Stress no trabalho

Stress no trabalho

Saiba como combater.

O stress no trabalho é responsável por muito do mal-estar que sente no dia-a-dia. Saiba como evitá-lo para se sentir melhor.

O stress, além influenciar o seu desempenho, pode contribuir para o aumento do risco de doenças. Chegar atrasado ao trabalho, dezenas de mails para dar resposta, reuniões que se prolongam muito mais do que o necessário, falta de comunicação, excesso de trabalho, desconhecer os objetivos do trabalho, más relações com os colegas e dificuldade em priorizar as tarefas são apenas alguns das causas que podem agravar o stress no trabalho. Pela sua saúde, é essencial saber combatê-lo. 

7 Formas de combater o stress no trabalho  


1. Defina prioridades

Faça uma lista das tarefas mais importantes que tem para fazer. Mas seja realista! Foque a sua atenção e energia nesses objetivos. De preferência, prepare essa lista no final de cada dia para começar o próximo já com as metas bem definidas.

2. Seja organizado

Tem que conseguir dedicar a maior parte do seu tempo e os períodos mais produtivos ao trabalho. Tente concentrar as tarefas menos produtivas ou que não carecem de tanta concentração, como reuniões, chamadas telefónicas, enviar e responder a mails no início ou fim dos períodos da manhã ou tarde.

3. Saiba delegar

Nem sempre precisa de fazer tudo sozinho nem controlar tudo ao detalhe. Sempre que possível delegue o trabalho. Para além de demonstrar confiança nos seus colegas ou subordinados, reduzirá o seu stress e poderá concentrar-se em exclusivo noutras tarefas.

4. Não fuja dos problemas

Existem assuntos importantes que, por serem de difícil resolução, acabam por ser preteridos na lista de prioridades. Mas fugir dos problemas só vai condicionar o seu desempenho. Não só não desaparecem como, muitas vezes, a sua resolução mais tarde é mais difícil e tem maiores consequências.

5. Tenha práticas de vida saudável  

O exercício físico dá-lhe uma sensação de confiança e ajuda no relaxamento. Não deixe de respeitar os horários das refeições e aproveite o almoço para baixar o ritmo e esquecer os assuntos do trabalho. 

6. Não misture o trabalho com a sua vida pessoal 

Evite trabalhar em casa ao final do dia ou ao fim de semana. Conseguir desligar das questões profissionais depois de sair do emprego, dá-lhe espaço para viver e aproveitar a vida. Conseguir um equilíbrio saudável entre a sua vida pessoal e o seu trabalho é fundamental para conseguir ter sucesso em ambos.

7. Tire partido do stress

O stress não tem que ser necessariamente um aspeto negativo. Dado que pelo menos algum nível de stress acaba por ser quase inevitável, é importante saber canalizar, de forma equilibrada, alguma dessa energia para melhorar o seu rendimento.



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