Como identificar os sintomas da dor ciática

Sente uma dor na coluna lombar que se estende pela perna? Sente um formigueiro inexplicável no pé? São todos sintomas da dor ciática, que pode ser um problema incapacitante.

Como identificar os sintomas da dor ciática
A dor ciática tem início na coluna lombar ou sagrada.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, iniciando-se na coluna lombar e estendendo-se até ao hálux (dedo grande do pé). Este nervo é o responsável pelos movimentos dos membros inferiores.

A dor ciática, ou ciatalgia, surge associada à inflamação, compressão ou lesão do nervo ciático. Um dos principais sintomas da dor ciática é a dor que surge na coluna lombar ou sagrada, podendo progredir para o glúteo, parte posterior da coxa, perna e pé.

A hérnia discal na coluna lombar é o principal causador de compressão do nervo ciático. Outras origens da dor ciática incluem traumas, infeções e tumores na coluna lombar, espondilose, estenose do canal vertebral onde passa a medula, osteófitos (vulgo bicos de papagaio) ou artrose da coluna.

O que é a dor ciática?


dor ciatica

O nervo ciático é o responsável pela inervação e movimento dos membros inferiore. A dor ciática, pode surgir em vários locais, nomeadamente a região glútea posterior, a face lateral da coxa e perna e o hálux.

A dor ciática surge, habitualmente, devido à compressão das raízes do nervo ciático na coluna lombar ou sagrada, sendo assim considerada uma radiculopatia lombar. A radiculopatia consiste na compressão da raiz do nervo na coluna vertebral.

Uma vez que um nervo é comprimido, ele fica irritado e inflamado, causando dor ao longo do seu percurso.

Quais são os sintomas da dor ciática?


dor forte na coluna de um so lado

Normalmente, apenas um dos membros inferiores é afetado pela dor ciática. Esta dor, tem início na região lombar ou sagrada, podendo irradiar para o glúteo, passando pela parte posterior da coxa, perna e pé.

Os principais sintomas da dor ciática são:

  • Dor constante em apenas um lado que se origina na coluna lombar e irradia pela parte posterior da coxa, perna e pé;
  • Dor que alivia quando a pessoa se deita ou caminha, e que agrava quando está de pé ou sentada;
  • Dor descrita como sendo aguda e intensa;
  • Sensação de formigueiro, dormência ou fraqueza e queimadura;
  • Fraqueza ou dormência ao movimentar a perna ou o pé;
  • Dor severa e súbita na perna dificultando os movimentos;
  • Dor e outros sintomas nos dedos dos pés.

Em casos de maior gravidade pode surgir incontinência urinária e fecal. Nestes casos, pode ser aconselhada a realização de cirurgia para correção da lesão da coluna lombar que está a provocar inflamação do nervo ciático.

Os sintomas da dor ciática, geralmente, tendem a agravar durante a noite. No entanto, nem todos os indivíduos afetados sofrerão do mesmos sintomas e nem durante o mesmo período de tempo. Isto varia de acordo com o fator que esteve na origem da compressão do nervo ciático, que será determinante para a manifestação dos sinais e sintomas da doença.

As manifestações desta patologia surgem de igual modo entre homens e mulheres. A idade avançada é um fator que contribui para o desenvolvimento de dor ciática, uma vez que, conforme a idade avança, as estruturas da coluna podem estar sujeitas a desgastes que acabam por comprometer a medula espinhal assim como as raízes do nervo ciático.

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.