, aliás, deve fazer sempre ao almoço e ao jantar.

5 Receitas vegetarianas


1. Tartelete de cogumelos

500 g de massa filo
350 g de cogumelos mistos
125 g de manteiga derretida
225 g de queijo de cabra fresco
1 c. de sopa de óleo de avelã
2 c. de chá de salsa picada
25 g de pinhões
Pimenta
Salsa
Sal

Corte a massa de filo em quadrados com 10 cm. Forre quatro formas de tarte com a massa filo, pincele cada camada de massa com manteiga derretida. Leve-as ao forno já aquecido a 200º até ficarem douradas. Reduza a temperatura para 180º. 

Coloque a manteiga que sobrar, o óleo de avelã e os pinhões numa frigideira em lume brando durante cerca de seis minutos, até alourar. Retire e escorra em papel absorvente. Junte os cogumelos à frigideira e cozinhe-os em lume brando, mexendo sempre, por cinco minutos. Tempere com sal, pimenta e salsa picada.

Em cada tarteira, deite um quarto do queijo de cabra, divida os cogumelos por cada uma e espalhe os pinhões por cima. Leve as tarteiras ao forno, por mais cinco minutos. Antes de servir, salpique com salva e sirva, por exemplo, com uma salata de tomate, alface, pepino e cebola.


Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

2. Espetadas de tofu e cogumelos

300 g de tofu fumado
350 g de cogumelos
1 dente de alho
4 c. de sopa de azeite
4 c. de sopa de vinagre de vinho branco
1 c. de sopa de ervas aromáticas
1 limão
Pimenta
Sal

À casca e sumo do limão junte o alho esmagado, as ervas aromáticas picadas, o azeite e o vinagre. Mexa bem e tempere com sal e pimenta. Corte o tofu em pedaço e coloque-o nos espetos, alternando com os cogumelos.

Coloque as espetadas num pirex e regue-as com o molho. Deixe repousar, no frigorífico, durante 1h30. Vire-as de vez em quando para que tomem o molho por todo.  Numa grelha não muito quente, grelhe as espetadas durante seis minutos. Tenho o cuidado de as virar e pincelar com o molho várias vezes.

Sirva, por exemplo, com uma salada de tomates cereja, folhas de espinafre e alface iceberg.

3. Hambúrguer de legumes





300 g de tofu firme
100 g de espinafres
1 alho francês
100 g de cogumelos
75 g de pão integral ralado 
2 dentes de alho
1 c. de sopa de azeite

1 c. de chá de piripiri em pó
1 c. de chá de caril em pó
1 c. de sopa de coentros
1 c. de sopa de azeite
Pão para hambúrguer 
Batatas
Piri-piri em pó
Sal

Comece por cozer os espinafres, em água a ferver, durante dois minutos. Escorra e seque com papel. Numa frigideira, salteie o alho francês picado e os alhos esmagados durante três minutos. Adicione os restantes ingredientes, exceto o pão ralado, e deixe cozinhar durante seis minutos, até os legumes ficarem macios. Junte os espinafres e cozinhe por mais um minuto.

Triture tudo muito bem, passe para uma taça e coloque o pão ralado, mexa bem. Humedeça as mãos, separe a mistura em quatro porções e faça os hambúrgueres na forma que quiser. Leve ao frigorífico por trinta minutos. Passado o tempo de repouso, coloque uma colher de sopa de azeite numa frigideira e frite os hambúrgueres durante quatro minutos de cada lado. Sirva com rodelas de tomate, folhas de alface e rúcula, dentro do pão.

Lave bem as batatas com a casca. Corte-as em gomos e envolva-as em azeite, um pouco de sal e o piri-piri em pó. Coloque num tabuleiro e leve ao forno, a 200º, durante trinta minutos.

4. Cocktail de frutas

2 laranjas
1 maçã
1 pera
½ limão
1 caneca de chá de morangos
500 ml de leite de soja

Lave a fruta e retire as pevides, folhas e caroços. Descasque a laranjas e o limão e retire as pevides. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e sirva a acompanhar um dos pratos acima.

5. Sopa de abacate e legumes





425 ml de caldo de legumes
1 abacate grande e maduro
50 g de milho enlatado
2 tomates
1 dente de alho
1 alho francês
150 ml de leite
2 c. de sopa de sumo de limão
1 c. de sopa de óleo vegetal
1 malagueta vermelha

Esmague a polpa do abacate, junte sumo de limão e reserve. Numa panela, aqueça o óleo, junte os tomates, o milho escorrido, os dentes de alho esmagados, o alho francês às rodelas e a malagueta. Deixei cozinhar, em lume brando, por três minutos. Junte o abacate e triture tudo. Coloque de novo na panela, junte o caldo de legumes, o leite e aqueça durante três minutos.

Para mais receitas vegetarianas, consulte a página Receitas Vegetarianas.


Veja também: