Sexo na gravidez é seguro?

Sexo na gravidez é seguro?

Tudo o que precisa saber.

Se está preocupada sobre sexo na gravidez, relaxe. Saiba aqui quais os cuidados que deve ter.

A melhor pessoa para lhe garantir que o sexo na gravidez é seguro é o seu médico, contudo, de um modo geral, desde que se sinta bem, não há qualquer contraindicação. No entanto, em algumas fases da gravidez, pode não se sentir tão disponível para a atividade sexual como seria habitual. Alguns casais têm receio de ter sexo na gravidez, especialmente no primeiro trimestre, porque esta é considerada uma fase de risco e têm medo de perder o bebé. 

Salvo indicações do seu médico, as relações sexuais não estão proibidas porque em nenhuma fase são prejudiciais ao bebé. Por isso, relaxe e disfrute, o seu bebé está bem protegido, longe de toda a animação, pela membrana que sela a cerviz , pelo saco amniótico e pelos fortes músculos do útero.
 

Em que circunstâncias pode estar impedida de ter sexo na gravidez?

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
O sexo na gravidez é seguro mas é importante que seja sincera com o seu médico sobre um sintoma diferente que sinta durante o ato ou qualquer condição anterior que possa ser razão para evitar ter relações sexuais na gravidez. De seguida indicamos em que situações deve ter cuidado, porém, não se prive de namorar sem primeiro falar com o seu médico! 
  • Abortos espontâneos
  • Ameaça de parto pré-termo (contrações)
  • Cerviz dilatada
  • Doenças sexualmente transmissíveis 
  • Fuga de líquido amniótico
  • Gravidez múltipla
  • Hemorragia vaginal (em qualquer fase)
  • Partos anteriores prematuros
  • Placenta prévia
 

O orgasmo pode induzir o parto?

Algumas grávidas temem que as contrações produzidas pelo orgasmo podem induzir um parto pré-termo. De acordo com a Dr. Marcela Forjaz, em “O Grande Livro da Grávida”, estas contrações não têm nem a intensidade nem o ritmo necessário para que isso aconteça. Mesmo as contrações mais intensas, resultado do orgasmo, no máximo, terminam ao fim de 15 minutos.

Mas, então, porque é que os médicos recomendam relações sexuais nos últimos dias de gravidez para estimular o parto? A explicação é simples: o seu corpo está preparado para isto e, só na reta final, é que o útero reage às substâncias do esperma.
 

Quais são as melhores posições sexuais na gravidez?

Ao contrário do que pode pensar, a gravidez é a altura perfeita para dar largas à imaginação e aproveitar para sair da caixa e fazer algumas experiências. Especialmente no segundo trimestre, quando se sente num verdadeiro estado de graça e a  sua libido pode estar mais animada. Mas tenha cuidado com as acrobacias! 

Em todo o caso, não é de mais lembrar que as relações sexuais não estão proibidas na gravidez, sendo que a única questão que importa é o seu conforto e o vosso prazer. Evite estar muito tempo deitada de costas, prefira posições mais confortáveis mas que não exerçam pressão nas costas ou no abdómen. Se lhe faltam ideias, procure um bom kamasutra. 

O sexo anal não é muito aconselhado nesta fase porque pode causar algum desconforto e pode ser responsável por infeções por transmissão de E. Coli do ânus para a vagina.

 

Veja também: