Sugestões de atividades para crianças

Sugestões de atividades para crianças

Atividades e locais para os mais pequenos.

Procura sugestões de atividades para crianças? Chegou ao sítio certo! Temos sugestões de atividades e lugares que os seus pequenos têm que conhecer.

Sem ideias de atividades para crianças? Bom, para começar, a nossa sugestão passa por esconder os smartphones, os tablets e, desde cedo, limitar o tempo de televisão em vossa casa.

Depois, acredite quando lhe dizemos que os seus filhos preferem passar tempo em família a qualquer outra coisa, por isso, seja criativo, lembre-se da sua própria infância, e organize atividades com as crianças para fazer em família.

Inspire-se nas nossas seis sugestões de atividades para crianças e divirta-se em família.
 


6 Atividades para crianças 


1. Faça um piquenique


Ainda não decidimos o que tem mais piada: se um piquenique dentro ou fora de portas. Seja qual for a sua opção, vai ser divertido, com toda a certeza e as suas crianças vão guardar as melhores memórias destes dias em família. Preparem a merenda e escolham o local juntos, depois, é só partir à aventura. 
 
 



2. Caça ao tesouro

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e os filhos é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e para os seus filhos.

Quem é que não adora uma boa caça ao tesouro? Pouco importa a recompensa ou aquilo que anda à procura, apenas a adrenalina de decifrar as pistas e ser o primeiro a encontrar o tesouro.

Sem ideias? Temos várias: procurar por guloseimas, carrinhos, berlindes, fotografias, livros, moedas, enfim, não há limites. No final, entregue uma medalha ao vendecor ou prepare um ranking com os melhores tempos.
 
 



3. Maratona de cinema


Uma sofá, uma manta, um balde de pipocas feitas em casa e os melhores filmes da sua infância para partilhar com os seus filhos. Há filmes de animação clássicos que os seus filhos têm que ver, como: Pinóquio, Dumbo, Bambi, A Pequena Sereia, A Bela e o Monstro, O Rei Leão, Aladino ou Toy Story, são apenas alguns exemplos.
 
 



4. Vá para a rua


Saia de casa! Seja para um passeio de bicicleta nas redondezas, para apanhar búzios e conchas no mar ou galhos e pedrinhas na serra, pegue nos seus filhos e aventure-se numa das atividades para crianças mais simples e também mais enriquecedoras: ver o mundo. O mundo está mesmo fora da sua janela, por isso, explore a sua vila, a sua cidade, as capitais de cada distrito e, se o seu orçamento permitir, vá além fronteiras.
 
 



5. Workshop de culinária


Ensinar os filhos (rapazes e raparigas!) a cuidarem de si próprios é uma das missões mais importantes de qualquer pai. Por isso, desde cedo, ensine os seus filhos a cozinhar mas esqueça o “anda cá ajudar a preparar o jantar” e faça da aprendizagem uma atividade divertida para fazer em família. Prepare pequenos workshops (podem ser mensais) nos quais ensina os mais pequenos os básicos da culinária, como fazer arroz, massa, sopa, bolachas, arranjar alimentos e por aí fora.
 
 



6. Ler histórias


Criar hábitos de leitura desde muito cedo é das melhores coisas que pode fazer pelos seus filhos. É uma atividade simples, para a qual pode reservar quinze minutos todas as noites que, não só reforça o vínculo entre pais e filhos como vai estimular a criatividade dos mais pequenos. Os livros levam-nos a sítios que nem sonhavamos existirem. 

 

13 Locais com atividades para crianças que tem que conhecer


Se estas sugestões não ficam perto de si, contacte a sua Junta de Freguesia ou Câmara Municipal que, por certo, ou têm atividades preparadas para os mais pequenos ou têm conhecimento de locais no seu distrito, concelho ou freguesia com iniciativas especialmente pensadas para as crianças.
 
  • Museu dos Biscainhos, Braga
  • Citânia de Santa Luzia, Viana do Castelo
  • Science4you, Porto e Lisboa
  • Serralves, Porto
  • Kids & Us, Porto
  • Parque Biológio de Gaia, Vila Nova de Gaia
  • Zoo Quinta de Santo Inácio, Vila Nova de Gaia
  • Jardim Zoológico da Maia, Maia
  • Parque Ornitológico de Santa Maria da Feira 
  • Parque Biológico de Vinhais, Vinhais 
  • Luir Surf School, Almada
  • Museu do Oriente, Lisboa
  • Jardim Zoológico de Lisboa, Lisboa
  • Zoomarine, Guia
  • Portugal dos Pequenitos, Coimbra
     
Receba aqui mais dicas para si e para os seus filhos !
 

Veja também: