A spirulina emagrece?

A spirulina emagrece?

Descubra se esta espécie de alga é amiga da balança.

Rica em proteínas e outros nutrientes, a spirulina é vendida com a promessa de ser uma aliada na perda de peso. Mas será que a spirulina emagrece?

O aparecimento de produtos e alimentos que prometem ajudar a perder peso ocorre com frequência, o que não é propriamente uma novidade. No entanto, a maioria das pessoas não resiste em experimentá-los, não vão eles ser realmente eficazes. 

Tome-se o exemplo dos sumos detox, dos chás e de alguns alimentos cujas propriedades parecem ser aliadas na perda dos quilinhos que estão a mais.

O mesmo acontece com a spirulina, uma bactéria capaz de fazer fotossíntese, denominada cianobactéria, e que durante muito tempo foi considerada uma alga. Mas será que a spirulina emagrece mesmo?


Regula o apetite e promove a saciedade


Spirulina
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!
A spirulina tem ganho popularidade nos últimos anos, nomeadamente como solução de emagrecimento. É considerada um superalimento porque contém betacaroteno, é rica em proteínas e em muitos outros nutrientes, e é facilmente digerida. 

Apesar das suas propriedades nutricionais, a questão que se impõe e que todos querem ver respondida é se realmente a spirulina emagrece ou não.

Ora, esta bactéria age como um supressor de apetite, já que possui fenilalanina, um aminoácido que atua sobre o apetite. Para além disso, a spirulina promove também a saciedade, uma vez que, após ingerida, absorve a água, aumentando de volume e ocupando um espaço maior no estômago. O resultado? A pessoa sente menos fome e come apenas aquilo que precisa.

Mas as suas vantagens em prol do emagrecimento não ficam por aqui. Graças à clorofila que contém, a spirulina é desintoxicante e a quantidade razoável de fibras que possui fomenta ainda mais a sensação de saciedade e facilita o trânsito intestinal.



Muitas proteínas, poucas calorias


A spirulina é conhecida por ser rica em proteínas. Na verdade, possui mais proteínas do que a carne ou a soja, o que a torna um complemento muito importante quer na dieta vegetariana quer pelos praticantes de exercício físico. Por 100 gramas, este alimento contém cerca de 57 gramas de proteína.

Esta espécie de alga é rica em potássio, vitamina A e vitamina C, entre outras vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo. Pode ser consumida como ingrediente numa refeição ou como suplemento alimentar.


A spirulina emagrece mas…


Apesar das suas vantagens nutricionais, nem todos os especialistas acreditam que a spirulina emagrece só por si mesma, assegurando que os benefícios que lhe são apontados ainda carecem de mais investigação científica.

No entanto, há um aspeto que parece gerar consenso: tudo indica que, quando associada a hábitos de vida saudável, como uma alimentação equilibrada e a prática de exercício físico, a spirulina emagrece. Mas atenção, sem estes dois fatores não há emagrecimento possível.

 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !


Veja também: