A importância das saladas na perda de peso

A importância das saladas na perda de peso

Saiba porque e como as devemos consumir

O consumo de saladas é muito importante quando o objetivo é perder peso. Saiba porquê e como pode preparar uma salada completa, nutritiva e saborosa. 

Se pretende perder peso siga uma das regra de ouro: consumir saladas ricas em hortícolas.

Estas podem ser frias ou quentes, o importante é consumi-las. Isto porque as saladas apresentam um grande valor nutricional, pois são importantes fontes de fibra, água, vitaminas, minerais e ainda apresentam um baixo valor calórico.
 

A combinação perfeita para quem quer perder peso


  • A fibra tem um papel muito importante no controlo do apetite, mantendo-nos saciados durante mais tempo, e ajuda ainda na diminuição da glicose e colesterol sanguíneos.
  • A água, para além de nos manter hidratados, em conjunto com a fibra, contribui para o bom funcionamento do trânsito intestinal. 
  • As vitaminas e os minerais são importantes para a manutenção e bom funcionamento de todo o nosso organismo. 

 

8 Dicas para tornar as suas saladas ainda mais ricas e saborosas


salada
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!


1. Metade do prato

Se a sua salada serve para acompanhar o prato principal, não se esqueça que ela deve ocupar metade do prato. Isso fará com que coma menos quantidade dos alimentos mais calóricos.


2. Prato principal

Caso a salada seja o seu prato principal aproveite para adicionar boas fontes de proteína como o frango, salmão, atum ou ovo. 


3. Completa

Pode ainda acrescentar uma fonte de hidrato de carbono complexos como massa, arroz, cuscuz, nas suas versões integrais ou leguminosas como o grão, feijão, lentilhas. Estes alimentos vão prolongar a sua saciedade durante mais tempo uma vez que são compostos por hidrato de carbono de absorção mais lenta.


4. Fruta

Se gostar adicione também uma peça de fruta à salada, deixando as outras duas peças para distribuir ao longo do seu dia. Saiba que a vitamina C existente no kiwi, laranja, morangos, abacaxi ajuda a absorver o ferro que encontramos na salsa, espinafres, agrião, feijão e grão.


5. Gordura saudável

Tempere sempre com azeite, uma vez que se trata  de gordura saudável, mas atenção à quantidade, pois não deixa de ser uma gordura e como tal fornece 9 kcal por grama. 


6. Molhos saudáveis

Outra questão importante é a adição de molhos. Se comer fora opte por pedir o molho à parte, pois não sabemos exactamente o que nos espera, mesmo quando se trata de um "simples" molho de iogurte. Em casa, faça os seu molhos com 1 colher de azeite, vinagre, uma pitada de sal e ervas aromáticas.


7. Variedade 

Varie nos hortícolas das suas saladas. Dê a cor verde com agrião, rúcula, pepino e salsa, a cor vermelha com tomate e pimento, a cor roxa com beterraba, alface e couve roxa, a cor laranja com cenoura, a cor branca com cebola, alho e rabanetes. Terá um prato mais apelativo e nutricionalmente mais rico.


8. Preparação

Outra vantagem das saladas é a sua fácil e rápida preparação. Mesmo que não seja um ás da cozinha consegue facilmente preparar uma salada de vários ingredientes, saborosa, nutritiva e baixa em calorias para que a perda de peso seja real e duradoura. 
 

Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: