10 Retiros espirituais e de Meditação para repor energias

Os retiros espirituais e de meditação são um tempo de paragem, de reflexão, um momento para recentrar e definir novas metas.

10 Retiros espirituais e de Meditação para repor energias
Encontre o silêncio e a tranquilidade

Os retiros espirituais não são apenas um motivo para se afastar de tudo mas, também, e principalmente, para se descobrir a si próprio.

São dias de paz, para fugir à correria do dia a dia e encontrar tempo para refletir sobre a sua felicidade, os seus projetos, as tristezas, as alegrias e para definir e confirmar prioridades.

Depois de um retiro, a vida não muda, o que muda é a sua visão da vida.

Um retiro espiritual tanto pode ser um momento de solidão como um período vivido em comunidade. Há quem procure Deus, reclusão ou uma busca interna, deixar um ou outro vício, alimentar-se melhor, ser feliz, encontrar-se consigo, com os outros ou com Deus e munir-se das ferramentas necessárias para melhorar os aspetos menos bons da sua vida.

10 RETIROS ESPIRITUAIS e de meditação PARA SE ENCONTRAR


Quando pensa em retiros espirituais, pensa imediatamente em destinos longínquos, algures pela Indonésia ou pela Índia e ministrados por sábios monges budistas? Também os há, no entanto, bem perto de si, há um retiro espiritual que pode ser exatamente o que procura.

1. Retiro Meditação Chan

Nos dias 29 e 30 de Abril e 1 Maio irá ter lugar um evento de meditação Chan, no Centro Upaya.

O retiro meditação Chan é uma ótima oportunidade para praticar esta modalidade sob a orientação do Mestre YongHua, assim como esclarecer eventuais questões sobre meditação. Os participantes poderão participar durante o tempo que pretenderem, assistir às palestras e ter sessões de meditação durante a manhã ou tarde.

É um evento aberto e sem custos para o participante que, caso pretenda, poderá contribuir com um donativo à instituição.

2. Retiro Yoga na Natureza

Um novo convite a praticar Yoga ao ar livre na serra e na praia pela Yoga de corpo e alma. Deixe-se envolver pela natureza, caminhar por paisagens amplas, relaxar o corpo e aquietar a mente, respirar ar puro, conectar-se com a magia da vida e redescobrir a beleza e simplicidade das pequenas coisas.

3. Retiro 3 Virtudes de meditação e yoga

Os retiros espirituais 3 Virtudes são verdadeiras dinâmicas de autoconhecimento, yoga e incluem vários vários workshops.

Aqui não é necessária qualquer experiência em yoga, meditação ou outro tipo de retiros espirituais. As atividades e workshops são ministrados por professores certificados que garantem uma grande aprendizagem e aproveitamento do retiro.

O importante é ter o coração aberto para abraçar o momento e voltar à rotina mais leve de preocupações e mais cheio de vida.

Conheça aqui o programa do último retiro detalhado.

4.  Retiros Equipas de Nossa Senhora

As Equipas de Nossa Senhora existem em todos os distritos, são um movimento católico, de espiritualidade conjugal, que pretende auxiliar os casais a viver, em pleno, o sacramento do Matrimónio.

Porém, é um tempo de reflexão em casal mas também como indivíduos. Segundo o seu fundador, o Padre  Henri Caffarel, “as Equipas de Nossa Senhora têm por objetivo essencial ajudar os casais a caminhar para a santidade. Nem mais, nem menos”.

5. Acampamento Batista da Convenção Batista Portuguesa

No caso da Igreja Evangélica Portuguesa, os retiros concentram-se no Acampamento Baptista da Convenção Baptista Portuguesa, num espaço com dois hectares, na localidade de Água de Madeiros, perto da Vila de São Pedro de Moel. Nos Acampamentos Baptista trabalha-se a restauração física, mental e espiritual, cada retiro é centrado em Cristo e adaptado à idade de cada um.

6. Retiros espirituais Vida Desperta

Os retiros espirituais Vida Desperta, em Benfeita, são perfeitos para colocar a rotina e as preocupações de lado e passar um fim de semana dedicado única e exclusivamente à prática espiritual. Qualquer pessoa pode inscrever-se nestes retiros espirituais, mesmo que não tenha qualquer tipo de experiência em meditação. Neste momento, há vários retiros programados, a saber:

7. Casa Shanti

Na Casa Shanti, em Mafra, defende-se que apenas os retiros espirituais permitem criar espaço na mente para que aconteça uma conexão com a verdadeira essência de cada um. Aqui, encontra vários retiros de yoga, silêncio, vivenciais do calendário Maia, meditação, filosofia, cozinha macrobiótica e várias outras práticas que contribuem para o desenvolvimento do ser humano integral.

8.  Exercícios Espirituais Jesuítas

Os Exercícios Espirituais Jesuítas seguem o método de Santo Inácio de Loiola. Para quem procura uma experiência profunda, realizada em silêncio interior e exterior, encontra-a aqui. Este retiro espiritual conduz a um verdadeiro conhecimento de si e à descoberta da presença de Deus na sua vida, são exigentes mas consoladora e uma verdadeira escola de liberdade e sabedoria.

9. Retiro Reset Yourself

Tal como o próprio nome indica, o Retiro Reset Yourself, em Mafra, ajuda a fazer um reset total. Para se livrar do cansaço, das dores de cabeça, da irritabilidade, dos problemas de sono, digestivos ou dores musculares. Aqui livra-se de todas as toxinas que o organismo não está a conseguir eliminar! Na 4ventos, os retiros ajudam não só a uma mudança de comportamentos e hábitos, como ainda uma mudança dieta alimentar.

10. Retiro Heart Healing

Em Ferreira do Zêzere, há um espaço para curar o seu coração. O Retiro Heart Healing ajuda a curar-se de dentro para fora, esquecendo e perdoando tudo o que é passado, de modo a conseguir viver o momento presente, em toda a sua plenitude. É um um tempo de introspecção, de imersão interna totalmente dedicado a si. É a energia do amor a trabalhar por si.

7 Razões para fazer um retiro espiritual


Nos dias em que vivemos, são cada vez mais aqueles que recorrem aos retiros espirituais para encontrar as respostas que precisam para a sua vida. Conheça algumas das razões porque deve fazer um retiro espiritual:

  • Aprofundar o conhecimento sobre si próprio
  • Buscar o sentido da sua vida
  • Melhor o relacionamento com as pessoas
  • Melhorar o que for necessário para ser mais feliz
  • Entender os acontecimentos da nossa vida
  • Lidar de forma harmoniosa com os sonhos e projetos
  • Entender as nossas alegrias, tristezas, angústias, esperanças
Não espere pelo amanhã para ser feliz e se sentir em paz. Increva-se já!

Veja também: