Souping: a nova dieta da moda

Souping é o nome de uma das muitas dietas da moda que promete desintoxicar o organismo e levar a uma perda de peso rápida e eficaz. Em que consiste exatamente?

Souping: a nova dieta da moda
Cada vez mais as pessoas procuram soluções rápidas para perder peso.

É incontestável a popularidade de tudo o que está relacionado com de dieta milagrosa, ou detox, ou que prometa eliminar de forma rápida os excessos, toxinas e malefícios do organismo – e claro, que faça com que os quilinhos a mais desapareçam em três tempos.

A mais recente dieta da moda parece ser a souping, que veio substituir a juicing.

Ora, como o nome (em inglês) indica, a nova tendência souping consiste numa dieta em que apenas é permitida a ingestão de alimentos em forma de sopa.
 

Em que consiste esta dieta?


souping

Existem varias versões desta dieta, sendo que alguns defendem a ingestão apenas de sopa de forma continua; contudo, as opções mais populares consistem em dietas de 24 horas de apenas sopa, ou de um processo semelhante durante 3 ou 5 dias. Normalmente, implicam a ingestão de sopa a cada 2-3 horas.

A maioria das receitas para as sopas permitidas seguem as recomendações para uma alimentação saudável, incluindo alimentos como carnes magras, vegetais e leguminosas, por exemplo.

Repare que esta dieta não tem origem em Portugal e muitas vezes o conceito de sopa de outros países não vai de encontro ao nosso. Muitas vezes estas incluem carne, peixe, leguminosas, ovos, frutos gordos e vários tipos de caldos e ainda queijo ou natas.
 

Souping vs Juicing

juicing

A dieta juicing (popular antes do aparecimento da souping) consiste em beber apenas sumos. Esta dieta remove toda a fibra e esta associada a vários tipos de desconforto, nomeadamente dores de cabeça e fraqueza.

Temos 10% de desconto em TODOS os produtos Prozis!
Utilize o código VIDA-ATIVA e comece já a treinar como um profissional. Usufrua agora do desconto!
A aparente vantagem da nova dieta souping consiste no facto de esta não remover a fibra e de incluir nutrientes como proteína e gordura, fazendo dela mais equilibrada do que a sua antecessora.

Outra dita vantagem prende-se com o facto de todos os alimentos serem ingeridos em forma líquida, sendo que o grande volume de líquido ingerido ajuda na obtenção da sensação de saciedade.

Contudo, é de notar que ,embora possa acarretar algumas vantagens quando em comparação com a sua antecessora, esta dieta pode na mesma originar as inevitáveis sensações desagradáveis como dores de cabeça, fraquezas e tonturas.

As diferentes versões da dieta souping permitem normalmente a ingestão de valores inferiores a 1200 calorias por dia. Desta forma, o óbvio défice energético faz com que seja mais difícil para o organismo realizar as suas tarefas normais – nomeadamente, “desintoxicar” de forma propriamente dita o organismo. E obviamente, faz com que haja uma diminuição do peso corporal.
 

Souping: ajuda mesmo a desintoxicar o organismo?


Comecemos por explicar que o nosso organismo “desintoxica” pela ação dos rins, pulmões, pele, sistema gastrointestinal e fígado, ao tornar as substâncias indesejáveis solúveis em água de modo a serem eliminadas através da urina, fezes e bílis.

Se não lhe é fornecida a energia necessária para que isto aconteça, o processo tornar-se mais complicado.

De facto, as dietas altamente restritivas não são a melhor opção, nem que seja apenas pelo facto de privarem o organismo de inúmeros nutrientes que são necessários para que as enzimas do nosso organismo funcionem corretamente na eliminação das substâncias indesejáveis do nosso organismo
 

Mas então devo comer sopa ou não?

Os beneficios nutritionais de uma sopa de legumes sao inquestionáveis. Note que uma sopa de legumes tradicional portuguesa engloba hortícolas, que são incomparáveis fontes de vitaminas, minerais e fibra com água – o que faz da sopa não só um alimento nutricionalmente denso como promotor da saciedade.

Ingerir uma sopa antes da refeição pode ajudar a que ingira menos quantidade de alimentos no prato principal; pode até optar por fazer da sopa a sua refeição em algumas situações, juntamente com um iogurte magro e uma peça de fruta, por exemplo.

Contudo, tal nao quer de forma alguma dizer que deve apenas ingerir sopa e que deve abdicar dos alimentos sólidos, uma vez que não existe nenhum motivo que o justifique.
 

Resumindo...


Sem evidência científica como base, a souping é, como tantas outras, apenas mais uma na lista destas “dietas da moda” – talvez ligeiramente mais saudável do que algumas que andam por aí, por permitir uma maior variedade de alimentos.

Contudo, não é substancial o suficiente para ser sustentável e permitir a manutenção de um peso saudável a longo prazo.

Existem situações particulares em que uma dieta que consiste apenas na ingestão de sopa pode ser beneficial, ou mesmo a única opção.

Mas tratam-se de casos de pessoas com disfagia/incapacidade de engolir, por exemplo. Ou pode ainda prender-se com questões como desconforto intestinal ou problemas de digestão, nas quais a ingestão de apenas líquidos de forma temporária pode ser benéfico.
 

Mensagens a reter

  • A sopa de legumes é, sem dúvida, um prato com inúmeros benefícios nutricionais, nomeadamente alto teor em fibra, vitaminas, minerais e água que promove a saciedade;
  • A sopa não tem nem deve substituir todas as suas refeições sólidas, o que também não implica que não possa constituir o seu prato “principal” de vez em quando;
  • Não há evidência científica que comprove que ingerir os alimentos em forma líquida traga vantagem ao organismo e ajuda na desintoxicação do mesmo;
  • Existem certas condições onde uma dieta líquida/de sopa se adequa, mas se não tem nenhum problema em mastigar, engolir ou digerir alimentos o mesmo não se aplica a si.

Disfrute de uma alimentação equilibrada e variada, com tudo o tipo de alimentos e texturas!

Usufrua de um desconto de 10% em TODOS os produtos Prozis com o código VIDA-ATIVA

 

Veja também:

Ler mais