Sinais de menopausa: como reconhecê-los?

Os sinais de menopausa são muito variados e dependem de mulher para mulher. Surge geralmente em torno dos 51 anos de idade.

Sinais de menopausa: como reconhecê-los?
A menopausa é o fim do ciclo menstrual e da fertilidade de uma mulher.

A menopausa marca mais um período importante na vida de uma mulher, mas sabe reconhecer verdadeiramente os sinais de menopausa?

Embora esta fase da vida seja bem conhecida, a menopausa apenas marca o momento em que a mulher deixa de ter menstruação. Por outro lado, a perimenopausa corresponde ao período de transição e que antecede a menopausa propriamente dita. É nesta fase que a mulher experiência grande parte dos sinais de menopausa.

As mulheres podem entrar nesta fase transitória oito a dez anos antes da menopausa, fase em que ocorre uma queda gradual dos níveis de estrogénio, principal hormona feminina produzida pelos ovários.

A menopausa começa oficialmente quando os ovários produzem tão pouco estrogénio que se torna impossível libertar o óvulo. Desta forma a mulher deixa de menstruar. Geralmente a menopausa é diagnosticada quando a mulher completa um ano sem menstruação. Neste momento a mulher passará a encontrar-se na fase pós-menopausa para o resto da sua vida. Portanto, nesta fase se ocorrer sangramento vaginal, a mulher deverá manter-se alerta e consultar o seu médico, pois este não será um sintoma normal.

Sinais de menopausa


 

sinais de menopausa

A mulher não saberá exatamente quando irá surgir a menopausa. Apenas poderá estar atenta aos sinais e sintomas que o corpo manifesta. É necessário ter em conta que os sinais de menopausa variam muito de mulher para mulher e, em determinados casos, a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Menstruação irregular

Este é o sinal clássico de que a mulher está a caminhar para a menopausa. A frequência, abundância e duração da menstruação alteram-se, bem como se torna mais difícil para a mulher prever quando, ou se, a próxima menstruação chega.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Apesar de ser mais difícil, ainda é possível engravidar nesta fase.

Ondas de calor

A mulher poderá sentir ondas de calor repentinas e sem motivo aparente. A pele pode ficar vermelha e o ritmo cardíaco aumentar. O mesmo poderá acontecer durante a noite. A sua duração, frequência e intensidade varia igualmente de mulher para mulher.

Dificuldade em dormir

Ter dificuldades em dormir durante a noite pode acontecer por vários motivos, mas se esse problema surge com mais frequência pode ser um sinal de menopausa. Se esta dificuldade persistir deverá consultar um médico para ser corretamente orientada.

Mudanças de humor

As mudanças nos níveis de hormonas irão afetar igualmente o humor da mulher. Se a mulher tem tendência para sofrer de ansiedade ou depressão, os sintomas podem intensificar-se nesta fase.

Falhas de memória

A menopausa também poderá potenciar algumas falhas de memória, mas tanto homens e mulheres apresentam algumas falhas menores de memória durante a idade média, como não se lembrar de uma determinada palavra ou perder as chaves do carro.

Diminuição da líbido

Algumas mulheres referem perda de desejo sexual. Também é comum haver diminuição da lubrificação natural da vagina, o que também irá dificultar a relação sexual. Para combater esta situação poderá ser útil usar um lubrificante à base de água ou um creme vaginal hidratante.

Mudanças físicas

Algumas mudanças físicas também podem manifestar-se como sinais de menopausa. O cabelo, por exemplo, pode tornar-se mais seco e mais fino. Algumas mulheres também ganham peso durante a menopausa, com a tendência de acumular gordura em torno da cintura e de perder massa muscular em geral. A mulher também poderá apresentar dificuldade acrescida em se movimentar, com articulações mais rígidas e dolorosas. Por isso, uma vez mais, é essencial manter a atividade física nesta fase da vida.

Outra boa razão para manter a atividade física é o facto de os níveis de colesterol também aumentarem durante a perimenopausa e menopausa.

Considerações finais


Apesar dos sinais de menopausa acima referidos poderem interferir com a vida de uma mulher, esta fase da vida deverá ser encarada e aceite como um processo natural. Tenha em conta que existem várias soluções para atenuar estes sinais. É importante manter o contacto com os profissionais de saúde adequados, para que juntos possam encontrar as soluções apropriadas para cada caso.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais
Ana Vicente Ana Vicente

Ana Vicente é fisioterapeuta, instrutora de pilates clínico e pós graduada em terapia assistida por animais no papel. Na realidade é apaixonada por pessoas, animais, palavras e pelas maravilhas da natureza. Motivada a deixar uma marca positiva no seu mundo e no dos outros, compromete-se a contribuir para o conhecimento e bem-estar das pessoas.