5 Substitutos do leite para intolerantes à lactose

Leia o nosso artigo e fique a conhecer 5 substitutos do leite para intolerantes à lactose e escolha o que mais se adapta a si e aos seus gostos.

5 Substitutos do leite para intolerantes à lactose
Atualmente, ser intolerante à lactose já não tem que ser uma preocupação.

A intolerância à lactose define-se como a incapacidade total ou parcial para digerir a lactose, o açúcar presente no leite, devido à produção insuficiente da enzima lactase, responsável por digerir a lactose.

Felizmente, no mercado atual, existem já diversos alimentos substitutos do leite para intolerantes à lactose.

Intolerância à lactose: como se desenvolve?


intolerancia a lactose

O intestino delgado é o órgão onde ocorre a maior parte da digestão e absorção dos nutrientes, sendo também o responsável pela produção de uma enzima chamada lactase.

Como o organismo não consegue absorver a lactose quando esta está inteira, a lactase tem como função decompor a lactose em dois açúcares mais simples, a glicose e a galactose, de modo a que sejam absorvidos e utilizados para produção de energia.

No entanto, para que este processo ocorra de forma eficaz é necessário produzir lactase suficiente para digerir a lactose presente nos alimentos, algo que não acontece nas pessoas com intolerância à lactose.

Neste contexto, é ainda importante referir que a produção de lactase tende a diminuir após o período de amamentação, sendo este um processo natural que ocorre como uma adaptação genética às mudanças dos hábitos alimentares, em que gradualmente se vai aumentando o consumo de alimentos sólidos em detrimento do leite.

Qual o tratamento para a intolerância à lactose?


Os sintomas de intolerância à lactose podem ser facilmente minimizados ou até mesmo eliminados com a redução ou eliminação da ingestão de lactose, de acordo com o grau de intolerância.

Note-se que, a maior parte das pessoas que sofre de intolerância à lactose, consegue tolerar uma dose de cerca de 12g de lactose por dia.

Neste sentido, a primeira medida para evicção dos sintomas é a diminuição dos principais alimentos com lactose, mais precisamente o leite e, em alguns casos, os derivados.

Contudo, é importante salientar que, por norma, o queijo e os iogurtes possuem quantidades de lactose muito mais reduzidas, sendo bem tolerados por quem sofre desta condição.

Para os quadros mais complicados de intolerância à lactose existem medicamentos contendo a enzima lactase e que podem ser tomados em conjunto com as refeições.

Que alimentos contêm lactose?


lactose nos gelados

A lactose encontra-se, como já referido, no leite e derivados (iogurte e/ou queijo), podendo ainda ser parte integrante de outros alimentos pouco expectáveis, como:

  • Leite condensado e em pó;
  • Gelados;
  • Cereais de pequeno-almoço;
  • Margarina;
  • Molhos (incluindo molho bechamel e natas);
  • Bolachas, bolos e doces;
  • Enchidos (incluindo alguns fiambres);
  • Alguns suplementos vitamínicos e minerais.

Neste sentido, é muito importante ler os rótulos para confirmar a sua presença.

Alimentos substitutos do leite para intolerantes à lactose


Devido ao número crescente de pessoas com intolerância à lactose, existe, atualmente, uma panóplia de produtos substitutos do leite para intolerantes à lactose.

De seguida, indicamos-lhe algumas opções.

1. Leite sem lactose

leite sem lactose

Como não podia deixar de ser, o primeiro alimento desta lista de substitutos do leite para intolerantes à lactose é o próprio leite, mas sem lactose.

No caso deste leite, a lactose é previamente desdobrada nos seus componentes mais simples – glicose e galactose –eliminando os sintomas provocados pela sua má digestão.

2. Queijos sem lactose

queijos sem lactose

No mesmo sentido, existem também derivados do leite sem lactose como o queijo cujas alternativas existem já nas versões meio gordo e magro, o que permite abranger um leque mais alargado de pessoas.

3. Iogurtes

iogurtes sem lactose

Os iogurtes são um excelente alimento do ponto de vista nutricional com probióticos essenciais para o bom funcionamento da flora intestinal. São uma ótima opção para incluir ao pequeno-almoço ou nas refeições intermédias, fáceis de transportar e com um teor proteico interessante.

4. Bebidas vegetais

bebida de soja

São os substitutos do leite para intolerantes à lactose mais frequentes, embora, na sua generalidade, possuam muito mais hidratos de carbono (sob a forma de açúcar na maioria dos casos) e menos proteína do que o primeiro.

Como tal, não são verdadeiros substitutos do leite, mas sim uma alternativa para de vez em quando e sempre optando pela versão com teor de açúcar reduzido.

5. Tofu

tofu

Se alargarmos mais o leque de opções, chegamos ao tofu, também conhecido como “queijo de soja”. Neste caso, o teor de lactose é nulo, sendo o conteúdo proteico bastante interessante.

Em suma


Como se pode constatar, a oferta e variedade de produtos sem lactose alternativos ao leite de vaca original é, hoje em dia, muito grande, permitindo realizar um dia a dia com produtos diversos e de sabor muito agradável.

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Rita Lima Rita Lima

Rita Lima é nutricionista e trabalha, atualmente, nos ginásios Urban Fit de Ermesinde, Antas Prime Fitness e CulturaFit Club no Porto. Durante 2 anos colaborou no projeto Dragon Force do Futebol Clube do Porto e com o Boavista Futebol Clube. É licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto e frequentou o Curso de Nutrição no Desporto na mesma faculdade.