4 Snacks saudáveis para matar a fome

4 Snacks saudáveis para matar a fome

Se quer fazer lanches saudáveis e pouco calóricos, este artigo é para si.

Descubra alguns snacks saudáveis que o vão ajudar a sentir-se saciado por mais tempo. 

Na luta contra o peso, o pior inimigo é a fome e a terrível tentação de petiscar entre as refeições.

Poderia não ser nada de mais, se não caissemos na tentação e acabassemos por optar por petiscos nada saudáveis e – em muitos casos – altamente calóricos.

A pensar nisso e para o ajudar a “dar a volta” à situação, decidimos deixar-lhe algumas sugestões de snacks saudáveis que o vão ajudar a matar a fome e a manter-se na linha.  



4 Snacks saudáveis que tem que experimentar


Quando o assunto são snacks entre refeições, a tendência é para tomar as decisões mais erradas, principalmente se tiver por perto uma máquina de vending ou um local onde imperam doces e salgados nada saudáveis.

A verdade é que com o trabalho e com o ritmo acelerado dos dias que correm, nem sempre é fácil comer de forma saudável. A não ser (claro!) que planeie as suas refeições antecipadamente – lanches e snacks incluídos - o que com a falta de tempo nem sempre é possível e, em muitos casos, são os doces e salgados as apostas mais frequentes.

Mas quem disse que para matar a fome entre refeições tem que fazer escolhas erradas? Não tem! Depende de si fazer as escolhas certas e nós damos uma ajuda.

Eis alguns snacks saudáveis, muito práticos e rápidos de preparar, que o vão deixar saciado e ainda lhe permitem beneficiar de inúmeros benefícios para a saúde.



1. Barras energéticas caseiras de coco e limão


Sim, pode fazê-las em casa. Estas barras são fáceis de preparar e existem várias receitas que pode experimentar. O blog Miss Kale deixa-lhe uma sugestão, muito nutritiva.

– Ingredientes –
 
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
  • 1 chávena de coco ralado
  • 1 chávena de amêndoas
  • 1 ½ de tâmaras (sem caroço)
  • Sumo de 1 limão
  • Raspa de 1 limão

– Modo de preparação –
 
  1. Só precisa de misturar todos os ingredientes numa trituradora (se necessário, deve juntar um pouco de água para ajudar a triturar).
     
  2. Coloque o preparado num pirex e leve ao frigorífico.
     
  3. Depois só precisa de cortar às fatias e está pronto para levar consigo.
 
 



2. Smoothie de manga e framboesa com kefir



Outra forma de comer fruta e de usufruir das propriedades destes alimentos. Neste caso, pode beneficiar das proteínas, fibras e antioxidantes dos dois frutos, e ainda do kefir. Além disso, este smoothie é ótimo para ir bebericando no trabalho e prolongar a sensação de saciedade.

A receita é do blog O meu bem-estar.


– Ingredientes –
 
  • 200ml de iogurte líquido kefir
  • Meia manga partida em pedaços
  • 50g de framboesas
 
– Modo de preparação –
 
  1. Só precisa de juntar os ingredientes e triturar no liquidificador.
     
  2. Deve conservar no frigorífico. 

Espreite ainda as nossas sugestões de smoothies e as receitas com kefir. 
 

 



3. Fruta com iogurte e aveia


A receita é simples…


– Ingredientes –
 
  • Fruta a gosto
  • 1 iogurte natural ou magro
  • 3 colheres de flocos de aveia

– Modo de preparação –

 
  1. Basta juntar todos os ingredientes num frasco e comê-los imediatamente ou simplesmente reservar no frigorífico até consumir (de preferência de um dia para o outro)

Já devia saber o que faz da fruta um snack tão saudável, mas se ainda tem dúvidas nós elucidamos. Além de lhe permitir desfrutar do sabor, ainda lhe oferece uma variedade de nutrientes, vitaminas e fibras essenciais para o bom funcionamento do organismo. Mais é uma opção pouco calórica.
 
 



4. Frutos secos ou cereais


Outra opção simples e muito saudável, que vai manter a fome longe por algum tempo. Além do sabor e textura, esta combinação ainda lhe permite beneficiar das propriedades destes alimentos sendo estes fontes de hidratos de carbono, vitaminas, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e fibras, entre outros nutrientes importantes.

Aqui há que ter atenção às quantidades, uma vez que os frutos secos e alguns cereais muesli são calóricos. O ideal é que consuma um punhado de frutos secos ou três colheres de sopa de cereais por dia. 

–  Ingredientes –
 
  • Frutos secos a gosto (podem ser nojes, amêndoas, cajus, etc.)
  • Cereais (muesli, aveia, corn flakes, etc.)

– Modo de preparação –
 
  1. A preparação é simples, basta que escolha os frutos secos e os cereais e que os misture. Pode levá-los consigo para todo o lado em pequenos recipientes, fáceis de transportar.
     
  2. Se preferir pode comê-los separadamente.
 

Bom apetite!

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: