5 Factos sobre sexo e desporto

5 Factos sobre sexo e desporto

Tudo sobre esta relação.

As verdades e as mentiras que tem ouvido sobre a relação entre sexo e desporto estão aqui. Explicamos tudo.

Sexo antes da atividade física prejudica o rendimento? As calorias gastas durante um ato sexual compensam o exercício físico? É possível atingir um orgasmo durante um treino?

De certeza que nada disto é novo para si. São temas debatidos e explorados frequentemente, mas muitas vezes as informações não são as mais certas.

É por isso que esclarecemos aqui várias dúvidas sobre a relação entre sexo e desporto.

O mais importante? Esqueça os mitos, esqueça as preocupações e desfrute... dos dois claro!


5 FACTOS SOBRE SEXO E DESPORTO


1. O SEXO REDUZ O RENDIMENTO FÍSICO

Este é um dos temas mais falados e mais contraditórios na relação que existe entre sexo e desporto. Embora exista sempre a ideia de que o sexo irá reduzir a capacidade, não existe nada que comprove esta teoria.

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O essencial é que exista sempre uma boa noite de sono antes de um treino ou de uma competição, uma vez que o desgaste inerente ao sexo não incide exatamente sobre as capacidades físicas.

Segundo investigadores da Universidade de Florença, a atividade sexual (desde que até duas horas antes da atividade física), não vai prejudicar em nada a performance. Segundo as investigações feitas, não foram identificados fatores que comprovassem o efeito negativo do sexo na performance desportiva.

Na verdade, o sexo pode até ser bom para o exercício uma vez que, no caso das mulheres, aumenta os nívens de testosterona, que podem contribuir para um melhor desempenho.

No entanto, é importante que não se aventure em posições acrobáticas ou complicadas, para não aumentar o risco de lesão. 
 


2. AS MULHERES PODEM ATINGIR O ORGASMO NUM TREINO

Se não acreditava nisto até hoje, então pode passar a acreditar porque até existe um nome para isso: coregasm.

Práticas como exercícios abdominais com elevação de pernas, musculação, ciclismo ou yoga podem levar a que atinja um orgasmo durante o treino.

Mas porque é que isto acontece? Embora os estudos efetuados relacionem este acontecimento com exercícios que exigem um intenso esforço abdominal, não há ainda explicações suficientes que identifiquem as causas deste fenómeno que na realidade não é assim tão raro.
 
 


3. SEXO SUBSTITUI O DESPORTO?

Para quem não gosta de praticar desporto, esta era uma ideia fantástica... se fosse verdade, claro.

Embora o sexo exija esforço físico e liberte muitas hormonas que dão uma sensação de "explosão", a verdade é que equivale apenas a atividades ligeiras como dar um passeio.

Não existe esforço suficiente para que seja considerado desporto ou sequer para queimar calorias suficientes a ponto de ser uma atividade física.
 
 


4. ATIVIDADE FÍSICA MELHORA A SAÚDE SEXUAL

Esta é uma grande verdade sobre a relação entre sexo e desporto. Como é que isso acontece? Em primeiro lugar, o exercício físico estimula a produção de endorfinas, que quando são libertadas estimulam a sensação de conforto e bem-estar. Isto contribui para melhorar a sua disposição, assim como o desejo pela prática sexual.

Além disto, o exercício físico tem benefícios ao nível da autoestima, da confiança e do à vontade com o próprio corpo, o que, obviamente, são tudo fatores importantes para um bom desempenho sexual.

Para enfatizar este facto, o desporto pode contribuir para a redução da incidência de disfunção erétil. Isto porque, o mecanismo da ereção depende de quatro fatores (psicológicos, neurológicos, vasculares e endócrinos) que se vêm melhorados com a prática de exercício físico.
 
 


5. O ORGASMO MELHORA O SONO

O orgasmo aumenta os níveis de oxitocina e prolactina, duas hormonas responsáveis por dar ao corpo uma sensação de relaxamento, de conforto e de prazer.

Esta sensação de bem-estar geral, a médio prazo, acabará por ter influências a nível do sono, permitindo ter noites mais tranquilas e relaxadas.

Uma boa noite de sono, claro, é importante para o desempenho físico por várias razões.

Não só ajuda o corpo a descansar e a sentir-se capaz de um esforço físico e desempenho melhores, como também é essencial para a recuperação e desenvolvimento muscular.

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