9 Sinais de cancro frequentemente ignorados

Conheça sinais de cancro que muitas vezes são ignorados, mas para os quais todos devemos estar em alerta.

9 Sinais de cancro frequentemente ignorados
Esteja sempre atento ao seu corpo.

Só a palavra cancro, assusta. Mas é por isso mesmo que devemos estar atentos aos possíveis sinais de cancro e empenhados em detetar mais precocemente a doença.

O tempo faz muitas vezes a diferença no combate ao cancro. Prevenção e mais informação ainda são os melhores trunfos para evitar uma doença que nem sempre é silenciosa.

9 Sinais importantes


1. Perda súbita de peso

sinais de cancro e mulher com perda de peso subita

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.
Este é um sinal de cancro bastante frequente, pois 40% dos pacientes com cancro perdem peso rapidamente antes ou durante o período do diagnóstico e 80% dos pacientes perdem peso repentinamente em estágios avançados.

Uma perda de peso inexplicável de 10 quilos ou mais pode mesmo ser o primeiro sinal de cancro. Isso ocorre com maior frequência no cancro do pâncreas, estômago, esófago ou pulmão.

2. Infeções ou Febres recorrentes

mulher com febre alta

A febre é, por norma, causada por uma infeção. No entanto, a febre persistente e prolongada também pode indicar cancro, como linfoma.

3. Hemorragias

mulher com hemorragia apos menopausa

Sangue nas fezes pode ser um sinal de cancro no intestino, e sangue na urina pode ser um resultado de cancro nos rins ou bexiga. Além disso, sangramento fora do período menstrual ou após a menopausa pode indicar cancro uterino ou no endométrio.

4. Dificuldade em engolir

dificuldade em engolir

No caso do cancro da garganta ou cancro do esófago, podem existir problemas ao engolir ou sentir que há um alimento no peito ou garganta que se agrava ao longo do tempo. Outros sinais de cancro comuns são dor e sensação de queimação durante a deglutição.

5. Cansaço extremo

mulher extremamente cansada

É normal ter períodos de cansaço, mas sentir um cansaço extremo ou uma sonolência incontrolável que impede a vida normal é um sinal de alarme que precisa de assistência médica para ser apurada a causa.

6. Tosse persistente

paciente com muita tosse

A tosse persistente que dura três semanas ou mais, não deve ser ignorada – especialmente se é fumador. A tosse intensa ou prolongada pode ser sinal de bronquite crónica, mas é também um dos sinais de cancro de pulmão.

7. Alterações no urinar

mulher com alteracoes ao urinar

Incapacidade de urinar, dificuldade em iniciar ou parar o fluxo de urina. Necessidade mais frequente de urinar, principalmente à noite. Fluxo de urina fraco ou intermitente.

Se é homem e tem estes sinais, saiba que podem significar cancro da próstata, pelo que deverá consultar uma opinião médica especializada.

8. Alterações na pele

vermelhidao na pele

Juntamente com o cancro de pele, outros tipos de cancro podem causar alterações na pele que podem facilmente ser observadas ou sentidas. Nomeadamente:

  • Pele mais escura (hiperpigmentação);
  • Pele e olhos amarelados (icterícia);
  • Pele avermelhada (eritema);
  • Prurido (comichão);
  • Crescimento excessivo do cabelo.

9. Manchas brancas dentro da boca ou na língua

mulher com manchas brancas na boca

Manchas brancas dentro da boca ou na língua podem ser leucoplasias (placas brancas na boca). Leucoplasia é uma doença pré-cancerígena causada pela irritação frequente. Muitas vezes, é causada pelo tabagismo. Se não for tratada, a leucoplasia pode dar origem a cancro.

Em suma


Estes 9 tópicos são possíveis sinais de cancro. A presença destes não é, de todo, um sinónimo direto de cancro. Assim como, por outro lado, existirão muitos outros sinais e sintomas que poderão estar na origem desta tão temida doença.

É de extrema importância que conheça o seu corpo e aprenda a ouvir os seus sinais. Qualquer dor, mais comum ou incomum, ou qualquer mudança que persista ou piore com o tempo merece a devida atenção médica, pelo que não deverá hesitar em procurar ajuda.

Além disso, a medicina e a investigação estão em constante desenvolvimento e, mesmo as situações mais complexas, poderão ter uma maior possibilidade de cura ou tratamento se detetadas ainda em fase inicial. Esteja atento!

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Cátia Rocha Cátia Rocha

Cátia Rocha é farmacêutica. Como apaixonada pela profissão, acredita na importância da educação para a saúde e num papel interventivo dos profissionais de modo a transmitir conhecimentos que considera importantes e fundamentais para o bem-estar da população. É Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte e exerce atualmente o cargo de farmacêutica na Farmácia Agra.