Sementes de Chia: uma ajuda para o emagrecimento?

As sementes de chia são um superalimento que nos traz diversos benefícios, além de serem ricos em antioxidantes, fibras e ómega-3.

Sementes de Chia: uma ajuda para o emagrecimento?
Descubra a reposta.

As sementes de chia são consideradas um superalimento que ajudam a melhorar o funcionamento do organismo.

A sua popularidade é cada vez maior, assim como a procura de informação sobre o seu consumo e formas de a utilizar na alimentação.

As sementes de chia são conhecidas como alimento funcional pois ajudam ao melhor funcionamento do nosso organismo, equilibrando funções como a digestiva, as cardiovasculares e as excretoras.

Composição nutricional da Chia


Além de serem ricas em muitos nutrientes, possuem antioxidantes, ou seja, substâncias que diminuem os radicais livres. Fique a conhecer a composição nutricional das sementes de chia Prozis.

Por cada 100g deste alimento obtém-se:

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  • Valor energético: 454 kcal
  • Lípidos: 31,5g de gordura
    • Saturados: 3,2 g
  • Hidratos de carbono: 0,9g
    • Açúcares: 0g
  • Fibra: 41,2g
  • Proteína: 21,1g

Este superalimento fornece ainda boas quantidades de cálcio, fósforo, manganês e algum potássio.

Comparando com as sementes de linhaça, as sementes de chia oferecem mais ómega-3, mais fibra e fósforo.

Benefícios das sementes de chia


beneficios das sementes de chia

  • Reduz o colesterol e os triglicerídeos;
  • Controla a glicemia;
  • Ajuda na formação óssea;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Melhora a imunidade do organismo;
  • Auxilia o funcionamento intestinal;
  • Elimina as gorduras e toxinas do corpo;
  • Fornece mais energia;
  • Fortalece os músculos;
  • Previne diabetes e doenças cardiovasculares;
  • Controla a pressão sanguínea.

> Leia mais sobre os benefícios das sementes de Chia aqui.

 

Efeitos das sementes de chia no processo de emagrecimento


sementes de chia no processo de emagrecimento

A semente de chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:

1. Aumenta a saciedade

As sementes são ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um “gel” no estômago e consequentemente a digestão torna-se mais lenta. É devido a esta capacidade que as sementes têm que a ingestão de chia se transforma numa grande sensação de saciedade, o que pode ajudar no emagrecimento de pessoas com excesso de peso e obesidade.

2. Combate inflamação

A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controlo sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito.

O ómega-3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controlo sobre o apetite.

3. Desintoxica

A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, acabando a mesma por sair nas fezes em maior quantidade do que o habitual.

Que quantidade se deve consumir?


quantidade de sementes de chia por dia

Não existindo um consenso sobre a ingestão de sementes de chia, estima-se que a quantidade ideal esteja entre 2 e 4 colhes de sopa por dia. Este é uma quantidade suficiente que já se traduz em enormes benefícios à saúde.

No entanto, o seu consumo deve ser moderado, pois apenas uma colher de sopa de sementes de chia fornecem cerca de 75 kcal. Se a ingestão não for balanceada com uma alimentação saudável e equilibrada, poderá não conseguir perder peso, caso seja esse o seu objetivo.

Como incorporar as sementes de chia no seu dia-a-dia?


formas de consumir de sementes de chia

As sementes de chia podem ser consumidas cruas ou cozidas, e a sua utilização pode ser alargada ao gosto de cada um. São convenientes e versáteis, apresentando uma validade longa, o que facilita o seu armazenamento em casa.

Pode comer sementes de chia pura, misturá-las com a sua bebida favorita, adicioná-las ao seu cereal ou salada ou incrementá-las em diversas receitas.

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