Porque deve incluir sementes na sua alimentação diária

Porque deve incluir sementes na sua alimentação diária

Descubra 6 sementes que vão dar aos seus pratos muitos benefícios nutricionais.

Podem acrescentá-las a sopa, saladas, sumos e batidos. Conheça os benefícios de incorporar sementes nos seus pratos e descubra 6 sementes que só lhe dão saúde! 

As sementes fazem cada vez mais parte da nossa alimentação. E ainda bem. O seu consumo moderado traz múltiplos benefícios à sua saúde. De uma forma geral, são ricas em fibras, vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo e o seu baixo valor energético faz com que sejam uma boa opção a integrar numa alimentação diária equilibrada.

Com uma dose diária recomendada de 2 colheres de sopa, misturadas em sopas, nos iogurtes ou como tempero nas saladas só adicionam valor seu prato. Fique a conhecer 7 sementes a incluir no seu dia-a-dia.

 

6 Sementes que deve incluir no seu prato


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1. Sementes de Linhaça

Conhecidas por reforçar as defesas do organismo e favorecer a imunidade do sistema imunitário, o consumo de sementes de linhaça ajuda a diminuir a fome e funciona como estabilizador do apetite. Por serem ricas em ómega 3 e 6 ajudam a combater a inflamação das células. 

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2. Sementes de Chia

Para além de serem altamente nutritivas e antioxidantes, as sementes de chia dão um “boost” de energia para o seu dia-a-dia, ao libertá-la de forma gradual no seu organismo. Fonte de fibra ajudam o intestino a trabalhar bem e equilibram a pressão arterial. Não contém glúten, podem, por isso, ser consumidas até por celíacos. A dose diária recomendada são duas colheres de sopa. 

► Veja estas receitas com sementes de chia e inspire-se!
 
 


3. Sementes de Cânhamo 

As sementes de cânhamo equilibram a quantidade de ómega 3 e 6 de forma ideal para o organismo. São igualmente ricas em minerais e aminoácidos essenciais, o que as torna numa excelente fonte de proteína. São um super alimento da natureza e excelentes para o cérebro e as células. 
 
 


4. Sementes de Girassol

As sementes de girassol ajudam a promover a uma maior sensação de saciedade, ao mesmo tempo que aceleram o metabolismo e fazem com que o nosso intestino absorva menos gordura. São ricas em ácidos oleico, linoleico e palmítico

Estas sementes são também importantes no ganho de massa muscular, de acordo com alguns estudos. Por serem uma fonte de proteína, conterem ácido linoleico (importante na recuperação muscular) e serem ricas em selénio e magnésio.
 
 


5. Sementes de Papoila

São ricas em proteína, fibra e ómega 3. Têm ainda um efeito calmante. Pode utilizá-nas na sopa, sumos ou batidos e aproveitar os seus benefícios nutricionais.
 
 


6. Sementes de Sésamo

São boas fontes de cálcio, ferro, fósforo e vitamina B. Por serem ricas em fibra ajudam a regularizar o trânsito intestinal. Ajudam ao bom funcionamento do sistema nervoso central e previnem o aparecimento de doenças ósseas, por serem ricas em ferro. 

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Todas estas sementes devem enquadrar-se numa alimentação variada e equilibrada, aliada à prática de exercício físico. Só assim a sua saúde o seu corpo vão ver resultados eficazes. 
 
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